Você sabe da necessidade de um plano de negócios antes de começar seu empreendimento, mas aqui falamos de detalhamento. Há uma série de coisas que precisam ser especificadas com antecedência, que vão influenciar escolhas no seu e-commerce. E ainda, nas parcerias de sucesso que você pode vir a ter no seu negócio.
Ao pensar em um nome para sua loja, considere as possibilidades de domínios (o endereço do site), e-mails e nomes de usuário em redes sociais.
Organize categorias e subcategorias dos seus produtos com base no seu ramo de atividade e pesquisa de concorrência, além dos critérios de SEO e usabilidade. Dentro do seu nicho, quais as formas de pagamento mais utilizadas pelos clientes? Como eles preferem receber os produtos? Pesquise e descubra que nem sempre as opções mais obvias são as mais lucrativas. E isso será de fundamental importância na hora de escolher parceiros — bancos, intermediadores de pagamento, operadores de logística etc.
Dimensione orçamento para cada etapa da implementação do negócio. Sim, muita pesquisa é necessária! Mas é melhor fazer isso do que correr o risco de escolher um parceiro inadequado e ter problemas depois.
Um dos fatores de sucesso para vários e-commerces é um atendimento eficiente. Considere parcerias de sucesso para ferramentas de chat online, soluções para atendimento por telefone, rotinas para organização e arquivamento de e-mails e redes sociais. Há soluções de CRM para empresas online que otimizam bastante o atendimento e o fluxo interno de informações.
Dependendo da dimensão da sua loja, a necessidade de uma equipe de atendimento no estilo call center pode surgir. Terceirizar a gestão desta mão de obra pode ser uma opção atraente.
A ferramenta de gestão da sua loja virtual vai ditar uma série de condições às quais os demais parceiros deverão (ou não) se encaixar para atender às suas necessidades. Por isso, a escolha da plataforma de e-commerce é vital para o sucesso da sua loja e para a satisfação do cliente.
As formas de pagamento estão intimamente ligadas à plataforma de e-commerce, pelas parcerias de sucesso preexistentes e pela integração que é requerida entre os sistemas. Sempre leve isso em consideração, pois você precisa oferecer as formas de pagamento mais populares para seu público. Caso isso não aconteça, você pode perder potencial de vendas.
Desde os fornecedores dos seus produtos até o serviço de entrega ao consumidor final, a logística é parte fundamental para um e-commerce. Atenção aos fornecedores regionais, pois eles podem se tornar um gargalo para uma eventual expansão nas atividades.
Procure saber de prazos, horários e rotinas para recepção e entrega de produtos. E certifique-se de contar com parceiros confiáveis e de boa reputação, para evitar ao máximo o atraso e outros problemas com a entrega de produtos.
Observe tudo que foi mencionado acima e você terá boas chances de acertar nas parcerias de sucesso. Além disso, você vai impulsionar o sucesso da sua loja virtual. Tem alguma dica importante sobre parceiros de e-commerce? Comente nas nossas redes sociais, e compartilhe esse artigo com os amigos Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!
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