Por mais que você queira que sim, a crise não deixará de existir se você simplesmente tentar ignorá-la. O que pode acontecer é sua empresa entrar em uma espiral de declínio e acabar em situação ainda pior. O segredo é, portanto, encarar esses tempos de crise e tirar o maior proveito possível da situação.
Já percebeu que os grandes nomes da gestão não se prendem a um único planejamento? Eles, ao contrário, pensam em todas as possibilidades, tanto as boas como as ruins. Exatamente por isso sempre têm um plano B, outro C e até um plano D! Dessa forma, quando for fazer seu planejamento estratégico, analise sempre o melhor e o pior cenários para a sua empresa. Analise também alguns cenários intermediários. Essa previsão hipotética dará um fôlego a mais em tempos de crise!
Para continuar faturando com seu negócio em tempos de crise, uma das primeiras medidas a serem tomadas é fazer uma revisão completa de todo o seu planejamento financeiro. Corte despesas desnecessárias e congele projetos que não precisam ser colocados em prática de imediato. Reserve todas as sobras de dinheiro para manter sua empresa rodando até que tudo se estabilize novamente.
Não, você não está colocando tudo a perder. Fazendo seu estoque girar, você garante uma entrada de dinheiro maior e se livra do que está parado há muito tempo. É claro que produtos e insumos consumidos com maior frequência não entram nessa liquidação — ou até podem entrar, se avaliar que é vantajoso. O importante é que você reduza o estoque para otimizar seu capital de giro!
O setor de cobranças é responsável por cobrar a inadimplência dos clientes, certo? Contudo, ele pode ser uma arma bastante poderosa para, antes de precisar cobrar, evitar essa inadimplência. Ações extremamente simples, como o envio de mensagens SMS para lembrar os clientes sobre o vencimento de suas faturas, a oferta de descontos para pagamentos à vista e dentro do prazo e renegociações que façam o consumidor voltar a comprar da sua empresa já são atitudes que seu setor de cobranças pode tomar para evitar ter que apertar o cinto em tempos de crise.
Em tempos de crise, é crucial que você retenha clientes praticamente a todo custo, não é verdade? E um clube de fidelidade pode auxiliá-lo a continuar faturando com seu negócio graças a seus consumidores já habituais. Pontos, milhas, descontos e bônus, entre outras medidas, são sempre muito bem aceitas pelos clientes. Essas ações podem até fazer com que eles acabem comprando mais, aumentando, assim, o ticket médio da sua empresa.
As crises precisam passar a ser vistas como momentos de aprendizado, quando os empreendedores precisam exercitar sua flexibilidade e resiliência a fim de enfrentarem as turbulências do mercado e continuarem em pleno voo, sem grandes abalos. Contudo, mesmo em tempos de crise, nunca deixe de investir na comunicação da sua empresa com o mercado, pois é ela quem garantirá a seus clientes a credibilidade e a confiança de sempre. Com clientes fiéis, continuar faturando com seu negócio não será tão difícil quanto pode, a princípio, parecer!
Para não passar nenhum grande aperto em tempos de crise, aproveite o momento e leia também o nosso artigo sobre os 5 passos para planejar o ano do seu negócio. Lembre-se, aí, dos planos B, C e D!
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