O mercado de e-commerce vive um momento de grande expansão no Brasil. Dessa forma, esse ramo está propício para quem sabe tomar as atitudes e decisões certas. Embora não possua uma grande fidelidade dos clientes a determinados produtos e marcas, o aumento do acesso à internet faz com que as lojas virtuais ganhem destaque e consigam ter um aumento no fluxo de vendas. Conhecer — e aplicar! — as técnicas do funil de vendas vai auxiliá-lo a aumentar o desempenho do seu negócio. Você está familiarizado com esse conceito? Ainda não? Então vamos por partes:
Pode-se definir como técnicas do funil de vendas as etapas que constituem uma venda. Elas são as técnicas pelas quais o cliente passa desde o momento em que toma conhecimento da existência de uma loja ou produto até a efetivação da primeira compra. Com algumas técnicas de marketing, você pode melhorar o desempenho do seu funil de vendas e aumentar sua clientela. Quer saber como? Confira agora:
Essa é uma das formas mais eficazes de aumentar o número de vendas dos e-commerces. Embora seja comum encontrar quem ache chato receber esses e-mails, dificilmente você vai conhecer alguém que nunca fechou algum negócio depois de receber algumas divulgações em sua caixa de entrada. Siga, no entanto, uma regra básica: só mande esses boletins informativos ou similares após a devida autorização do seu cliente. Senão o resultado pode ser exatamente o oposto do desejado e pode causar transtornos.
Criar um blog é uma maneira de se aproximar do seu cliente. E, também, é uma maneira de educá-lo a respeito de assuntos que interessem a você e a seu negócio. Crie conteúdo relevante e informativo e use todas as ferramentas possíveis para deixá-lo atrativo — e-books gratuitos, vídeos interessantes e imagens chamativas. Certifique-se que esse material seja facilmente encontrado pelos sites de busca. E promova o blog com anúncios, divulgações e banners e publique seus posts nas redes sociais. Afinal de contas, de nada adianta um conteúdo de qualidade que não seja visto!
Através da divulgação e do conteúdo do seu blog, você receberá mais visitantes em sua loja virtual. É hora, então, de transformar visitas em receitas! Através do post do blog ou da newsletter, por exemplo, conduza o cliente para a página do produto. Esse momento é oportuno para oferecer promoções, descontos exclusivos ou qualquer oferta que encha os olhos dos consumidores. Dessa forma, aumentam suas chances de concluir uma venda.
Quando um cliente faz a primeira compra, vários fatores podem contribuir — ou atrapalhar — para que ele vire um cliente assíduo da loja. Transformá-lo em freguês vai ser muito mais barato e lucrativo do que fazer constantes investimentos para cativar desconhecidos. Em tempos de velocidade no máximo, fidelizar pode ser um ótimo negócio. Para isso, envie promoções para produtos relacionados, ofereça descontos exclusivos, frete grátis e busque sempre atender aos pedidos dos clientes. Escutar suas demandas é importantíssimo para melhorar seu conteúdo e formato. Seu SAC pode ser uma fonte de ouro para aumentar a qualidade do seu site, afinal, o cliente tem sempre a razão, não é mesmo?
Com essas dicas, você vai melhorar muito suas técnicas do funil de vendas e aumentar a lucratividade do seu e-commerce. Ficou com alguma dúvida? Comente nas nossas redes sociais e siga para ter novidades Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!
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