Você já parou para pensar na variedade de formas de pagamento que existem atualmente? Pix, boleto e cartão de crédito ou débito são só algumas das opções que você pode oferecer no seu negócio.
Com tantas formas diferentes, é importante estar atento e entender quais são as principais vantagens de cada alternativa, pois essas informações podem te ajudar a ter ainda mais sucesso nas suas vendas.
Para te ajudar nisso, vamos apresentar quais são as principais formas de pagamento que existem, quais são as mais usadas e como você pode escolher a solução ideal para o seu negócio. Veja!
As formas de pagamento são opções que uma empresa oferece ao cliente para que ele pague por um produto ou serviço.
É muito comum que um negócio ofereça mais de uma forma de pagamento para que o cliente tenha a liberdade de escolher a que é mais conveniente para ele.
O avanço da tecnologia possibilitou diversas mudanças na vida de todos, inclusive no comportamento dos usuários na hora de fazer pagamentos. Com isso, algumas opções que eram muito populares nos últimos anos têm perdido espaço para outras.
É o caso do cheque, por exemplo. Segundo um levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o número de cheques usados pelos brasileiros em 2023 caiu 17% em relação ao ano de 2022.
Desse modo, é importante acompanhar essas mudanças para garantir que o seu negócio ofereça as formas de pagamento mais usadas pelos clientes. Pensando nisso, listamos as opções mais populares entre os brasileiros. Confira!
O dinheiro em espécie é um método de pagamento que vem perdendo espaço para os meios digitais no Brasil, principalmente com a chegada do Pix.
Dependendo do segmento de atuação do negócio, como o caso dos e-commerces, ele causa limitações, já que a compra e venda é online e impossibilita o recebimento do pagamento.
Embora algumas pessoas considerem o boleto bancário obsoleto, especialmente depois do lançamento do Pix, essa forma de pagamento é uma boa opção para quem não se sente seguro para informar dados sensíveis, como os números do cartão para pagamentos online.
Ele também é uma forma de pagamento democrática e conveniente, porque não precisa ter conta em banco para pagar, podendo pagar em dinheiro em lotéricas, por exemplo.
Além disso, os boletos de algumas instituições, como o da Efí, podem ter um QR Code Pix incluído, que além de permitir a configuração de juros, multa e descontos, como no código de barras, o saldo cai na hora.
Lançado em 2020, o Pix é uma modalidade que permite o pagamento instantâneo de qualquer valor. Segundo dados da Febraban, essa é a principal forma de pagamento usada no Brasil desde 2022.
Como a confirmação do pagamento é imediata, ele é uma ótima opção para todos os tipos de negócio, seja físico, via QR Code ou em e-commerces.
Além disso, o Banco Central pretende lançar o Pix Automático em outubro de 2024. Ele vai funcionar de maneira semelhante ao pagamento de serviços de débito automático, ou seja, será possível fazer cobranças recorrentes por meio do Pix.
VEJA TAMBÉM: Como funciona o Pix Cobrança com data de vencimento?
O cartão também é uma modalidade de pagamento muito usada pelos consumidores. No caso do cartão de débito, o pagamento é feito à vista, ou seja, o valor é transferido da conta do cliente para a conta do lojista.
Já no crédito, o cliente pode escolher pelo pagamento à vista, parcelado ou recorrente. Para o empresário, essa é uma ótima forma de pagamento, tanto para lojas físicas quanto para negócios digitais.
O pagamento por aproximação, como o próprio nome já diz, permite que o consumidor efetue o pagamento por crédito ou débito apenas encostando o cartão na maquininha, sendo uma maneira fácil de fazer o pagamento.
Com a mesma tecnologia do pagamento por aproximação, os consumidores podem cadastrar um cartão online no smartphone ou no smartwatch e fazer pagamentos sem a necessidade de apresentar o cartão físico.
Como o próprio nome já diz, o link de pagamento permite o envio de um link seguro para o cliente fazer o pagamento de um produto ou serviço. Ele pode ser enviado de diferentes formas, por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais.
Além da facilidade no envio, essa forma pode oferecer ao cliente a possibilidade de pagar com boleto, cartão de crédito ou Pix, sem estar presente na loja em que está comprando o produto.
Quero vender online com o Link de Pagamento Efí Pay
Apesar de não ser tão popular quanto as outras formas de pagamento que citamos aqui, o carnê funciona como um conjunto de vários boletos emitidos de uma única vez para o pagamento de vendas de alto valor que podem ser parceladas.
Ele costuma ser popular entre os clientes que não têm um cartão de crédito ou têm um limite baixo e é muito usado em serviços de assinatura como, internet, rastreamento veicular, serviços de segurança e em mensalidades em geral.
O pagamento recorrente é uma opção de pagamento, em que a cobrança é feita periodicamente, sem comprometer o limite do cartão de crédito. Ou seja, você cria a assinatura e o valor é lançado na sua fatura do cliente todo mês.
Além disso, também é possível configurar cobranças recorrentes usando o Bolix, o boleto com QR Code Pix da Efí. Dessa forma, você configura uma única vez e a Efí envia os boletos automaticamente por e-mail na frequência escolhida.
O checkout transparente é uma alternativa que facilita a jornada de compra do cliente, já que todo o processo de finalização do pedido, incluindo a forma e dados de pagamento, ocorre dentro do site, sem redirecionamentos.
Muito usada antes do lançamento do Pix, a transferência bancária é um método de pagamento que necessita dos dados da conta e da agência de quem vai receber o valor pago.
Com o fim do DOC (Documento de Crédito), em janeiro de 2024, as transferências bancárias só podem ser feitas por meio do TED (Transferência Eletrônica), sem limite de valor.
Seja um negócio físico, seja digital, é importante estar sempre atento ao cenário de formas de pagamento, buscando oferecer a maior variedade possível para os seus clientes.
Como mostram os dados da Febraban, que apresentamos acima, o Pix é a forma mais popular entre os brasileiros. No entanto, é interessante oferecer outras opções, especialmente para atender aos clientes que desejam fazer o pagamento a prazo.
Com a variedade de formas de pagamento disponíveis atualmente, é praticamente impossível garantir que todas as suas operações financeiras trabalhem em conjunto e de maneira organizada sem uma boa plataforma de pagamentos.
Para isso, uma dica é pensar nas especificidades dos seus clientes e do seu negócio, a partir dessas perguntas que você deve fazer a si mesmo.
Ter essas informações vai te ajudar a identificar as melhores opções para o seu negócio. Além disso, em um mundo cada vez mais digital e com tantas formas de pagamento, contar com uma boa plataforma de pagamentos online pode trazer ainda mais versatilidade, segurança e eficiência.
E, claro, nessa jornada você pode contar com o ecossistema da Efí para otimizar os seus processos financeiros. Com a gente, você tem a solução ideal para o seu negócio, físico ou digital, de pequeno, médio ou grande porte.
Para pagamentos com Pix, por exemplo, oferecemos a API Pix que permite que você receba pagamentos de forma instantânea e automatizada, além de fazer cobranças imediatas e com datas de vencimento.
Além disso, com a Efí Pay você pode aceitar as formas de pagamento favoritas do seu cliente e ainda contar com as melhores tarifas. Por isso, conte com a gente para descomplicar as finanças do seu negócio com facilidade e segurança!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.