Dizem que o cliente tem sempre razão, certo? Bom, nem sempre. Um cliente que entra em sua loja, encontra o produto desejado com um preço justo e, ainda assim, pede desconto à vista quando vai fazer o pagamento. Ele pode estar apenas fazendo o que lhe foi ensinado: barganhar. Ou não. Ele pode realmente não abrir mão de pagar um preço menor. O que fazer nessa hora? Arriscar perder a venda com a recusa do desconto ou arcar com prejuízos financeiros em função do desconto à vista dado de improviso?
Antes de responder à solicitação do cliente, é bom saber que um desconto concedido no calor do momento pode resultar em um balde de água fria para suas finanças. O prejuízo gerado à loja pela tal promoção instantânea pode ser reposto com, por exemplo, redução na comissão de vendas — ou pior, com corte de gastos e até demissões. Sem contar que, quando o consumidor percebe que conseguiu o desconto sem um maior esforço, provavelmente tentará novas pechinchas. Descontar sem pensar antes é um problema sem fim.
Confira agora algumas dicas legais para oferecer um desconto à vista que satisfaça os dois lados do balcão:
Hoje em dia, quando praticamente todas as classes têm poder de compra e engrossam o rol de consumidores exigentes em todo o país, não disponibilizar uma promoção ou oferecer desconto à vista pode significar suicídio comercial. Portanto, se lidar com os pechincheiros é inevitável, a saída é aprender a negociar. Então deixe bem claro o diferencial do seu produto para esse tipo de cliente que só pensa em poupar alguns tostões e levar vantagem. Não caia na cilada de desvalorizar sua venda com os compulsivos por economias.
Isso significa criar uma tabela de preços baseada na ação dos pechincheiros. Depois da devida comparação de preços no mercado e a pesquisa acerca do custo do produto, é possível dimensionar um limite de desconto. Dessa forma, você não irá complicar as finanças no fim do mês e nem encolher sua margem de lucro. Na prática, é aumentar para descontar.
O elemento humano é, naturalmente, difícil de se administrar. Assim como os consumidores e seus diferentes perfis, vendedores também têm temperamentos e personalidades diferentes. Portanto, padronizar seus procedimentos é praticamente impossível. Portanto, é sempre recomendável a ajuda de ferramentas de gestão, que automatizam informações e preveem com precisão o grau de concessão de descontos apropriado para o empreendimento. Porém, vale destacar que a tecnologia nunca deve engessar os profissionais, mas, sim, servir de ponto de apoio para que os vendedores consigam satisfazer a todos clientes.
O mais importante é que saiba lidar com o cliente pidão, que só enxerga vantagem quando percebe que manteve algumas notas a mais no bolso — ainda que não tenha comprado o que realmente queria. Mais do que lucrar, cultivar um bom atendimento é essencial. Assim, cria-se a confiabilidade a curto e longos prazos, resultando na maior vantagem que qualquer empreendimento de sucesso deseja obter.
r. Por isso, honestidade, critério e gentileza devem estar sempre na cartilha do bom vendedor. Afinal de contas, bom vendedor não é só o que vende muito, mas o que conquista!
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