Segurança para sua conta

Dia do Consumidor: como se livrar das fraudes online

Criado em 7 de ago. de 2015

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. E para ajudar você a evitar dor de cabeça na hora de fazer compras pela internet, preparamos algumas dicas para você se prevenir e evitar ser vítima de fraudes online. Confira abaixo:

Pesquise a credibilidade da loja para evitar fraudes online

Antes de fazer qualquer compra na internet, principalmente em lojas pouco conhecidas, é preciso pesquisar a credibilidade. Acesse o site do Procon do seu estado e verifique o histórico de reclamações da loja. Sites especializados, como o Reclame Aqui, também podem ser uma boa fonte de informação. Outra dica é tentar encontrar um conhecido que já utilizou o serviço da loja e pesquisar dados nos sites de buscas.

Verifique também se o site da loja possui os dados do fornecedor, como CNPJ, que pode ser pesquisado no site da Receita Federal, endereço e telefone fixo.

Fique atento aos dados de entrega

Antes de finalizar uma compra e efetuar o pagamento, é preciso verificar qual o prazo solicitado pela loja para realizar a entrega. Assim, você consegue fazer seu planejamento e sabe se vai poder contar ou não com a compra na data que você precisa.

É preciso checar também o valor cobrado pelo frete e quais as modalidades de entrega disponíveis. Algumas lojas oferecem um serviço de frete mais rápido com o pagamento de uma taxa maior.

Desconfie de Preços Muito Baixos

Promoções relâmpagos e preços muito abaixo do valor de mercado devem ser olhados com desconfiança. Principalmente quando se tratar de eletrônicos e eletrodomésticos, que possuem valores mais altos.

Formas de Pagamento

O Código de Defesa do Consumidor exige que todo estabelecimento ofereça outras opções de pagamento além do cartão de crédito. Se a loja que você deseja comprar só está oferendo uma opção, reclame.

Desistências

Toda as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja, como nos meios online, podem ser canceladas em até 7 dias sem necessidade de justificativas. Nesses casos, o dinheiro deve ser devolvido integralmente.

Segurança no Pagamento

Verifique as medidas de segurança adotadas pelo vendedor para garantir a privacidades dos dados de pagamento e de entrega. De preferência, utilize um meio de pagamento, como a Efí, para efetivar a compra. Eles realizam análise antifraude das transações e garantem a possibilidade de reembolso em caso de não recebimento do produto.

Além disso, é importante guardar todos os dados e documentos da compra, como número de protocolo, confirmação do pedido, mensagens e e-mails trocados com o fornecedor, etc. Em caso de problemas, esses dados podem facilitar o processo de reclamação e devolução do valor pago.

Compras internacionais

Os sites de e-commerce internacionais seguem as normas de seus países de origem e, em caso de problemas, o consumidor deve solucionar a situação diretamente com o fornecedor. Por isso, é importante ter cuidado redobrado com esse tipo de transação.

O que a Efí faz para garantir a segurança do consumidor?

Para a Efí, a segurança das transações é extremamente importante. Por isso, nós investimos em mecanismos para garantir a tranquilidade de quem vende e também de quem compra. Veja os benefícios de utilizar a Efí para fazer seus pagamentos online:

Clientes Selecionados
Todos os clientes da Efí passam por diversas validações de identidade. Esse é o primeiro filtro para garantir a segurança no pagamento.

Sigilo nos dados financeiros
Ao realizar uma compra pela Efí, seus dados financeiros não são informados ao vendedor. Ele só tem acesso aos dados necessários para a entrega, como nome, e-mail e endereço de entrega.

Seguindo essas dicas e utilizando a Efí para pagar suas compras online você tem mais segurança e pode ficar tranquilo para comprar pela internet!

Fonte: Procon PR

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