
O Banco Central do Brasil (BCB) lançou o BC Protege+, um serviço público e gratuito que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, bloqueie seu CPF ou CNPJ para impedir a abertura de novas contas em seu nome.
A funcionalidade age como uma trava de segurança: nenhuma conta nova pode ser aberta sem a sua autorização. Você também não poderá ser adicionado como sócio, representante ou autorizado em contas de terceiros.
Segundo a Agência Brasil, em três dias de funcionamento, o BC Protege+ bloqueou 3.170 tentativas de abertura de contas fraudulentas. Por isso é tão importante que você saiba como funciona e ative o serviço. Vem ver!
De acordo com próprio BCB, “o sistema foi pensado para evitar a abertura de contas fraudulentas no seu nome ou da sua empresa, ajudando a prevenir que produtos sejam indevidamente contratados nessas contas”.
+ Veja também: O perigo das contas laranjas: entenda os riscos de emprestar sua conta bancária

Não. O BC Protege+ bloqueia apenas a abertura de novas contas. Se uma conta já foi aberta de forma indevida, você precisa entrar em contato com a instituição e, se necessário, registrar um boletim de ocorrência.
Atualmente, o BC Protege+ não envia notificações automáticas quando alguém tenta abrir conta em seu nome. No entanto, você pode consultar o histórico de tentativas de abertura dentro do sistema.
Sim. As alterações são aplicadas em tempo real, assim que você realiza a ação no sistema.
Não. Ele é uma proteção complementar, que bloqueia a abertura de novas contas no seu nome. Ele não substitui autenticação por senha, biometria, autenticação de dois fatores, nem bloqueios ou alertas configurados diretamente no aplicativo da instituição financeira.
⚠️ + Conheça os mecanismos de segurança das contas do Efí Bank
O BC Protege+ é só uma das formas de se proteger contra fraudes. Existem outras ferramentas gratuitas oferecidas pelo governo que valem a pena conhecer:
Dentro do portal Meu BC, você também encontra o Registrato, um sistema gratuito para consultar relatórios financeiros vinculados ao seu CPF ou CNPJ. Nele, você pode ver:
✨ Crie o hábito de acessar o Registrato frequentemente, para consultar suas informações pessoais e evitar cair em golpes.
A Redesim é uma plataforma para abertura e alteração de empresas, mas também oferece uma funcionalidade de segurança: impedir que seu CPF seja incluído em CNPJs sem sua autorização.
Esse bloqueio:
Você pode conhecer mais e ativar essa proteção no Portal de Negócios Redesim.
O Cadastro Pré-Pago é uma iniciativa da Anatel, em parceria com as operadoras de telefonia, que busca atualizar e regularizar os dados cadastrais de clientes com linhas pré-pagas no Brasil.
O objetivo é evitar fraudes, reforçar a segurança e garantir que os dados dos usuários estejam corretos. Com essa iniciativa, passou a ser possível consultar quais operadoras possuem linhas ativas vinculadas ao seu CPF, além de tornar mais rigorosa a validação de novos chips no momento da ativação.
A consulta é feita no portal cadastropre.com.br e, em caso de irregularidades, o contato deve ser feito diretamente com a operadora.
+ Veja também: Golpe da falsa central de atendimento – entenda o que é e como não cair nele
No Efí Bank, a gente sabe que segurança não é só sobre senhas e códigos. É sobre informação, prevenção e escolhas conscientes. O BC Protege+ e os outros serviços que mostramos aqui são ferramentas poderosas para quem quer estar um passo à frente dos golpes.
A melhor parte? Todos esses serviços são públicos, gratuitos e estão disponíveis para qualquer pessoa que queira se proteger.
Ative agora mesmo o BC Protege+ e compartilhe essa dica com seus amigos, familiares e clientes. Quanto mais gente informada, menos espaço para os golpistas.
Escrito por
Daiane DevegiliFormada em Ciências Contábeis, atua na área de prevenção a fraudes desde 2021 e, no Efí Bank, é Analista de BackOffice Antifraude. Nos momentos livres, gosta de praticar esportes, explorar novos lugares e apreciar uma boa leitura.
Ver mais postagens deste autorCompartilhe nas redes: