Para o desenvolvimento sustentável de um negócio, é muito importante que algumas estratégias de gestão e marketing sejam colocadas em prática. É preciso conciliar a boa administração e sistemas de comunicação eficazes a fim de levar a empresa até seu potencial cliente. Por isso, é fundamental que os gestores entendam a importância do funil de vendas.
De maneira geral, o termo se refere a todas as etapas pelas quais o potencial cliente passa. E essas etapas começam desde quando ele tem seu primeiro contato com uma empresa até a efetivação da compra. Ou seja, ao longo de toda essa jornada, a organização pode e deve recorrer as estratégias-chave para conseguir transformar o interesse em uma compra.
Para traçar essas estratégias com sucesso, é importante conhecer as três principais etapas do funil de vendas. Então continue lendo, pois descrevemos elas logo abaixo!
Essa primeira etapa é a fase na qual o cliente descobre que tem uma necessidade ou problema. Ou seja, nesse momento, nem ele mesmo sabia que tinha uma necessidade que o seu negócio poderá atender.
Portanto, nessa etapa, o ideal é a empresa se mostrar ao potencial cliente como especialista na resolução do problema. Hoje, com as facilidades oferecidas pela tecnologia, é comum que as pessoas identifiquem novas marcas na internet.
Então, mantenha o site e redes sociais da sua companhia sempre atualizados. Assim, nesse primeiro contato, o cliente pode ter acesso a informações relevantes, que o façam considerar o seu serviço como algo importante.
O passo seguinte é conhecido como o meio do funil. Neste momento, o cliente reconhece uma necessidade e passa a considerar sua empresa para resolver a questão. No entanto, apesar de o interessado saber que está passando por uma situação específica, ele ainda não está certo quanto às melhores formas para lidar com isso.
Geralmente, nessa etapa a empresa também já tem algumas informações básicas sobre o perfil do cliente, o que ajuda para o oferecimento de produtos e/ou serviços adequados. Vale também apresentar alternativas, de acordo com a necessidade apresentada. Dessa maneira, o cliente tem poder de escolha. Portanto, cria-se uma relação de confiança, não apenas de venda.
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Até agora, entendemos que o topo do funil é a fase da descoberta, enquanto o meio do funil é a etapa da consideração e reconhecimento de um problema ou necessidade. Seguindo essa lógica, o fundo do funil é o momento em que a compra é efetivada. Por isso, o cliente precisa saber todos os benefícios que a sua empresa oferece. Então, ele também precisa saber quais as vantagens do seu negócio em relação aos concorrentes.
Nessa fase final, o cliente já está pronto para concluir uma venda. E, cada vez mais, a empresa pode se mostrar como referência no assunto. Alguns negócios já incluem nessa etapa também o pós-venda, que também é uma etapa essencial. Ela nada mais é do que estratégias que ajudam na fidelização do cliente.
Um funil de vendas bem construído e aplicado pela empresa tem o poder não apenas de atrair clientes, mas também faz com que eles identifiquem a empresa como referência no setor. A partir disso, será muito mais fácil construir uma relação sólida e fidelizada.
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