Em um mercado super volátil e cada vez mais exigente, alguns cuidados se tornam vitais. Mesmo as empresas já consagradas precisam lutar diariamente para conquistar e manter seu lugar na predileção do consumidor. Mas como assegurar a prosperidade das companhias, quaisquer que sejam seus portes ou segmentos? Por isso vamos abordar neste artigo o que é o PLM, continue lendo:
O dinamismo do mercado atual demanda mais agilidade e inovação nos processos de disponibilização de novos produtos ou serviços para o consumidor. É preciso, assim, criar, realizar e lançar produtos realmente inovadores. Também é preciso diminuir, ao mesmo tempo, os custos relativos ao seu desenvolvimento, à sua produção e à sua distribuição.
Dessa maneira, as companhias que almejam se destacar no mercado, mantendo sua saúde financeira e ampliando as possibilidades de crescimento, devem encontrar soluções para as seguintes perguntas:
As respostas que podem sanar tais dúvidas podem ser encontradas com a simples adoção de um sistema de gerenciamento do ciclo de vida do produto. O sistema de gerenciamento pode ajudar as empresas a aprimorarem seu processo produtivo. Mas você já conhece esse sistema e suas possibilidades? Pois então confira agora mesmo nosso post e aprenda já:
O Product Lifecycle Management (PLM) consiste em um conjunto de soluções. Ele se utiliza de ferramentas de tecnologia da informação para criar uma espécie de banco de dados colaborativo, que permite gerenciar todo o processo do ciclo de vida de qualquer produto. São armazenados dados desde sua elaboração, passando pelo desenvolvimento, produção e chegando à distribuição. O processo inclui do início e, ocasionalmente, até o fim de sua comercialização.
O PLM permite que todos os setores da empresa compartilhem dados avançados e específicos sobre as diferentes fases do ciclo de vida dos produtos, reunindo todas as informações partilhadas em uma única base de dados. Integra-se, assim, pessoas, processos e estratégias de mercado. Então, cria-se um canal de informação sobre todos os dados dos processos de produção. Mais que somente uma nova tecnologia, o PLM é uma abordagem que trata como importante cada etapa do processo de produção. Além disso, oferece uma visão ampla sobre o funcionamento e as variantes tanto no desenvolvimento como na elaboração de produtos.
Todas as informações reunidas pelo PLM possibilitam às empresas uma maior compreensão sobre o completo funcionamento do ciclo de produção. Com isso, a companhia pode analisar quais são os pontos fortes e onde se encontram as fragilidades de seu sistema operacional. Assim, ela pode optar por abandonar práticas maléficas e adotar procedimentos que beneficiem e tornem possíveis seus objetivos comerciais.
Entre os principais benefícios que a adoção do PLM pode trazer as empresas estão uma maior compreensão do mercado, facilitando a criação e o desenvolvimento de novos produtos e aumentando o market share. Aumenta-se, também, a produtividade, assim como se aprimora a competência no atendimento da demanda. Há uma redução do custo de produção e de manutenção do ciclo de vida dos produtos, assim como no tempo entre a geração de um produto e sua disponibilidade no mercado. Além disso, possibilita-se a medição de riscos, falhas, progressos e sucessos de novos produtos.
Por todas essas razões, qualquer profissional à frente de empresas inseridas no atual cenário econômico deve considerar a utilização de práticas de PLM em sua gestão, a fim de melhorar cada fase de seu processo de produção. Em um cenário em que a competição por um espaço no mercado se torna cada vez mais atenuada, as companhias precisam abusar de todo o conhecimento possível. Para isso, precisam utilizar todos os recursos disponíveis para criar condições que possibilitem sua imersão e devida manutenção no mercado.
Viu só como a implementação de um sistema de PLM só traz benefícios aos negócios dos mais variados portes? Então o que você ainda está esperando?
Agora comente nas nossas redes sociais: quais das vantagens trazidas por esse sistema chamou mais sua atenção? Compartilhe suas opiniões e deixe suas sugestões e dúvidas Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.