Se já é um desafio contratar bons profissionais na área de vendas, é preciso ainda mais cuidado para administrar sua atuação. É necessário levar em conta o conjunto de qualificações que os caracterizam e saber bem quais os tipos de vendedores existem. Podem se enquadrar em duas categorias principais: caçadores — extremamente estimulados por novos desafios — e fazendeiros — especialistas em cultivar boas relações. Independentemente de sua classificação, já adiantamos que cada um pode agregar grande valor ao seu negócio. Basta saber gerir as competências de acordo com os objetivos propostos.
Caçadores ou fazendeiros? A analogia pode ser antiga, mas não é nada ultrapassada. De fato há pistas que deixam mais claro quais os tipos de vendedores em atuação. Assim, essa classificação não só se manteve como, com o largo uso da internet e a chegada do e-commerce, tornou-se um importante instrumento na geração de bons resultados para a estratégia de vendas de uma empresa.
Os caçadores, por exemplo, trabalham a rede de contatos que possuem com grande prazer. Eles verificam constantemente quais perfis poderiam se enquadrar ao de potenciais clientes. Esse tipo de profissional, apesar de ter plena aptidão para manter uma base de clientes, prefere sair à procura, explorar, investir em novas conquistas. Costumam ficar desestimulados ao desempenharem uma única tarefa, pois têm mais facilidade em lidar com vários projetos ao mesmo tempo.
Por outro lado, há profissionais que costumam desempenhar uma abordagem mais regular, contínua, o que passa mais segurança e acaba por trazer mais estabilidade às relações. Esses são os fazendeiros. Eles trabalham com maior satisfação alguns poucos clientes, cultivando-os e alimentando a relação de troca interpessoal que compõe a base da negociação. Têm facilidade em otimizar uma oportunidade de venda, dedicando tempo a conhecer melhor um potencial cliente. Eles ainda procuram desvendar as principais necessidades de cada cliente, individualizando cada caso. Em geral, esses profissionais levam mais tempo para fechar uma venda, contudo têm absoluta competência para realizar vendas cruzadas ou para vender produtos de qualidade e de preços superiores.
Uma equipe de vendas composta pela combinação de impetuosos caçadores e cuidadosos fazendeiros com certeza trará grandes resultados! O fundamental é perceber que os dois tipos de vendedores não precisam competir, pois, antes de tudo, eles se complementam. São necessárias abordagens específicas em diferentes momentos durante o processo, para que consiga conduzir o cliente até a venda.
Atualmente, com o largo uso da internet, tem-se um meio muito propício à busca de novas oportunidades. Além disso, é ambiente confortável para a atuação daquele vendedor mais propenso a ser expansivo e conquistador. O desempenho desse tipo de profissional gera grandes expectativas sobre oportunidades de negócios e delineia resultados promissores.
No entanto, sabemos que a manutenção do bom relacionamento da empresa com os clientes é tão importante quanto a conquista de novos. A busca de grandes oportunidades de negócio através de uma abordagem sólida, contínua e coerentes precisam ser estimuladas.
Ter uma abordagem firmemente relacionada com a cultura da empresa irá contribuir também para seu posicionamento. Esse aspecto implica no mercado, traduzindo a forma como a organização costuma responder à persona que tenciona conquistar.
E então, já conseguiu identificar os tipos de vendedores da sua equipe? Conte para nós nas nossas redes sociais como é a formação do seu time Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin
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