Criado em 17 de abr. de 2015
(Atualizado em 14 de mai. de 2024)
A gestão financeira é uma das etapas mais importantes do processo de pagamento, pois permite que você acompanhe os recebimentos, identifique as inadimplências e até se previna de problemas como o pagamento duplicado. A Efí oferece todas as ferramentas para facilitar esse procedimento e torná-lo simples e descomplicado. Confira como você pode verificar o status das suas cobranças:
Recebimento de Boletos e Carnês
Além de visualizar um resumo das cobranças no menu Visão Geral da plataforma de boletos e carnês, ainda é possível acompanhar o status de cada transação de duas formas diferentes. Veja como fazer:
Geração de Relatórios
- No menu Visão Geral, clique no botão Relatório
- Clique no botão Gerar Novo Relatório
- Selecione o período que deseja pesquisar. Você pode selecionar pela data de emissão, vencimento ou realização de pagamento. Em seguida, clique em próximo
- Informe os itens de cobrança que deseja pesquisar. Você pode clicar em próximo se quiser pesquisar todos os itens ou filtrar itens específicos.
- Escolha qual status de cobrança você deseja pesquisar: aguardando pagamento, confirmação manual, cancelada, finalizadas, inadimplentes, confirmação Efí ou contra-apresentação.
- Clique no botão Gerar.
Pronto! O relatório será gerado de acordo com a configuração realizada!
Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí
Visualização de cobrança
Neste caso, você pode escolher uma única cobrança para checar o status. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o menu Boletos ou Carnês, de acordo com o tipo de cobrança que deseja consultar
- Clique no número da cobrança escolhida. Caso você não encontre a cobrança desejada, você pode procurar na seção Arquivados. Seu cliente pode ter pago uma cobrança cancelada ou finalizada.
- Ao lado do valor da cobrança, você visualiza o status
- Ao final da página, fica disponível todo o histórico da cobrança. Assim, é possível visualizar a data de emissão, envio e confirmação de pagamento. Caso a cobrança já esteja paga, você verá a mensagem Visualize o crédito em sua conta. Ao clicar no link, você será direcionado para o Extrato Financeiro da conta Efí.
Como Cobrar Clientes Inadimplentes
Também nesta seção, você consegue acompanhar se houve o pagamento duplicado da cobrança.
Meu dinheiro
Na plataforma da Efí, é possível acompanhar o status de todas as cobranças, realizadas por boleto, carnê ou cartão de crédito, no menu “Extrato Financeiro”, de acordo com o passo a passo abaixo:
- Na página inicial, você visualizará duas seções: Extrato Financeiro e Lançamentos Futuros.
- Dentro de cada seção você pode clicar no botão Ver Tudo para visualizar todas as cobranças daquela seção.
- Clique na cobrança que deseja conferir.
- Na seção Extrato Financeiro, são listadas todas as cobranças que já tiveram o pagamento confirmado e que o saldo já está disponível para movimentação.
- Já a seção Lançamentos Futuros apresenta os pagamentos que já foram confirmados, mas ainda estão dentro do prazo de liberação, que varia de 1 a 14 dias. Em frente a cada cobrança é informado a data de lançamento do saldo, ou seja, a data em que o dinheiro será liberado para movimentação.
Recebimentos Online
Na página inicial, clique no botão Gerenciar Transações. Nessa seção são listadas todas as cobranças online geradas em sua conta e o status de cada uma delas. Apenas nesta parte, as cobranças emitidas por boletos e carnês não são exibidas.
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe! Para saber mais informações, siga nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!