Agora que você já sabe o que é SEO, confira os 5 erros de SEO que suas páginas de produto não podem cometer:
Em muitas lojas, especialmente nas que comercializam produtos que não precisam de manual de instruções, a tendência do gestor é achar que as fotos falam por si mesmas. Um exemplo desse tipo são lojas de roupas e cosméticos, por exemplo. Mas é preciso entender que motores de busca, como o Google, ainda procuram e investigam principalmente texto. Um consumidor consegue ver e entender a imagem de uma camisa. Mas, para o SEO funcionar, isso não é o bastante. Por isso, trate de redigir descrições de cada um dos produtos oferecidos por sua loja, por mais sucintas que sejam.
Há quem crie programas para copiar conteúdo on-line na tentativa de fazer páginas que simplesmente atraiam cliques. E o que essas páginas têm? Naturalmente, conteúdo copiado! Quando o Google analisar sua página e constatar que ela só contém as mesmas descrições do fabricante, vistas em centenas de outros sites, pode acabar penalizando sua posição nas buscas.
Assim, você tem duas opções. A primeira, e melhor, consiste basicamente em produzir textos originais. Já a segunda, funciona bem para quem oferece muitos produtos e ainda tem uma equipe pequena: considere usar a tag “no index” nessa parte das descrições, o que funcionará como um bloqueio a esse texto.
Ou você confia em seus produtos ou é melhor nem fazer negócio! Deixar que usuários resenhem e comentem sobre seus produtos tem duas grandes vantagens: eles produzem conteúdo original de graça para você e, além disso, mantêm sua página atualizada, o que, para a técnica de SEO é ótimo!
Muitas ferramentas permitem saber o que as pessoas buscam na internet para chegar ao seu site. Algumas são, inclusive, gratuitas, como o Google Analytics, por exemplo. A descoberta das palavras de busca mais populares deve orientar sua estratégia na hora de definir os títulos e as chamadas das páginas. Afinal, você quer dar às pessoas o que elas procuram, não é mesmo?
Os motores de busca, como já dissemos, penalizam conteúdo repetido, sempre beneficiando o original. Uma tendência das lojas virtuais — especialmente se vendem muitos produtos da mesma marca — é deixar tudo com as mesmas tags, como “camisa polo marca X”, por exemplo. Não seja preguiçoso: deixe cada página de produto com uma coleção única de tags, usando os nomes da coleção, do tecido, da cor, do ano de lançamento e do tamanho, por exemplo. Personalize sempre!
E a sua loja, comete alguns desses erros básicos de SEO? Teste nossas dicas e conte sobre os resultados nas nossas redes sociais!
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