Finanças

Gestão financeira do seu negócio: facilite com a Efí

Criado em 17 de abr. de 2015

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

A gestão financeira é uma das etapas mais importantes do processo de pagamento, pois permite que você acompanhe os recebimentos, identifique as inadimplências e até se previna de problemas como o pagamento duplicado. A Efí oferece todas as ferramentas para facilitar esse procedimento e torná-lo simples e descomplicado. Confira como você pode verificar o status das suas cobranças:

Recebimento de Boletos e Carnês

Além de visualizar um resumo das cobranças no menu Visão Geral da plataforma de boletos e carnês, ainda é possível acompanhar o status de cada transação de duas formas diferentes. Veja como fazer:

Geração de Relatórios

  1. No menu Visão Geral, clique no botão Relatório
  2. Clique no botão Gerar Novo Relatório
  3. Selecione o período que deseja pesquisar. Você pode selecionar pela data de emissão, vencimento ou realização de pagamento. Em seguida, clique em próximo
  4. Informe os itens de cobrança que deseja pesquisar. Você pode clicar em próximo se quiser pesquisar todos os itens ou filtrar itens específicos.
  5. Escolha qual status de cobrança você deseja pesquisar: aguardando pagamento, confirmação manual, cancelada, finalizadas, inadimplentes, confirmação Efí ou contra-apresentação.
  6. Clique no botão Gerar.

Pronto! O relatório será gerado de acordo com a configuração realizada!

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Visualização de cobrança

Neste caso, você pode escolher uma única cobrança para checar o status. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o menu Boletos ou Carnês, de acordo com o tipo de cobrança que deseja consultar
  2. Clique no número da cobrança escolhida. Caso você não encontre a cobrança desejada, você pode procurar na seção Arquivados. Seu cliente pode ter pago uma cobrança cancelada ou finalizada.
  3. Ao lado do valor da cobrança, você visualiza o status
  4. Ao final da página, fica disponível todo o histórico da cobrança. Assim, é possível visualizar a data de emissão, envio e confirmação de pagamento. Caso a cobrança já esteja paga, você verá a mensagem Visualize o crédito em sua conta. Ao clicar no link, você será direcionado para o Extrato Financeiro da conta Efí.

Como Cobrar Clientes Inadimplentes

Também nesta seção, você consegue acompanhar se houve o pagamento duplicado da cobrança.

Meu dinheiro

Na plataforma da Efí, é possível acompanhar o status de todas as cobranças, realizadas por boleto, carnê ou cartão de crédito, no menu “Extrato Financeiro”, de acordo com o passo a passo abaixo:

  1. Na página inicial, você visualizará duas seções: Extrato Financeiro e Lançamentos Futuros.
  2. Dentro de cada seção você pode clicar no botão Ver Tudo para visualizar todas as cobranças daquela seção.
  3. Clique na cobrança que deseja conferir.
  • Na seção Extrato Financeiro, são listadas todas as cobranças que já tiveram o pagamento confirmado e que o saldo já está disponível para movimentação.
  • Já a seção Lançamentos Futuros apresenta os pagamentos que já foram confirmados, mas ainda estão dentro do prazo de liberação, que varia de 1 a 14 dias. Em frente a cada cobrança é informado a data de lançamento do saldo, ou seja, a data em que o dinheiro será liberado para movimentação.

Recebimentos Online

Na página inicial, clique no botão Gerenciar Transações. Nessa seção são listadas todas as cobranças online geradas em sua conta e o status de cada uma delas. Apenas nesta parte, as cobranças emitidas por boletos e carnês não são exibidas.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe! Para saber mais informações, siga nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.