Os serviços de assinaturas têm experimentado grande crescimento no Brasil nos últimos anos. Ao lado de ramos já consagrados, como a assinatura de revistas, TV e internet, hoje é possível encontrar desde serviços de entrega recorrente de vinho a chocolate, passando por flores e produtos para animais de estimação.
O princípio desses serviços é simples: mediante um pagamento fixo, o cliente recebe mensalmente produtos selecionados para o seu perfil. Portanto, o sucesso se explica pela comodidade do serviço. Além disso, muitas pessoas gostam de receber novidades que talvez não tivessem tempo para garimpar por conta própria.
Ainda há muito espaço para novos negócios nesse ramo, principalmente se você conseguir encontrar um nicho pouco explorado. Se você está pensando em investir em um serviço de assinaturas ou já tem um negócio funcionando, confira as nossas dicas para divulgar seu negócio. Elas são voltadas especialmente para esse tipo de atividade, mas também podem ser utilizadas em outros segmentos.
Regra nº 1 para divulgação de qualquer serviço: conheça o seu cliente. Quem compra seu produto? Quais mídias ele utiliza diariamente e qual a frequência? Quais lugares ele frequenta? Seu serviço atinge mais homens ou mulheres? Qual a faixa etária deste público?
Só com o conhecimento aprofundado de seu público você poderá traçar um plano de divulgação e saber em que mídias investir e o que não vale a pena fazer.
Estar na internet é básico, ainda mais para um serviço que trabalha com conveniência. Então, no mínimo, você precisa trabalhar com um site e uma loja virtual. Para atrair tráfego para o seu site e ter conteúdo para postar nas mídias sociais, um blog sobre a sua área de atuação é uma ótima pedida. E para começar o negócio sempre vale a pena apostar em mídia paga. Então, pode apostar no Google AdWords quanto impulsionando publicações no Facebook.
Procure estabelecimentos frequentados pelo seu público-alvo e proponha parcerias de divulgação. Você pode fazer sorteios de brindes e assinaturas (ações que podem render um cadastro de potenciais clientes para serem contatados depois), deixar panfletos e pendurar banners. Um exemplo: se seu público-alvo são mulheres de 18 a 29 anos consumidoras de produtos de beleza, espaços como academias, salões e outros estabelecimentos desse tipo podem ser bons parceiros.
Contudo, se você oferece serviços de conexão à internet, por exemplo, pode ser uma boa procurar empreendimentos imobiliários que estão sendo entregues aos novos moradores. Em qualquer caso, é fundamental conhecer seu potencial cliente para saber onde encontrá-lo.
O serviço de assinatura de produtos é ainda um mercado pouco explorado no Brasil. Por ser uma novidade, pode atrair a atenção de publicações que falem sobre empreendedorismo e/ou novidades em serviços.
Principalmente se o seu negócio de assinaturas é muito diferente e inovador, vale a pena contratar um jornalista para prestar assessoria de imprensa para você. Não precisa ser algo constante, mas vale muito a pena principalmente no lançamento do serviço. Uma matéria em uma publicação com muitos leitores pode render ótimos negócios!
Panfletos e anúncios em revistas locais, principalmente se o seu público é geograficamente restrito, ainda são mídias que dão bastante retorno e não devem ser descartadas. Outra opção é a tradicional degustação: envie para a casa do seu cliente uma amostra do seu serviço. Dessa forma, ele pode perceber concretamente a qualidade do produto e as vantagens de recebê-lo regularmente.
Você pode usar aquele cadastro que captou durante as promoções com parceiros para realizar essa ação de degustação. Assim, em vez de simplesmente contatar o cliente e expor as vantagens de seu serviço, a degustação promove uma experiência concreta e costuma trazer excelentes resultados para o negócio.
Conhecer seu público-alvo é a regra fundamental para o sucesso de qualquer negócio. A partir desse conhecimento, suas estratégias de divulgação têm tudo para dar certo.
Então, quais canais você considera mais efetivos para atingir os seus potenciais clientes? Deixe o seu comentário nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!
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