Gestão e Marketing

O que é um UX e como ele pode aumentar suas vendas?

Criado em 12 de ago. de 2019

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

O UX é um termo que vem do inglês e é a sigla para User Experience. A expressão diz respeito a uma área importante para empresas que trabalham ou estão associadas à tecnologia. O profissional de UX preocupa-se não somente com a interface, mas também com a interação entre a plataforma, o cliente e os departamentos que são vinculados à experiência do usuário, como marketing, suporte e comercial.

Assim, o conceito se insere na maneira como o usuário interage no seu site, levando em consideração o design, as posições dos menus e as imagens da página, o que gera impactos no percurso que pode ser realizado até a finalização da compra.

Neste sentido, o UX possui foco na experiência do usuário para que as ações dentro do site ou da plataforma disponibilizada sejam fáceis, práticas, tenham relevância e, ainda, agreguem valor ao produto ou serviço.

Como o UX pode impactar no número de vendas?

A experiência do usuário sempre existiu, mas o UX design preocupa-se em melhorar e ressignificar ações prevendo as possibilidades de acesso do usuário ao seu sistema ou site. Por isso, o UX pode facilitar a conversão de leads ou a conclusão de uma parceria.

Sabe quando você acessa um site ou sistema e identifica todas as informações buscadas em poucos cliques? Quando a página é intuitiva e possui informações simples para solucionar dúvidas? Ou ainda quando há sensação de comodidade ao usar o produto? Esses tipos de situações exemplificam o que acontece quando você passa a vender não somente o seu negócio, mas também a experiência envolta na usabilidade e na experiência do usuário. 

Portanto, um menu fora do local, a dificuldade de identificar informações para concluir um cadastro, um design não responsivo ou muito poluído, tudo isso pode afastar um potencial cliente.

Quais os benefícios dessa estratégia?

Além do aumento da conversão de vendas, confira os impactos do UX em algumas áreas!

Otimização de processos e fluxos

Conhecer e analisar o seu potencial cliente permite a atuação dos funcionários em outras frentes, como na retenção dos consumidores e no fomento à inovação.

Integração de Setores

O ideal é que haja envolvimento dos setores, como marketing, comercial e suporte, junto ao UX. Isso facilitará a compreensão do usuário, a identificação da melhor estratégia para a empresa e o alinhamento de tarefas entre os setores. Assim, você pode atuar na retenção do cliente para além da venda do produto. 

O estímulo ao compartilhamento da informação que é originada em diferentes áreas da empresa garante que um planejamento consistente seja desenvolvido a partir de diferentes visões.

Competitividade no mercado

É muito provável que os seus concorrentes já atuem com profissionais de UX. Então, pode fazer sentido para a sua empresa acompanhar o crescimento do seu nicho de negócio. Por isso, é preciso considerar também que o UX identifica as necessidades dos usuários, o que fomenta a criação de novas funcionalidades e produtos.

Valor agregado e maior aderência

Além da conversão do usuário, a usabilidade e eficácia da plataforma afeta o valor percebido do produto e se relaciona com o custo-benefício de utilização. O valor percebido é diferente do valor pago, pois ele insere o peso da qualidade no serviço oferecido.

Indicações

O valor agregado do produto ou serviço pode gerar indicações. Afinal, o consumidor pode considerar que o produto ou serviço adquirido atende às suas necessidades e, portanto, provavelmente também atenderá as pessoas próximas. 

Em quais ações o conceito pode ser aplicado?

Em quais ações o conceito pode ser aplicado?

Teste A/B

Você pode testar dois formatos de páginas e analisar qual delas possui maior conversão do usuário.

Chat online

É importante para os visitantes do seu site tirar dúvidas de modo prático e rápido. Assim, é possível unir tecnologia e relacionamento humano.

Formulários simples

Pesquisas com perguntas claras e objetivas aumentam a possibilidade de respostas. Nessa ação, também é importante detalhar os erros de cadastros na pesquisa no campo em que eles ocorrem.

Usabilidade

Coloque seu usuário como principal stakeholder (público estratégico) e facilite a navegação em seu site. É ideal pensar na qualidade da sua página, em como o cliente pode buscar e receber informações. Além disso, também pensar em um mecanismo simples de obtenção de respostas. 

Na lista criada pelo designer Jozef Toth você também pode conferir outros dados tangíveis para a implementação do UX.

Quer aprender mais sobre design? Então entenda sobre como funciona o design responsivo e qual a sua importância no comércio eletrônico!

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