No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. E para ajudar você a evitar dor de cabeça na hora de fazer compras pela internet, preparamos algumas dicas para você se prevenir e evitar ser vítima de fraudes online. Confira abaixo:
Antes de fazer qualquer compra na internet, principalmente em lojas pouco conhecidas, é preciso pesquisar a credibilidade. Acesse o site do Procon do seu estado e verifique o histórico de reclamações da loja. Sites especializados, como o Reclame Aqui, também podem ser uma boa fonte de informação. Outra dica é tentar encontrar um conhecido que já utilizou o serviço da loja e pesquisar dados nos sites de buscas.
Verifique também se o site da loja possui os dados do fornecedor, como CNPJ, que pode ser pesquisado no site da Receita Federal, endereço e telefone fixo.
Antes de finalizar uma compra e efetuar o pagamento, é preciso verificar qual o prazo solicitado pela loja para realizar a entrega. Assim, você consegue fazer seu planejamento e sabe se vai poder contar ou não com a compra na data que você precisa.
É preciso checar também o valor cobrado pelo frete e quais as modalidades de entrega disponíveis. Algumas lojas oferecem um serviço de frete mais rápido com o pagamento de uma taxa maior.
Promoções relâmpagos e preços muito abaixo do valor de mercado devem ser olhados com desconfiança. Principalmente quando se tratar de eletrônicos e eletrodomésticos, que possuem valores mais altos.
O Código de Defesa do Consumidor exige que todo estabelecimento ofereça outras opções de pagamento além do cartão de crédito. Se a loja que você deseja comprar só está oferendo uma opção, reclame.
Toda as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja, como nos meios online, podem ser canceladas em até 7 dias sem necessidade de justificativas. Nesses casos, o dinheiro deve ser devolvido integralmente.
Verifique as medidas de segurança adotadas pelo vendedor para garantir a privacidades dos dados de pagamento e de entrega. De preferência, utilize um meio de pagamento, como a Efí, para efetivar a compra. Eles realizam análise antifraude das transações e garantem a possibilidade de reembolso em caso de não recebimento do produto.
Além disso, é importante guardar todos os dados e documentos da compra, como número de protocolo, confirmação do pedido, mensagens e e-mails trocados com o fornecedor, etc. Em caso de problemas, esses dados podem facilitar o processo de reclamação e devolução do valor pago.
Os sites de e-commerce internacionais seguem as normas de seus países de origem e, em caso de problemas, o consumidor deve solucionar a situação diretamente com o fornecedor. Por isso, é importante ter cuidado redobrado com esse tipo de transação.
Para a Efí, a segurança das transações é extremamente importante. Por isso, nós investimos em mecanismos para garantir a tranquilidade de quem vende e também de quem compra. Veja os benefícios de utilizar a Efí para fazer seus pagamentos online:
Clientes Selecionados
Todos os clientes da Efí passam por diversas validações de identidade. Esse é o primeiro filtro para garantir a segurança no pagamento.
Sigilo nos dados financeiros
Ao realizar uma compra pela Efí, seus dados financeiros não são informados ao vendedor. Ele só tem acesso aos dados necessários para a entrega, como nome, e-mail e endereço de entrega.
Seguindo essas dicas e utilizando a Efí para pagar suas compras online você tem mais segurança e pode ficar tranquilo para comprar pela internet!
Fonte: Procon PR
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