Manter uma clientela fiel, hoje em dia, não é tarefa fácil. Enquanto em outros tempos as pessoas costumavam optar por comprar nos mesmos lugares — por hábito, comodidade e segurança —, agora, com a facilidade de se obter informações e achar praticamente tudo o que procura na internet, é só uma questão de fração de segundo para se mudar de loja, de produto e até mesmo de opinião. Portanto, se você quer manter uma carta de clientes mais ampla, sem perder aqueles que já habitualmente adquirem seus produtos, precisa se mexer, fazer algo diferente. Em tempos marcados pela impessoalidade, pequenas atitudes personalizadas podem facilmente levar o consumidor a lembrar de sua marca na hora da compra. Então conheça agora algumas ideias simples e eficientes para recompensar esses clientes fiéis:
Especialmente por não ter o custo elevado, essa prática está muito em alta atualmente. Utilizada desde gigantes operadoras de cartões de crédito até comércios modestos, essa ideia consiste em, de tempos em tempos predeterminados, recompensar os clientes fiéis proporcionalmente ao número de aquisições e ao valor de suas compras. Contabilizando o que foi gasto naquele período, ele pode ganhar brindes ou descontos em futuras compras. Então fazer parcerias com esse fim é uma boa pedida.
Quem não gosta de ter seu aniversário lembrado? E se os parabéns vêm com um desconto especial, a alegria é ainda maior! Envie um e-mail comemorativo ao aniversariante e o presenteie com descontos exclusivos, celebrando a importância que a empresa dá àquela data. Portanto, deixe claro, porém, que o presente é válido apenas naquele determinado período.
Use esse expediente para fazer vendas em tempo recorde. Pode ser por e-mail ou divulgando no perfil da marca nas redes sociais, por exemplo. A fonte, na verdade, não importa muito. O que importa é o efetivo anúncio: os descontos — especialmente sobre produtos que você tiver em excesso no estoque. Limite bastante o tempo de validade da promoção. Assim, os clientes fiéis mais afoitos não hesitarão em fechar logo o negócio e ainda ficarão com aquela sensação de terem feito uma ótima compra, ansiando sempre pela seguinte. Mire para atingir o alvo: se aquele público compra mais produtos esportivos, por exemplo, ofereça grandes vantagens nesse setor. Se consomem mais eletrônicos, siga o mesmo padrão. E assim sucessivamente.
Ofereça um significativo desconto quando os clientes fiéis completarem seis meses ou um ano de cadastro no seu estabelecimento. Isso faz com que ele se sinta lembrado como parte importante da empresa. Além disso, você também pode se valer das mesmas práticas anteriores: oferecer vantagens em produtos que ele habitualmente adquira ou até naqueles que estão fazendo volume no seu estoque — assim você mata dois coelhos com um cajadada só, liberando espaço e, o mais importante, agradando seu consumidor.
Com essas ideias simples e pouco dispendiosas, você vai manter sua clientela fiel e, consequentemente, aumentar seus lucros. As pessoas adoram ser mimadas e lembradas com carinho. Portanto, seja um empreendedor de visão e faça esse esforço por seus clientes fiéis!
E então, já faz uso de alguma dessas práticas no seu negócio? Qual delas chamou mais sua atenção e agradou mais os seus clientes fiéis? Comente nas nossas redes sociais e acompanhe nosso conteúdo exclusivo Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.