Você sabia que os resultados obtidos por meio do cross-selling são os que mais turbinam um e-commerce? As mais bem-sucedidas lojas virtuais sabem trabalhar a fidelização de seu público por meio de combinações certeiras de produtos, que satisfazem os clientes e aumentam a rentabilidade do negócio.
Quer saber como aumentar o aproveitamento das suas estratégias de cross-selling, utilizando melhor esse recurso para aumentar o valor do ticket médio em seu e-commerce? Então confira algumas dicas simples para desenvolver uma estrutura focada em resultados para um cross-selling eficiente. Vamos lá?
Você pode facilitar muito a vida de um consumidor se já juntar todas as mercadorias relacionadas em um só pacote. Assim, você não espera que ele adicione cada produto separadamente ao seu carrinho, aumentando o processo. O segredo aqui é tornar tudo o mais simples possível! Quanto menos cliques forem necessários e mais fácil for o acesso aos produtos, mais rápido o cliente fechará a compra!
Que tal oferecer frete grátis para quem comprar dois produtos relacionados? Ou então dar descontos especiais no preço total do conjunto? Ou quem sabe até mesmo enviar um brinde? Esse tipo de ação pode ser o incentivo determinante para que o cliente resolva fechar logo o pedido.
Evite verbos no imperativo, dizendo, em vez de diretos “veja também” ou “compre”, “você também pode gostar” ou simplesmente “produtos relacionados”, formulações muito mais convidativas. Assim como em um atendimento fora do meio virtual, muitas pessoas se sentem incomodadas ao serem explicitamente induzidas a realizar uma ou outra ação. Portanto, mantenha o foco, mas seja o mais sutil e agradável possível.
Não sugira produtos complementares para cross-selling que extrapolem o preço do primeiro produto ou que praticamente dobrem o custo final da compra. Isso assustará os clientes, desestimulando-os a fecharem o negócio em vez de garantir um melhor rendimento na venda.
Em vez de tentar empurrar para o consumidor produtos que estão parados no estoque, ofereça mercadorias que realmente têm relação com a compra feita. Se o cliente está comprando tênis para exercícios físicos, por exemplo, coloque nas sugestões um relógio para cronometrar corridas ou até pares de meias esportivas. Já se ele está comprando um computador, mostre a possibilidade de adquirir imediatamente o pacote Office completo ou um HD externo. Sugerir os produtos certos potencializa a chance de cross-selling. Além da possibilidade de aproveitar melhor o espaço da sua página e, assim, aumentar seu rendimento total.
Muitos carrinhos são abandonados pelos clientes quando eles encontram barreiras para efetuar o pagamento dos produtos. Porém, por outro lado, se o processo for fácil e fluido, a possibilidade de aproveitarem para levar mais produtos aumenta. Portanto, valorize e conte com uma plataforma que facilite ao máximo a vida do seu consumidor!
Aqui no blog, já publicamos outros artigos com dicas que também ajudam na fidelização do cliente e, consequentemente, no aumento das vendas, como um bom atendimento, investimento no serviço de assinaturas, relacionamento pós venda, entre outros. Não deixe de conferir e acompanhar!
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