Quem pensa em empreender online, ou mesmo quem já abriu uma loja no meio virtual, costuma ter dúvidas sobre qual a melhor forma de tornar o processo de pagamento uma etapa mais segura e eficiente. Questões como “Devo procurar por convênios com redes de cartões de créditos?”, “Tenho que vincular minha loja a bancos?”, “Como emitir boletos de forma simplificada?” são comuns. Ninguém quer ter dúvidas sobre a segurança na hora de realizar uma transação financeira, nem o comprador, nem a loja. E muitos desconhecem o serviço fornecido por uma plataforma de pagamentos.
Nos dias de hoje, a internet aliada à tecnologia tem transformado processos complexos em mecanismos intuitivos. É daí que vem a boa notícia para o empreendedor de e-commerce: existem empresas para cumprir exatamente a função de intermediar os pagamentos feitos pela internet. Elas possuem a função de receber dos compradores e repassar os valores aos vendedores, tudo online.
Uma intermediadora não é necessariamente uma instituição financeira e não trabalha com esse propósito. Na verdade, a proposta é apresentar uma solução mais acessível a quem deseja vender produtos online. Ela consiste, basicamente, em gerir e intermediar cobranças e pagamentos via internet. Portanto, esse tipo de empresa é conhecida como uma plataforma de pagamentos.
Sabemos que as plataformas de e-comemerce são uma alternativa prática para quem quer empreender por conta própria. Aliás, o e-commerce em si já é um retrato dos nossos tempos. Então, por que não usar ainda mais a tecnologia para simplificar as transações financeiras?
Ter uma plataforma de pagamentos traz para o negócio o conforto e a praticidade que é preciso para conquistar a confiança dos clientes e para crescer no mercado virtual.
Apesar de a ideia estar aparentemente resumida ao fato de facilitar a vida do comprador, há muitos outros benefícios por trás disso. Uma intermediadora de pagamentos vai, por meio de uma conta virtual, gerenciar mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes. Isso equivale a automatizar as etapas de pagamento, através de uma série de ferramentas. Uma plataforma de pagamentos geralmente possui uma interface amigável, de comandos intuitivos, que farão o site da loja trabalhar sozinho.
Poder contar com rapidez e segurança no recebimento dos clientes evita que o empreendedor preocupe-se em enviar cobranças, principalmente aquelas que têm de ser enviadas todos os meses, visto que a própria intermediadora viabilizará que pagamentos por assinaturas ou mensalidades possam ser cobradas diretamente no cartão de crédito do cliente.
Ter facilidade em fazer um pagamento é um plus que atrai o comprador. Não ter que enfrentar um processo confuso ou cheio de complicações ao concluir a compra, uma vez que a decisão de escolher e pagar pelo produto já foi tomada, corresponde a não ter as expectativas frustradas.
Se, por um lado, a oferta de recursos úteis e fáceis de usar é bem vista por quem efetua a compra, o controle e a rapidez nos recebimentos é igualmente positivo para quem vende. Uma plataforma de pagamentos facilita a navegação do cliente na plataforma de e-commerce ao mesmo tempo em que garante benefícios ao empreendedor.
Adotar um mecanismo de gerenciamento de pagamentos online executado por um sistema de pagamentos acaba por se tornar uma solução segura. Afinal, o serviço possui essa finalidade. E, portanto, o foco das empresas de pagamentos estará primordialmente na segurança.
Para além do essencial, a oferta variada de possibilidades de pagamento oferece ao comprador mais alternativas para efetuar sua compra. Disponibilizar a opção de pagamento por cartões de crédito, boleto, débito em conta torna o processo mais confortável.
Alguns fatores trarão mais conversões, de potenciais clientes e clientes. Pode-se citar a segurança, a facilidade nas transações e o fato de uma plataforma de pagamentos ser algo simples de aderir. E, assim, gerir um comércio virtual vai se tornando algo cada vez mais prático.
O sucesso de empreender através do e-commerce é, cada vez mais, uma questão de conhecer as ferramentas certas.
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