Gestão e Marketing

Expandir os negócios: preparamos 4 dicas para você

Criado em 8 de dez. de 2014

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

1. Conheça as demandas de seus clientes

Quando você passa a entender melhor seu público, tem a seu alcance um grande volume de informações importantíssimas para guiar o futuro de seus negócios. E, consequentemente, guiar sua expansão. Afinal de contas, não há opiniões mais relevantes do que as de seus consumidores, não concorda? Dessa forma será possível expandir os negócios com uma maior segurança de retorno breve dos investimentos.

2. Avalie o mercado e a concorrência

Esteja sempre de olho no seu mercado de atuação e nos que são diretamente relacionados a ele. Essa avaliação fará com que você visualize possibilidades de ação para sanar problemas surgidos como resposta às mudanças no cenário.

Além disso, é sempre bom observar seus concorrentes. Saber mais de perto o que eles têm feito o ajudará a encontrar meios para se posicionar na frente, não apenas pela inovação, mas também por não repetir o que já foi testado sem gerar os resultados esperados.

3. Aproveite os recursos tecnológicos

A tecnologia serve para auxiliar o dia a dia das empresas e organizações, facilitando os processos e solucionando eventuais problemas. Assim, trate de aproveitar o que esses recursos têm a oferecer para otimizar de vez suas operações. O primeiro passo para expandir um negócio é otimizar recursos e investimentos, e, nesse contexto, a tecnologia tem muito a contribuir.

Além disso, abra os olhos para as oportunidades que a internet proporciona, tanto no que diz respeito a possibilidades de negócio — como lojas virtuais, por exemplo —, quanto no que se refere à ampliação da visibilidade de sua marca, aumentando, assim, o faturamento da sua empresa.

4. Analise a melhor alternativa para expandir os negócios

Uma outra forma de expandir os negócios e aumentar seu faturamento é criando novas alianças ou mesmo explorando novos mercados. Para isso, você pode investir na abertura de filiais e franquias ou no licenciamento de venda de produtos e serviços. Para isso, analise qual opção melhor se encaixa em seu modelo de negócio e de mercado. Certifique-se de que um planejamento bem estruturado será executado e colha os bons frutos do acerto na escolha.

E então, preparado para expandir seus negócios? Não se esqueça de colocar tudo na ponta do lápis, planejando e analisando bem todas as opções antes de executá-las. Caso ainda não seja a hora de uma expansão mais agressiva, considere algumas mudanças de gestão que favoreçam o crescimento a curto, médio e longo prazos.

Mas e você, tem alguma dúvida sobre o momento e a forma ideal para executar essa expansão? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe seus questionamentos conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

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