As primeiras soluções que pensamos para a divulgação de um negócio são sempre as mais caras, pois são as que, teoricamente, causam maior impacto. Contudo, aparecer por 30 segundos no horário nobre da televisão nem sempre traz o retorno esperado. É exatamente por isso que as grandes marcas também estão migrando seus esforços de exposição para outras plataformas, visando a maximização dos resultados. E essa é uma lição que os pequenos empresários já aprenderam há algum tempo.
Com o intuito de oferecer uma visão mais ampla das possibilidades de divulgação do seu empreendimento, selecionamos algumas dicas para você. Com elas você pode difundir sua marca, otimizar os resultados e ainda gastar bem pouco nas ações. Ficou curioso para saber como? Então confira agora mesmo nesse post:
Atualmente, mesmo o menor dos empreendimentos tem que ter um site, já que estar fora da rede é praticamente não existir. Portanto, invista já na construção de uma página para auxiliar na divulgação do seu negócio. Não precisa ser cheia de recursos e novidades, mas deve atender bem ao seu cliente, de maneira profissional, sem deixá-lo na mão. Já que você está investindo, aproveite e solicite ao web designer que desenvolva um site responsivo. Ou seja, um site que funcione em qualquer plataforma, seja ela móvel ou não.
Um blog é uma ferramenta gratuita que potencializa muito suas ações na internet. Você pode produzir conteúdos exclusivos para os seus clientes, agregando valor ao seu negócio e atraindo mais pessoas para conhecerem seu empreendimento. Uma vendedora de produtos de beleza pode, por exemplo, criar um blog para dar dicas de maquiagem e de penteados. Dessa forma ela pode angariar cada vez mais seguidores, e, ainda, vender seus produtos.
As redes sociais provaram que o marketing pode ser muito mais simples do que se imagina. Construindo uma fanpage para o seu negócio, você se conecta com pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços. Isso pode engajá-las por meio de um relacionamento profissional, mas personalizado. Os conteúdos produzidos no seu blog podem ser compartilhados nas redes sociais, aumentando, assim, sua visibilidade e sua reputação. Esses fatores podem contribuir para aumentar o volume e a qualidade das vendas.
Outra opção barata e muito eficaz para divulgar a sua empresa é por meio do envio de mensagens SMS. A taxa de abertura desse tipo de mensagem gira quase em 100%! O que significa que o seu público certamente vai ler seu conteúdo, interagindo com a sua marca e gerando negócios para a sua empresa. Não se esqueça de que, para enviar um SMS com conteúdo publicitário, você deve obter o consentimento do proprietário do número. Assim, o relacionamento entre sua marca e seu cliente é construído de maneira sólida.
O e-mail marketing é uma das ferramentas que mais converte leads em clientes, tendo em vista sua taxa de abertura, que gira acima dos 90%. Enviando a mensagem certa para seu cliente, você consegue despertar um interesse pelo produto. E ainda faz com que ele vá até seu site ou até sua loja e realize uma compra. Esse recurso também funciona como estratégia de engajamento da sua audiência. Além dos conteúdos explicitamente publicitários, envie, também, informações que agreguem valor ao dia a dia das pessoas. Você pode enviar artigos, infográficos, pesquisas e curiosidades sobre determinado tema de interesse da pessoa.
Quer uma maneira mais elegante de divulgar a sua empresa do que oferecer um brinde exclusivo a seus clientes? Uma caneta, uma pasta, uma caneca, seja o que for: sua marca vai estar gravada, para que seu cliente sempre se lembre da sua empresa com o mesmo carinho com o qual você se lembrou dele.
Os panfletos são ótimos recursos para quem deseja divulgar um negócio localmente. A pessoa que o receber provavelmente conhece a região, e saberá onde procurar por você caso precise dos seus produtos. Lembre-se de que essa é uma estratégia regional, que dificilmente fará diferença se for aplicada em outro contexto.
E então, agora que está pronto para divulgar seu negócio da maneira correta, comente nas nossas redes sociais e nos conte: qual das formas de divulgação lhe chamou mais a atenção? Compartilhe suas experiências conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!
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