Gestão e Marketing

Como se preparar para vender mais em eventos sazonais

Criado em 4 de nov. de 2014

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Datas comemorativas e eventos sazonais são grandes oportunidades para vender mais! Além disso, você pode criar oportunidades de negócios e dar mais visibilidade para o seu e-commerce. Mas para que essas oportunidades sejam aproveitadas ao máximo, é preciso muita preparação e uma boa dose de criatividade. Quer saber como se organizar da melhor forma possível para essas datas específicas e eventos sazonais? Então confira agora mesmo nosso post:

Planeje detalhadamente para vender mais em eventos sazonais

Qualquer ação ligada a uma data específica deve ser planejada com uma certa antecedência. Os mínimos detalhes precisam ser devidamente previstos e arranjados para que tudo saia conforme o planejado. Durante o planejamento, é preciso determinar o objetivo da ação, o público-alvo, as estratégias utilizadas e os recursos devem ser providenciados. O planejamento é fundamental para que sua ação em eventos sazonais tenha sucesso e atinja os objetivos estabelecidos, assim como para que não haja nenhum imprevisto. Com o aumento do fluxo, falta de produtos em estoque ou servidores fora do ar por causa do movimento intenso podem te impedir de vender mais.

Crie elementos visuais atrativos

Eventos sazonais são boas oportunidades para se trabalhar com uma comunicação diferenciada, investindo em elementos visuais atrativos e coerentemente contextualizados. Uma campanha de Natal, por exemplo, deve conter elementos que lembrem a data festiva, atraindo imediatamente a atenção do consumidor. Realçar alguns elementos da página e criar calls to action específicos para determinados produtos também podem ser uma boa ideia. Essas ações vão auxiliar para que consiga vender mais em eventos sazonais.

Prepare seu estoque

Se você já tem um histórico de anos anteriores, poderá planejar seu estoque de acordo com o que já conhece. Fazer um levantamento da quantidade de mercadorias necessárias para acompanhar a previsão de aumento de vendas para os eventos sazonais em questão é primordial. Instituições como associações comerciais costumam divulgar essas previsões com uma maior antecedência. Dessa forma você garante mais tempo para se organizar e negociar as entregas com seus fornecedores.

Invista na logística

Como a demanda em eventos sazonais se mostra bem maior do que o normal, é comum que ocorram atrasos nos envios de mercadorias. Isso pode comprometer o planejamento de seus clientes, deixando-os insatisfeitos. Alguns passos são necessários para se prevenir, não permitindo que ocorra imprevistos. Uma alternativa é procurar  maneiras para garantir o cumprimento dos prazos de entrega dos seus produtos ou, ainda, aumente sua equipe para dar conta de tantos pedidos!

Crie promoções temáticas

Crie promoções temáticas

Como você vai planejar o evento com a devida antecedência, pode criar promoções temáticas. Kits personalizados e outras inovações que despertem o interesse dos seus clientes também são boas ideias para motivar mais pessoas a adquirir seu produto. Valorizar aqueles consumidores mais fiéis oferecendo produtos e condições exclusivas garante maior engajamento para o seu e-commerce, trazendo aliados para a divulgação da sua marca.

Crie conteúdos específicos

Aproveite o marketing de conteúdo para atrair mais clientes para os seus eventos sazonais! Você pode dar dicas de presentes, falar a respeito das origens de determinada data comemorativa ou, ainda, explicar o funcionamento de certos produtos. Essas ações dão ao seu público maior poder de decisão sobre a compra, contribuindo para a conversão.

Divulgue

Todas as ações que mencionamos podem fazer você vender mais em períodos sazonais, desde que você divulgue seus diferenciais da forma correta. Utilize uma newsletter para informar aos seus clientes habituais sobre as ações que serão realizadas em determinada data. Conte também com as redes sociais para propagar suas promoções, conquistando mais clientes. Crie landing pages temáticas, use seu blog para realizar a divulgação e conte com parceiros para entrarem nessa com você.

Vender mais em datas sazonais só depende de você. Portanto, aproveite nossas dicas e comece a planejar suas ações agora mesmo! E não deixe de comentar nas nossas redes sociais e nos contar sobre seus planos Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Confira também nosso post: Aproveite as datas comemorativas no seu e-commerce com nossas dicas!

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