Economicamente, o ano foi de lenta recuperação da atual recessão enfrentada pelo Brasil. Apesar da diminuição do número de desempregados, muitas pessoas continuam sem emprego e o nível de informalidade teve alta.
Mesmo com as más notícias, o período natalino não deixa de ser a época do ano com o maior número de vendas. Portanto, é importante se preparar para sair na frente dos concorrentes e conseguir atrair um número maior de clientes para as vendas de natal. Confira nossas dicas:
Em épocas de crise é normal que os consumidores procurem preços mais atrativos. Por isso, investir em promoções é uma ótima alternativa para atrair mais consumidores. Por mais que o retorno por venda seja um pouco menor, o volume compensa. Disponibilizar combos ou promoções do tipo “compre 3 e leve 4” favorece o aumento do ticket médio por cliente durante as vendas no natal.
Por mais que estejam em busca de preços melhores, os clientes estão cada vez mais atentos ao atendimento oferecido. Por isso, investir em vendedores ou atendentes com conhecimento dos produtos ofertados é fundamental para aumentar as vendas no natal. Nos e-commerces, por exemplo, a oferta de vários canais de comunicação com alta disponibilidade pode representar a efetivação ou desistência da compra. E se você já atraiu o cliente, oferecer um bom pós venda é a cartada final para a fidelização.
Em períodos de lojas movimentadas e sites com fluxos intensos, o sistema de logística precisa funcionar perfeitamente. É preciso ter um controle em tempo real do número de produtos disponíveis no estoque para não vender um produto esgotado e se queimar com o cliente. Além disso, é preciso ter um esquema bem montado de entrega de produtos. O prazo solicitado para entrega também é um diferencial nesta época do ano. Afinal, ninguém quer correr o risco de não ter o presente em mãos no dia certo. Porém, mais importante do que oferecer um prazo menor de entrega é cumprir o prazo prometido para o cliente.
Para facilitar o pagamento das compras de natal, muitos consumidores optam pelo parcelamento. Por isso, quanto mais facilidades você oferecer para seu cliente, melhor. Para não prejudicar seu fluxo de caixa, o indicado é contar com um intermediador de pagamento. Além de possibilitar a oferta de diversas formas de cobrança, você ainda fica livre da burocracia de negociação bancária. Isso sem contar a análise antifraude gratuita em todas as transações. A Efí possibilita que você ofereça o parcelamento em até 12x, podendo definir o recebimento em uma única parcela ou em várias, com a cobrança de juros de seu cliente ou não. Faça uma simulação gratuita de tarifas e confira outras vantagens da Efí!
Em épocas de crises, é preciso se esforçar mais para atrair novos clientes. Nesse período de vendas no natal, as ofertas costumam ser maiores que a demanda. É preciso se diferenciar para ser atrativo ao consumidor. Por isso, ficar atento a alguns detalhes é importante para efetivar o maior número de vendas no natal. Confira também nossas dicas para aproveitar as datas comemorativas no e-commerce!
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