Gestão e Marketing

Faça uma divulgação infalível do seu negócio com as nossas dicas

Criado em 10 de out. de 2014

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

As primeiras soluções que pensamos para a divulgação de um negócio são sempre as mais caras, pois são as que, teoricamente, causam maior impacto. Contudo, aparecer por 30 segundos no horário nobre da televisão nem sempre traz o retorno esperado. É exatamente por isso que as grandes marcas também estão migrando seus esforços de exposição para outras plataformas, visando a maximização dos resultados. E essa é uma lição que os pequenos empresários já aprenderam há algum tempo.

Com o intuito de oferecer uma visão mais ampla das possibilidades de divulgação do seu empreendimento, selecionamos algumas dicas para você. Com elas você pode difundir sua marca, otimizar os resultados e ainda gastar bem pouco nas ações. Ficou curioso para saber como? Então confira agora mesmo nesse post:

Estratégias de divulgação do seu negócio

Site

Atualmente, mesmo o menor dos empreendimentos tem que ter um site, já que estar fora da rede é praticamente não existir. Portanto, invista já na construção de uma página para auxiliar na divulgação do seu negócio. Não precisa ser cheia de recursos e novidades, mas deve atender bem ao seu cliente, de maneira profissional, sem deixá-lo na mão. Já que você está investindo, aproveite e solicite ao web designer que desenvolva um site responsivo. Ou seja, um site que funcione em qualquer plataforma, seja ela móvel ou não.

Blog

Um blog é uma ferramenta gratuita que potencializa muito suas ações na internet. Você pode produzir conteúdos exclusivos para os seus clientes, agregando valor ao seu negócio e atraindo mais pessoas para conhecerem seu empreendimento. Uma vendedora de produtos de beleza pode, por exemplo, criar um blog para dar dicas de maquiagem e de penteados. Dessa forma ela pode angariar cada vez mais seguidores, e, ainda, vender seus produtos.

Redes sociais

As redes sociais provaram que o marketing pode ser muito mais simples do que se imagina. Construindo uma fanpage para o seu negócio, você se conecta com pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços. Isso pode engajá-las por meio de um relacionamento profissional, mas personalizado. Os conteúdos produzidos no seu blog podem ser compartilhados nas redes sociais, aumentando, assim, sua visibilidade e sua reputação. Esses fatores podem contribuir para aumentar o volume e a qualidade das vendas.

SMS

Outra opção barata e muito eficaz para divulgar a sua empresa é por meio do envio de mensagens SMS. A taxa de abertura desse tipo de mensagem gira quase em 100%! O que significa que o seu público certamente vai ler seu conteúdo, interagindo com a sua marca e gerando negócios para a sua empresa. Não se esqueça de que, para enviar um SMS com conteúdo publicitário, você deve obter o consentimento do proprietário do número. Assim, o relacionamento entre sua marca e seu cliente é construído de maneira sólida.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas que mais converte leads em clientes, tendo em vista sua taxa de abertura, que gira acima dos 90%. Enviando a mensagem certa para seu cliente, você consegue despertar um interesse pelo produto. E ainda faz com que ele vá até seu site ou até sua loja e realize uma compra. Esse recurso também funciona como estratégia de engajamento da sua audiência. Além dos conteúdos explicitamente publicitários, envie, também, informações que agreguem valor ao dia a dia das pessoas. Você pode enviar artigos, infográficos, pesquisas e curiosidades sobre determinado tema de interesse da pessoa.

Brindes

Quer uma maneira mais elegante de divulgar a sua empresa do que oferecer um brinde exclusivo a seus clientes? Uma caneta, uma pasta, uma caneca, seja o que for: sua marca vai estar gravada, para que seu cliente sempre se lembre da sua empresa com o mesmo carinho com o qual você se lembrou dele.

Panfletos

Os panfletos são ótimos recursos para quem deseja divulgar um negócio localmente. A pessoa que o receber provavelmente conhece a região, e saberá onde procurar por você caso precise dos seus produtos. Lembre-se de que essa é uma estratégia regional, que dificilmente fará diferença se for aplicada em outro contexto.

E então, agora que está pronto para divulgar seu negócio da maneira correta, comente nas nossas redes sociais e nos conte: qual das formas de divulgação lhe chamou mais a atenção? Compartilhe suas experiências conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

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