Profissionais liberais, ao contrário de quem trabalha com comércio ou indústria, cedo ou tarde se deparam com um desafio: como conseguir clientes diante das limitações de tempo e de recursos? Há setores produtivos em que a demanda pode ser mais facilmente mensurada e mais rapidamente atendida. Ao contrário disso, advogados, médicos e, em especial, contadores, enfrentam dificuldades para projetar o crescimento.
Se você é contador e pensa em expandir os negócios de seu escritório, este artigo é para você. Leia e tenha mais conhecimento para buscar as soluções. Além disso, você vai descobrir como aumentar seu portfólio de forma simples e eficaz.
Embora a Contabilidade seja um segmento fundamentalmente B2B — empresas que vendem para empresas — não significa que uma avaliação criteriosa sobre o público-alvo não seja necessária. Se o seu escritório busca aumentar a cartela de clientes, por exemplo, é a partir dela que você poderá coletar as informações de que precisa para saber exatamente quem são eles.
Faça um pente fino minucioso e procure descobrir, primeiramente, o que os levou a preferirem o seu negócio. Identifique os meios que os trouxeram até o seu escritório. E, a partir disso, vá mapeando as características de cada um. Quer uma sugestão? Use a tecnologia para extrair insights e coletar dados que permitam avaliar com precisão o que fazer e para quem direcionar campanhas.
Se existe um segmento em que a concorrência é implacável, é o de escritórios de contabilidade. Como trabalham com um público restrito, nenhuma oportunidade de atrair novos clientes pode ser desperdiçada.
O marketing digital desponta como a principal mídia para que seu negócio se torne visível. De fato, antes da expansão da Internet, dificilmente uma empresa contábil poderia investir em marketing, simplesmente porque era caro demais, considerando o perfil das pessoas a quem se destinaria.
Com o marketing digital, contadores que trabalham de forma independente podem anunciar serviços. Assim, eles podem impactar os usuários de maneira mais direta. Isso é possível principalmente em função dos motores de busca. Eles direcionam as pessoas para o seu negócio, desde que procurem por serviços de contabilidade ou termos relacionados.
Já que estamos falando de identificação de público-alvo e marketing digital, existe uma forma de conciliar ambas dentro de uma única estratégia. Trata-se da criação de personas, que seriam a representação semi-fictícia de um cliente ideal.
Uma persona é criada para servir de referência em ações de comunicação e marketing. Partindo de dados de clientes reais, seu escritório poderá montar um perfil que reúna características que serão as mesmas dos clientes que você quer atrair. Assim, seus esforços de marketing terão mais chances de êxito. Isso acontece uma vez que estarão direcionados para quem realmente se interessa pelo seu negócio.
Essa é uma estratégia peculiar ao marketing digital, uma vez que, pelas ferramentas de mensuração de resultados, é possível extrair informações relevantes sobre quem é de fato impactado pelo conteúdo publicado e anúncios. Dessa forma, você saberá como conseguir clientes, já que terá disponíveis informações que, por outros meios, dificilmente seriam obtidas.
Manual Financeiro Para Empreendedores
Agora que você sabe por onde começar uma nova fase de atração de clientes, o que acha de curtir nossa página no Facebook? Estamos sempre postando novidades sobre o tema por lá!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.