Infelizmente, todo mundo está sujeito a ser vítima de golpes virtuais. Segundo dados do DataSenado, mais de 40 milhões de pessoas já perderam dinheiro em função de algum crime cibernético.
Um dos golpes mais comuns, atualmente, é o golpe da falsa central de atendimento. Nesse tipo de golpe, fraudadores se passam por atendentes usando técnicas de engenharia social para manipular e induzir o usuário a fazer uma série de procedimentos.
Entenda abaixo como funciona esse tipo de golpe e como se proteger!
No golpe da falsa central de atendimento, o fraudador entra em contato se passando por um suposto atendente de um banco ou instituição financeira.
O contato, que pode acontecer por meio de uma ligação, mensagens e até mesmo e-mails, tem um tom de urgência, com o intuito de induzir o usuário a fornecer informações pessoais, dados de sua conta ou a realizar algum tipo de transferência.
Os motivos que o fraudador usa para solicitar esses dados podem ser muitos, como a falsa informação de uma atividade suspeita nas suas transações. Uma movimentação estanha, compras indevidas, invasão ou bloqueio da sua conta, por exemplo.
Fique ligado: o Efí Bank nunca pede informações como dados pessoais, senhas, códigos de acesso ou transações.
Recebeu alguma comunicação que parece ser suspeita? Cancele imediatamente a ligação ou bloqueie as mensagens desse contato.
Se alguém ligar para você e pedir informações sensíveis, o risco de ser um golpe são altíssimas. Por isso, nunca repasse informações sigilosas como senhas, dados pessoais, dados bancários, códigos de acesso ou números do cartão por telefone.
O próximo passo é acionar os canais oficiais de atendimento do seu banco.
Geralmente, os contatos oficiais de atendimento estão disponíveis, de forma clara, nos sites das instituições. Pode ser telefone, e-mail, chat ou WhatsApp.
Clientes do Efí Bank podem falar conosco pelos telefones:
☎️ Confira todos os canais de atendimento oficiais do Efí Bank
A regra é sempre desconfiar de pedidos ou instruções feitos com urgência.
Instituições financeiras nunca pedirão que o cliente faça um pagamento ou transferência – muito menos para segurar algum benefício exclusivo.
Se o suposto funcionário do banco ligar afirmando que houve algum problema na sua movimentação e que você precisa repeti-la, não faça nenhum tipo de transferência, Pix ou empréstimos.
Nunca clique em links ou instale aplicativos fora das lojas oficiais no seu celular ou computador.
Golpistas criam links ou apps falsos com algum malware que compromete a segurança do seu aparelho e dos seus dados pessoais. Dessa forma, eles podem visualizar os seus dados e movimentar a sua conta à distância.
É comum os golpistas enviarem SMS alertando sobre compras indevidas no seu cartão de crédito.
Mas, antes de tomar qualquer ação sobre o SMS, entre no app do banco e confirme a informação. Todas as compras realizadas, negadas ou canceladas aparecem listadas no aplicativo. Caso realmente tenha algum problema, aí sim você deve entrar em contato com o seu banco pelos canais de atendimento oficiais.
Sim, infelizmente é possível! Na realidade, os golpistas usam uma técnica de falsificação de identidade chamada spoofing, que serve para mascarar o número da chamada de alguma central de atendimento.
Assim, à primeira vista, fica impossível identificar o golpe. Mas seguindo as dicas que passamos, você poderá se proteger desse tipo de golpe e manter a sua conta segura.
Se você foi vítima do golpe da falsa central de atendimento, aja rapidamente para minimizar os danos:
Quer conhecer outros tipos de golpe e como se proteger? Confira as sugestões abaixo:
+ Malware Stealers: o que são e como se proteger!
+ Phishing: os riscos ocultos nos anúncios do Google Ads
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