Gerir um negócio não é tarefa fácil, nem mesmo para quem já trabalha como empreendedor. O setor administrativo envolve muitos detalhes e termos próprios da área, que podem fazer a diferença na tomada de decisão. A falta de conhecimento sobre os conceitos básicos de gestão, por exemplo, é algo que pode causar prejuízos para a empresa.
Neste post, você vai conhecer as definições de conceitos importantes para tomar decisões mais efetivas e garantir o sucesso da sua companhia. Então continue a leitura e tire suas dúvidas!
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O termo BSC refere-se a uma técnica desenvolvida por Robert S. Kaplan e David P. Norton, professores de Harvard. De modo geral, o Balanced Scorecard tem como objetivo auxiliar na mensuração das metas no longo prazo. Para isso, baseia-se em:
Quer monitorar os seus concorrentes? As cinco forças de Porter ensinam como isso pode ser feito. Além disso, ajuda a mostrar formas para evitar a ameaça por parte dos adversários. A metodologia foi criada por Michael Porter, em 1970, para avaliar a competitividade do mercado, interna e externamente.
Portanto, essas cinco forças são representadas por:
Vale ressaltar que um desses cinco fatores pode ser alterado devido à transformação digital do mercado. Por exemplo, o poder de barganha dos clientes: em uma loja física, eles podem negociar maior desconto e em uma loja virtual pagarão pelo valor que consta no produto.
Abraham Maslow, psicólogo americano, desenvolveu a teoria das necessidades humanas, ou pirâmide de Maslow. Portanto, essa teoria se refere a um conjunto de urgências na vida das pessoas. Essas necessidades são representadas na forma de uma pirâmide, de baixo para cima, do critério mais importante ao menos importante:
Por meio da pirâmide, uma pessoa consegue superar uma necessidade, sentir-se motivada e redirecionada para uma próxima etapa. Assim, serve para estudar e entender as motivações e desejos dos indivíduos. É muito utilizada nos setores de recursos humanos e marketing.
A matriz BCG é um estudo gráfico do portfólio de produtos e negócios de uma empresa. Ela foi desenvolvida por Bruce Henderson para a Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria.
Essa ferramenta compara a participação do mercado e o crescimento dos produtos que são comercializados. Assim, o empresário pode tomar quatro decisões mais acertadas:
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A análise SWOT (ou FOFA, em português) verifica os seguintes aspectos de um negócio: forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
De modo geral, a análise SWOT auxilia na tomada de decisões dentro da empresa, viabiliza uma visão mais ampla do negócio e identifica possíveis pontos de melhoria nas estratégias da empresa. Além disso, por ser uma análise versátil e de fácil aplicação, ela ainda oferece outras vantagens:
Essa análise é relevante para empresas de vários nichos de atuação, de grande, médio e pequeno porte. Além disso, pode ser usada para diferentes fins, seja para a gestão, seja para o lançamento de um novo produto ou serviço.
O DIP é o processo de integrar mecânica, eletrônica, automação e softwares para que novos produtos sejam criados e produzidos. Esse processo é feito por meio de prototipagem para garantir qualidade de sucesso na inovação com ações de:
Ferramenta muito utilizada no trabalho de coaching, a roda da vida é indicada para identificar pontos de harmonia e prioridades na vida de alguém. Dessa maneira, é possível definir um plano de ação eficiente para que todos esses aspectos sejam organizados corretamente.
O seu formato de mandala é dividido em quatro tríades com âmbito pessoal, âmbito profissional, qualidade de vida e relacionamentos para que haja uma conexão com o seu eu interior. Ao responder às perguntas, deve-se ser totalmente sincero e focado para identificar pontos positivos e que precisam ser melhorados.
Esse é uma expressão que refere-se a encontros que ocorrem à noite para grupos de empreendedores e estudantes compartilharem suas histórias de fracasso, tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Geralmente, acontecem em um ambiente descontraído e casual, como um pub. Esse tipo de evento teve início no México, há cinco anos, e hoje já é visto como um movimento global.
O público-alvo é uma descrição de um grupo de pessoas com características em comum, no sentido mais demográfico dos consumidores que você busca atingir. Assim, normalmente, a construção do público-alvo envolve definições de estado civil, escolaridade, gênero, hábitos no momento da compra, idade, profissão e local onde vive.
Por outro lado, a persona é uma descrição semifictícia do seu consumidor ideal. A criação de uma persona envolve a pesquisa de um breve histórico de vida, profissão, costumes de compras, estilos de vida, redes sociais de que mais gosta, hobbies, dificuldades relacionadas ao seu produto ou serviço, entre outras características.
Tanto o público-alvo quanto a persona estabelecem a segmentação para produtos e serviços dentro do mercado. Além disso, também são usados como ferramentas de marketing para campanhas eficientes. O marketing digital tem aplicado o conceito de persona com grande sucesso.
Os conceitos básicos de gestão são amplos e fundamentais para a tomada de decisão. Portanto, avalie a sua empresa e saiba como aplicá-los para obter os melhores resultados.
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