Gestão e Marketing

Vai empreender em 2022? 5 nichos de negócios em alta para investir

Criado em 21 de dez. de 2021

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Início de ciclo é sempre um bom momento para dar start em novos projetos ou definir novos rumos para a empresa. E ter no radar quais são os negócios em alta pode deixar essa escolha um pouco mais fácil, concorda?

Pensando nisso, separamos 5 nichos de negócios que prometem crescer em 2022, levando em conta os novos hábitos de consumo dos brasileiros pós-pandemia. Acompanhe!

5 negócios em alta para investir em 2022

Para saber quais serão os negócios em alta em 2022, é necessário entender o comportamento do mercado e o hábito dos consumidores nos dias atuais. 

Não há como negar que, com mais pessoas em casa, trabalhando a distância e evitando aglomerações, o cenário de negócios precisou se adaptar. Por outro lado, a vacinação tem trazido um pouco de esperança para a retomada da economia e dos serviços presenciais.

Essa nova realidade, pautada pela incerteza, criou um novo perfil de consumidor mais preocupado com a satisfação pessoal e serviços focados no bem-estar, saúde e lazer.

Leia também: “Pandemia impulsiona e-commerce no Brasil”. Veja como transformar seu negócio para vender online

Tendo isso em vista, confira 5 negócios em alta para investir em 2022. 

1. Mercado de eletrônicos

De fato, a pandemia acelerou em uma década o mundo digital. Vimos o teletrabalho e o ensino a distância se tornarem parte da rotina de milhões de brasileiros.

A indústria de games também não ficou pra trás. Segundo relatório da Tencent, cerca de 2,7 bilhões de novos jogadores foram atraídos em 2020 — a maioria após o início das medidas restritivas. 

Hoje, mais do que nunca, a geração hiperconectada tem priorizado o universo digital como meio para consumir, se relacionar e se divertir. Por isso, um dos negócios em alta é a comercialização de equipamentos eletrônicos. Por exemplo: 

  • venda de equipamentos para gamers;
  • computadores e acessórios;
  • smartphones;
  • relógios inteligentes;
  • assistentes virtuais e por aí vai.

2. Mercado pet

O isolamento social também motivou as pessoas a adotarem seu primeiro pet. Afinal, os bichinhos são ótimas companhias, não é mesmo?

Segundo o IBGE, quase 48 milhões de domicílios no Brasil têm cães ou gatos. Esse número dá pistas de um mercado com grande potencial. 

Pesquisas apontam que o Brasil está entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet. Agora, imagine quantas oportunidades para empreender? Quem tem um pet em casa, geralmente, busca praticidade no dia a dia e uma rotina saudável para o bichinho. 

Você pode transformar essa necessidade em negócio. Por exemplo:

  • serviços de adestramento;
  • serviços de banho e tosa;
  • delivery de marmitas prontas com alimentação natural;
  • solução de hotel e creche;
  • serviços de pet sitter — conhecido como babá de pet ou cuidador temporário;
  • serviços de dog walker — conhecido como passeador de cães;
  • e até mesmo atividades diferenciadas, como spa e buffets focados em festas caninas.

Você pode se interessar por: Empreendedorismo: 7 dicas práticas para alavancar o seu negócio

3. Mercado de turismo

Depois de tanto tempo em casa e com cerca de 66% de brasileiros vacinados com a 2ª dose, as pessoas voltaram a pensar na possibilidade de viajar pelo país.

No entanto, quem quer investir nesse nicho precisa ter paciência. Afinal, essa retomada deve acontecer de forma cuidadosa, de modo a garantir a segurança de todos. 

Uma pesquisa realizada pelo Booking.com mostrou que 91% dos viajantes nacionais estão buscando destinos sem aglomerações. Por isso, crie um protocolo de segurança claro e objetivo e compartilhe em todos os canais da sua empresa! 

Abaixo, veja algumas ideias para você que quer investir no mercado de turismo:

  • personal travel — profissionais de turismo que criam roteiros personalizados; 
  • franquia de turismo — uma opção para investir em um negócio já validado pelo mercado;
  • agência de turismo focado em algum nicho específico, como: ecoturismo, festivais gastronômicos ou turismo corporativo;
  • aluguel de hospedagens por plataformas, como Airbnb e Booking.

4. Mercado da estética

Entre os negócios em alta, está o mercado da estética. 

A saúde mental e física nunca esteve tão em pauta. Hoje, o Brasil é o 3º país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. 

As marcas que valorizam a diversidade, o bem-estar e a autoestima saem na frente. Um estudo realizado pelo Capgemini Research Institute mostrou que 79% dos consumidores dizem estar mudando as suas preferências de compra com base nos critérios de responsabilidade social, inclusão e impacto ambiental das marcas.

Veja algumas apostas para este mercado:

  • clube de assinatura com seleção de produtos de beleza, como GlamBox;
  • venda de produtos de skincare;
  • barbearias e estética masculina;
  • procedimentos não invasivos, como botox, preenchimento com ácido hialurônico e tratamentos com laser.

Saiba mais: Clube de assinatura: como funciona e como montar um para seu e-commerce

5. Mercado de alimentação saudável

Outro hábito de consumo que deve continuar em alta é o ramo de alimentação saudável. De acordo com o Sebrae, o setor cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. 

Somado a isso, o relatório Vida Saudável e Sustentável constatou que, em 2020, 68% dos brasileiros pesquisaram sobre uma dieta mais sustentável. Ou seja, há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente. 

Por isso, a venda de opções livres de glúten ou vegetarianas e veganas, por exemplo, é uma ótima oportunidade de negócio. Veja algumas ideias:

  • hamburgueria e restaurantes especializados;
  • delivery de produtos fitness;
  • comidas congeladas com apelo saudável.

? Dica!
O segredo para ter sucesso em qualquer um dos negócios em alta citados acima é estudar o mercado, explorar as possibilidades e oferecer produtos e serviços de qualidade, que verdadeiramente resolvam o problema desse público. 

Preparado para novos negócios em 2022?

Bom, você já conheceu 5 negócios em alta para investir no próximo ano. Mas não tem como vender sem receber, não é mesmo? 

Para te ajudar nessa jornada, a Efí — Conta Digital focada em negócios, oferece soluções de cobrança que facilitam o recebimento de pagamentos. 

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Escrito por

Carolina Coelho

Sou a Carol, uma jornalista apaixonada pelo poder da escrita e pela arte de transformar temas financeiros em conteúdos mais leves e fáceis de entender. No meu tempo livre, amo ler e me inspirar em boas histórias!

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