Sabe quando você acabou de visitar uma página, entrou em outra e lá está o banner da empresa consultada há pouquíssimos minutos? Pois isso é remarketing, uma técnica de seguir o usuário com ofertas mesmo quando ele já saiu da loja ou site que estava pesquisando. Se feita corretamente, a estratégia ajuda a engajar, fechar mais negócios e a fidelizar clientes. Por outro lado, o exagero leva à sensação de perseguição, o que não é nada bom para sua marca. Quer saber mais sobre essa estratégia e como usá-la corretamente? Então confira agora mesmo nosso post:
O remarketing ajuda empresas a anunciarem para pessoas que efetivamente já mostraram interesse pelo site, mas saíram sem converter. Ou seja, pessoas que saíram sem fazer uma compra, um download grátis, deixar um e-mail, pedir alguma informação ou concluir qualquer outra ação desejada pelo negócio. Com o remarketing, a marca se mantém visível a esses visitantes mesmo depois deles terem fechado o site e considerado a relação temporariamente concluída.
Por que usar essa técnica? Simples: porque funciona! A maioria das pessoas sai dos sites sem converter ou fazer uma compra. Forma-se então, um grande mercado em potencial que não só pode como deve ser explorado. Assim, quem não pratica remarketing certamente está perdendo muitas vendas.
Para entender melhor, é preciso considerar que é muito difícil atrair pessoas para o seu site. A quantidade de informação na internet é praticamente infinita, mas o tempo continua sendo limitado. Portanto, as pessoas que chegam à sua página não são simplesmente quaisquer pessoas. Essas são pessoas de um determinado perfil, que clicaram nos lugares certos ou que fizeram uma pesquisa bem específica nos buscadores. Os visitantes do seu site, mesmo os mais ocasionais, formam um grupo seleto e precioso, diferente do público em geral da internet. Por isso, conversar com eles vale mais!
Fora do mundo digital, a diferença entre marketing e remarketing é como a diferença entre fazer um anúncio para toda a população da cidade e fazer o mesmo anúncio apenas para os universitários que passaram por um certo estande e mostraram interesse por um produto em especial. Adivinhe qual tática trará melhores resultados? O remarketing é mais econômico e normalmente aumenta mais rápido e facilmente o retorno sobre o investimento (ROI).
Analisando os números
Uma agência americana de marketing fez um levantamento sobre essa estratégia com 18 clientes entre 2010 e 2011. Ela chegou aos seguintes números: quem praticou remarketing viu um aumento de 21% nas conversões e 149% no faturamento. Já o custo por clique de cada anúncio ficou menor em cerca de 20%. Estatísticas bastante animadoras, não concorda?
Colocar essa técnica em prática pode ser um pouco complicado, pois requer uma atualização da política de privacidade do site para que se possa lidar diferentemente com cookies. Cookies são as informações trocadas entre usuário e site que ficam guardadas para as próximas visitas. Por isso, é recomendado pensar no remarketing desde o começo do projeto, não só depois de já ter criado o site e o colocado para funcionar.
No site: depois de já ter visitado e saído do site, o usuário volta e tudo o que ele havia colocado no carrinho de compras continua lá.
No e-mail: o cliente que pôs alguns produtos no carrinho, mas não chegou a terminar a compra, recebe um e-mail. Esse e-mail diz que o cliente ainda pode comprar os itens que selecionou previamente. Mas que, inclusive, agora o produto X está até mais barato.
Via AdWords: se as pessoas visitaram alguma página relacionada ao seu produto, podem começar a ver anúncios referentes a ele. Se a pessoa pesquisa, por exemplo, sobre uma passagem de avião para a praia, de repente pode começar a ver anúncios sobre roupa de banho e protetor solar.
Agora comente nas nossas redes sociais e nos conte: você já foi alvo de remarketing? Chegou a concluir a compra? Compartilhe suas experiências e impressões conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!
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