Quando Henry Ford disse que o cliente poderia ter um carro de qualquer cor, desde que fosse da cor preta, ele não sabia nada sobre fidelização. Tampouco tinha noção sobre concorrência. É claro que os tempos eram outros e a Ford era a única empresa a fornecer carros na época. Mas, se fosse hoje, Henry Ford jamais diria algo do tipo. A disputa acirrada faz com que as empresas busquem diferenciais todos os dias, visando manter a competitividade no mercado. E um desses diferenciais é o programa de fidelização.
A ideia de fidelização de clientes surgiu em meados da década de 1980, com as companhias aéreas. Elas visavam estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes, garantindo que sempre viajassem com elas. A iniciativa foi tão bem-sucedida que, hoje, temos programas de fidelização em praticamente todo tipo de negócio. Os programas vão desde a mercearia do bairro até as grandes corporações.
Ainda não se convenceu sobre a importância desse tipo de ação para a sua empresa? Então confira agora nosso artigo e entenda os motivos para que você também tenha um programa de fidelização. E saiba quais os motivos para experimentar essa solução, com todas as vantagens que ela traz, em seus negócios.
É consenso entre os profissionais de marketing e vendas que o custo de aquisição de um novo cliente pode ser até 7 vezes maior do que o custo de manutenção de um cliente já habitual. Ou seja, mesmo investindo em um programa de fidelização, você pode economizar.
Um novo cliente precisa de atrativos para se relacionar com a sua marca, como publicidade atrativa. Já o seu cliente fiel não precisa, uma vez que ele já conhece sua marca, seus produtos e serviços. Um novo cliente pode ir para a concorrência a qualquer momento, enquanto um cliente que participa de um bom programa de fidelização pensa pelo menos duas vezes antes de sair dali, para manter seus privilégios.
Clientes fiéis têm metas e objetivos para os programas de fidelização que participam. O benefício pode ser juntar pontos para viajar de graça, trocar os pontos acumulados em um eletrodoméstico ou receber parte do valor pago em mercadorias de volta, por exemplo. Quando eles sabem que estão próximos de obter a vantagem desejada, acabam comprando mais para poder resgatar logo seus benefícios. Um programa de fidelização também pode ajudar quem vende por assinaturas e pagamento recorrente, por exemplo.
Seu programa de fidelização pode estar atrelado a um valor mínimo de compras, como frete grátis para compras acima de 200 reais. Se a compra de seu cliente já vai chegar a um valor aproximado, ele acaba completando a negociação com itens que em uma outra situação qualquer não adquiriria, para atingir a meta de compra e ganhar o frete.
Se sua empresa fornece serviços atrelados a pacotes de benefícios — como uma TV a cabo, por exemplo —, as chances de um cliente fiel contratar pacotes mais completos de serviços é muito maior, não concorda? Assim como são maiores as probabilidades de ele adquirir produtos complementares, como internet e telefone, por exemplo. Aí estão as oportunidades de se conseguir adicionar valores à sua venda. Além disso, é oportunidade de se fazer vendas cruzadas com uma maior facilidade.
Ao investir em um programa de fidelização, o que você espera é que seu cliente seja fiel à sua marca, não é mesmo? E não seria melhor se ele fosse engajado também, fazendo propaganda boca a boca para a sua marca? Ele pode compartilhar suas boas experiências nas redes sociais, aumentando a visibilidade da sua empresa gratuitamente, por exemplo. Pois tudo isso é possível através de um programa de fidelização que atenda às expectativas do seu público-alvo, gerando valor para ele. Assim, você fortalece o relacionamento com a sua marca e gera cada vez mais negócios para ela.
Então, viu como é promissor? Pronto para começar um programa de fidelização? Então comente nas nossas redes sociais e nos conte sobre seus planos de implementação de um programa de fidelização que atenda às necessidades tanto da sua empresa como do seu público.
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