Nossos especialistas revelaram os segredos por trás de uma empresa financeiramente eficiente. Vem ver!
Você sabe como fazer sua empresa lucrar mais sem aumentar seus custos? Ou como acelerar seu crescimento sem precisar contratar mais pessoas?
O segredo para isso está na eficiência financeira. Uma empresa que é financeiramente eficiente sabe como otimizar gastos e processos, conseguindo bons resultados mesmo com pouco investimento.
Confira, neste texto, 4 tendências para ficar de olho em 2024:
Uma forma de deixar o financeiro da sua empresa mais eficiente é substituir a emissão de cobranças manual pela a automatizada.
Ao automatizar a emissão de cobranças via API, você delega essa tarefa para um sistema que cuida de todo o ciclo de vida da cobrança por você – desde a emissão até o recebimento.
Essa é uma excelente forma de emitir muitas cobranças sem ter que aumentar a sua equipe e sem perder a qualidade.
Você economiza tempo, evita erros humanos que podem custar caro e ainda tem mais controle sobre os clientes inadimplentes, pois o sistema avisa você sobre o status de cada cobrança.
Ter eficiência financeira não significa apenas vender mais, mas também cobrar melhor. Afinal, se você não recebe dos seus clientes, como vai pagar as suas próprias contas?
A régua de cobranças é uma ótima solução para evitar a inadimplência. Ela automatiza o envio de mensagens para os seus clientes, lembrando-os sobre as datas de vencimento e as consequências do atraso.
Você pode definir diferentes tipos de comunicação, como e-mails, SMS e WhatsApp, de acordo com o perfil e o comportamento de cada cliente.
Além de diminuir a inadimplência, a régua de cobranças é uma tecnologia que poupa tempo e trabalho.
A conciliação financeira automática também é uma solução que traz mais eficiência para o seu financeiro.
Com ela, você pode acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro na sua conta, sem precisar fazer verificações manuais. O sistema se encarrega de fazer a conciliação e de gerar relatórios detalhados para você.
Esses relatórios podem ser usados para planejar melhor as suas ações, avaliar o desempenho do seu negócio, detectar possíveis problemas ou oportunidades de melhoria. Além disso, você evita erros humanos que podem comprometer o seu caixa.
Para empresas que compartilham a gestão com mais pessoas, adicionar usuários secundários na conta PJ é outra excelente estratégia para promover a eficiência financeira.
Assim, é possível dividir as responsabilidades e realizar mais atividades ao mesmo tempo, aumentando a produtividade do negócio.
O usuário principal pode controlar quais funções cada usuário secundário pode desempenhar, limitando o acesso a determinadas seções da plataforma, de acordo com o perfil e a função de cada um.
Por exemplo: os desenvolvedores da sua empresa podem ter acesso liberado ao menu de APIs, enquanto seu financeiro tem acesso às contas a pagar, extratos e relatórios.
Quer implementar essas ferramentas no seu negócio para ter mais eficiência financeira em 2024? Abra sua conta Efí Empresas gratuitamente e aproveite!
Escrito por
Carolina CoelhoSou a Carol, uma jornalista apaixonada pelo poder da escrita e pela arte de transformar temas financeiros em conteúdos mais leves e fáceis de entender. No meu tempo livre, amo ler e me inspirar em boas histórias!
Ver mais postagens deste autorCompartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.