Um bom vendedor certamente é o melhor cartão de visita para qualquer negócio. E se você conhece bem esse mercado, sabe que a contratação de um bom profissional de vendas é um grande desafio. O que avaliar nos candidatos? Quais habilidades priorizar? Que perguntas fazer? Para ajudá-lo a encontrar e contratar o primeiro vendedor, reunimos 5 itens que não podem faltar no seu processo de seleção. Siga nossas dicas e se prepare para encontrar o primeiro craque do seu time de vendas.
O perfil dos vendedores pode variar conforme vários fatores. O porte da empresa, a natureza do negócio e, claro, a faixa salarial são alguns deles. Tenha bem claro o tipo de vendedor que você deseja contratar para sua empresa. Equilibre os recursos que você pode proporcionar com aquilo que o candidato deve ter a oferecer em termos de habilidade e experiência.
Use as redes sociais e os sites de emprego para divulgar a vaga e selecionar currículos. Através do Linkedin, você pode acessar perfis para a vaga e enquadrá-los como adequados ou descartar aqueles que simplesmente caíram de paraquedas no seu anúncio. Também há a opção do uso de sites de emprego. Eles desenvolvem um serviço de cadastro e envio de currículos dos mais diversos profissionais, o que pode facilitar muito a sua vida.
Depois de analisar muitos currículos, reduza o universo de potenciais vendedores e selecione somente os que melhor se encaixem no perfil da sua empresa. Hora de partir para as entrevistas! Tenha um formulário básico de perguntas, mas modifique-o de acordo com o tom de cada entrevista. Veja a seguir algumas perguntas que podem te ajudar a conhecer melhor o candidato!
Lembre-se de que boa parte dos candidatos provavelmente apresentará currículos invejáveis, e, escolados em testes de seleção, saberão responder exatamente aquilo que você deseja ouvir. Por isso, ainda mais importante do que as respostas é a postura do candidato. Perceba a sua personalidade e simpatia, sua forma de falar, sua linguagem corporal. Note também se ele responde automaticamente às perguntas ou demonstra autenticidade. Você pode fazer um teste e se colocar no lugar do cliente e peça para que ele lhe venda alguma coisa. O vendedor nato reúne talento natural de comunicação, negociação e sagacidade.
Nem pense em retirar um vendedor da concorrência! Além de não ser ético, pode não ser um bom negócio. É bem possível que o candidato apresente diferentes manias. Os métodos de trabalho anteriores e sua personalidade talvez se adequavam à empresa concorrente. Mas, isso não significa que ele possa atender à sua realidade. Busque os valores compatíveis com os da sua empresa e da sua equipe. Assim, você pode evitar um grande elefante branco no meio do seu negócio, e que não trará bons resultados. Por isso, antes de fechar o contrato, o melhor é ser bem claro e honesto. Informe ao candidato sobre a sua política de trabalho e as normas da empresa, de forma a permitir a ele que recuse o emprego caso não concorde com algo.
Saiba que um bom vendedor é aquele que sabe aproveitar todas as chances que o mercado lhe propõe. O mais indicado para você pode ser um candidato que, apesar de pouco experiente, tenha sede de conhecimento e um forte propósito de desenvolvimento pessoal. Se o vendedor estiver mais apto a absorver de seus líderes os valores necessários para posicionar sua empresa no mercado, melhor ainda.
Para quem está pensando em aumentar a equipe, saber mais sobre o assunto é fundamental. Confira nosso artigo e entenda o que é funil de vendas e como utilizá-lo da maneira correta!
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