Quem tem um e-commerce ou quer começar a vender pela internet precisa saber o que é e como funciona um gateway de pagamento, uma plataforma que possibilita as operações de compra e venda no ambiente virtual.
Além de ser compatível com diversos meios de pagamento, ela também dá mais autonomia para as empresas definirem as condições, como o número máximo de parcelas que podem ser oferecidas aos clientes.
Se você quer criar um e-commerce, mas ainda não conhece esse serviço, continue a leitura e descubra como os gateways de pagamento funcionam e quais são os seus benefícios!
O gateway de pagamento é um serviço que funciona como ponte entre o consumidor e as instituições de pagamento. O seu objetivo é processar as transações financeiras feitas no ambiente virtual para concretizar o processo de compra e venda de um produto ou serviço.
O lado positivo dessa tecnologia é que ela pode ser integrada à página de vendas da sua loja virtual, plataforma ou software. Portanto, o seu cliente não precisa acessar outro site para conseguir concluir a compra.
Com o gateway também é possível oferecer diversos meios de pagamento, como cartão de crédito e débito, boleto bancário, Pix e voucher online — e as empresas que disponibilizam múltiplas opções de pagamento para os seus consumidores têm mais chances de concretizar uma venda.
Tudo começa quando o cliente acessa a página de checkout, escolhe a forma de pagamento e preenche os seus dados. Caso a pessoa tenha escolhido pagar com o cartão de crédito, por exemplo, a transação ocorrerá da seguinte forma:
Apesar de parecer um processo demorado, ele ocorre de maneira rápida e automática. Geralmente, o consumidor recebe a mensagem com a aprovação ou não da compra em poucos instantes.
Os gateways de pagamento podem oferecer diversas vantagens para as empresas que desejam ampliar as vendas. Veja quais são!
Uma grande vantagem do gateway de pagamento é que essa plataforma ajuda o negócio a reduzir os custos. Isso porque, por meio desse mecanismo, é possível automatizar várias tarefas, como a emissão de boletos e cobranças. Portanto, não há a necessidade de utilizar outros softwares ou fazer a gestão de cobranças de forma manual.
Além disso, como a sua loja virtual estará ligada diretamente às instituições de pagamento, será possível negociar tarifas menores, o que também pode contribuir bastante para aumentar o caixa da sua empresa.
A implementação de um gateway de pagamentos pode ajudar o seu e-commerce a reduzir carrinhos de compra abandonados, possibilitando uma experiência de compra mais ágil e prática para o consumidor.
Outra grande vantagem do gateway de pagamento é a segurança que essa tecnologia oferece. Essas plataformas contam com sistemas antifraudes e com recursos avançados de proteção, como criptografia, para evitar golpes.
Os gateways aceitam múltiplos meios de pagamento, como Pix, boleto bancário e cartão de crédito e débito. Além disso, algumas plataformas também permitem que a pessoa pague usando dois cartões diferentes ou dois meios de pagamentos distintos.
Muitos gateways também deixam que os empresários definam qual será o número máximo de parcelas que poderá ser oferecido para os consumidores. Usar esses recursos pode ser uma boa forma de aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
Quem deseja fazer uma boa gestão financeira precisa saber que é possível integrar os gateways de pagamento com os sistemas de gestão ERP. Essa integração pode facilitar o processo de contabilidade e o controle do fluxo de caixa.
Os gateways de pagamento também oferecem relatórios gerenciais com as principais informações sobre as transações de compra e venda feitas na loja virtual. Com esses dados, a sua empresa vai poder tomar decisões mais estratégicas para aumentar as vendas e fidelizar mais clientes.
Transparência no processo de venda
Com o gateway de pagamento, o checkout acontece de forma transparente para o consumidor. Ou seja, todo o processo de pagamento acontece dentro da sua loja virtual, sem redirecionamento para outros sites.
Esse processo transmite mais segurança aos clientes, melhorando a experiência de compra e reduzindo o abandono de carrinho.
O subadquirente tem funções similares às de um gateway, ou seja, faz a comunicação entre cliente, lojista e instituições financeiras. No entanto, não é possível integrar esse sistema à página de venda do e-commerce.
Isso significa que o consumidor vai precisar acessar outro site para concluir a compra, o que pode comprometer a transação. Logo, o gateway de pagamento se diferencia por trazer essa facilidade na integração, dando mais autonomia ao cliente e ao empresário.
Quando for escolher o seu gateway de pagamento, procure uma plataforma que ofereça as funções e as ferramentas adequadas para o seu negócio. Além disso, opte por um mecanismo que tenha certificados de segurança para assegurar a proteção dos dados da sua empresa e dos seus clientes.
Também é importante optar por uma plataforma estável e com boa reputação no mercado, como o ecossistema da Efí, o Efí Pay, que permite automatizar as suas vendas e cobranças por meio da plataforma de gestão, APIs e conta digital PJ integradas.
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