Um correntista não precisa mais se dar ao trabalho de se deslocar a bancos para emitir boletos, transferir valores ou realizar pagamentos. Para isso existem, hoje, plataformas eletrônicas extremamente confiáveis. Por outro lado, essa múltipla oferta de serviços na internet faz com que o consumidor fique mais exigente e menos tolerante a eventuais falhas. Para esses clientes mais impacientes, a própria internet fornece diversos sites especializados em reclamações, gerando uma bola de neve de insatisfação que pode comprometer a credibilidade da sua empresa.
Para impedir que as reclamações sobre pagamento aconteçam com sua empresa, confira nossas dicas:
Não tenha receio de oferecer ao seu cliente todo o tipo de informação acerca do seu negócio — taxas, certificados, nível de segurança e confiabilidade do sistema, por exemplo. Sugira que ele se informe antes de fechar o contrato, que, por sua vez, também deve ser lido com atenção, cláusula por cláusula. Quanto mais informado o cliente for, menor a chance de desgaste entre ele e sua empresa, já que ele terá menos motivos para reclamar de um procedimento que foi devidamente explicado.
Tenha uma equipe sempre pronta e afiada para atender seus clientes. Nem todos os usuários têm domínio sobre procedimentos na internet, portanto, é normal surgirem todos os tipos de dúvidas. E, quando elas surgirem, o ideal é que você não se restrinja a simplesmente solucioná-las. Faça a gentileza de fornecer informações adicionais sobre guias, manuais e dicas práticas para o melhor uso da plataforma. Além de obter resultados bem positivos, as questões levantadas pelos consumidores também irão ajudá-lo a conduzir melhor seu empreendimento.
Esse tópico nem precisaria ser citado, já que boa educação é primordial para qualquer convívio social. Porém, é bom destacar que um prestador de serviços malcriado ou que não tenha a devida paciência com os clientes se torna contraproducente, podendo piorar desnecessariamente a situação. Não tratar clientes como números de contratos e ter sempre em mãos suas informações — em vez de enchê-lo de perguntas — vão, certamente, impedir que o desgaste seja maior ou, pior ainda, que saia de controle.
A prestação de serviços, principalmente pela internet, está sujeita a muitos erros — de comunicação, de procedimentos ou mesmo técnicos. Não se preocupe. Caso tenha detectado algum deles na reclamação do cliente, não hesite em saná-lo o mais rápido possível. Se puder poupar a burocracia, melhor ainda. Clientes detestam ser transferidos para outros setores dentro de uma ligação — imagine, então, um cliente já insatisfeito. Esclareça bema natureza do problema e não se esqueça de pedir desculpas pelo inconveniente em nome da empresa. Caso a reclamação tenha sido exposta em um site especializado na defesa do consumidor, responda imediatamente, enumerando todos os procedimentos realizados para resolver o chamado. Isto é importante uma vez que outros potenciais clientes também estarão de olho nessa publicação. Ah, e se quiser marcar pontos, ligue, após o problema ter sido resolvido, e pergunte se o cliente está satisfeito com os serviços.
Caso você tenha cumprido à risca nossas dicas, então esse tópico poderá ajudá-lo. Nem sempre o problema vem, afinal, da empresa, mas, sim, do cliente desinformado. Mesmo que, diante de uma reclamação nervosa, você tenha detectado que a falha no procedimento é do cliente, tente ajudá-lo. Tentar se eximir de um erro não originado pela empresa é um péssimo ponto de partida. Evite respostas automáticas, com informações que tenham o único objetivo de isentar a empresa, porque elas irritam mais o consumidor. O ideal é agir como um tutor, guiando o cliente por todas as etapas para que ele consiga atingir seu objetivo, reforçando com ele a importância do papel do intermediador de pagamentos em uma transação eletrônica.
Esperamos que nossas cinco dicas o tenham ajudado a enxergar que, mais do que investir em tecnologia, para que seu negócio tenha sucesso na internet é preciso apostar em material humano. Uma equipe bem treinada para dar total suporte a um número cada vez maior de clientes é o melhor marketing que sua empresa pode ter!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.