Um intermediador de pagamentos representa uma proteção a mais contra hackers mal intencionados ou quadrilhas especializadas na clonagem de dados de cartão de crédito pela Internet. Garantir a segurança no ambiente virtual é possível, desde que se conte com as ferramentas adequadas. Assim, pode-se perceber as vantagens do intermediador de pagamentos para proteger não somente seu empreendimento, mas também os seus clientes.
Como solução contra softwares maliciosos e outros riscos virtuais, o intermediador de pagamentos garante praticidade e segurança para você, empreendedor. Além disso, os benefícios para o consumidor também são perceptíveis.
Para entender melhor o assunto e conhecer as vantagens do intermediador de pagamentos, leia o post!
Por ter funções parecidas, os intermediadores de pagamentos são comumente confundidos com gateways de pagamento. Embora ambos tenham a mesma finalidade, têm diferenças na forma com que realizam suas operações. Além disso, também apresentam diferenças na configuração de suas funcionalidades.
Gateways são plataformas que exigem a inclusão de convênios bancários próprios para poder entrar em operação. Já os intermediadores são desenvolvidos como solução total, ou seja, eles vêm prontos para o uso.
O intermediador de pagamentos será o responsável por realizar a interface entre a empresa e as instituições financeiras. Cabe ao intermediador de pagamentos coletar dados, repassá-los aos bancos e garantir que todos os envolvidos no processo tenham a operação coberta.
As formas de pagamento, com os intermediadores de pagamento, por serem mais robustos, também são mais variadas. Boletos e muitas bandeiras de cartões de crédito podem ser aceitas com esta solução online. Do ponto de vista dos vendedores, contar com mais opções de pagamento significa mais vendas.
Considerando a iminente entrada em vigor da obrigatoriedade do boleto registrado, este tipo de serviço torna-se ainda mais interessante, pois facilita muito a transição dos boletos sem registro para os boletos registrados.
Vale ressaltar que um intermediador de pagamentos realiza análises antifraude tanto de quem está comprando como de quem está vendendo. Isso ajuda a proteger o comprador de cair em possíveis golpes em que ele paga e não recebe o produto.
Certificados de segurança e selos de qualidade garantem a segurança do sistema. Além disso, contribuem para que o consumidor se tranquilize sobre a necessidade de fornecer dados sensíveis. Números como de CPF, cartão de crédito e senhas são exemplos desses dados. O ambiente virtual fica mais protegido, graças aos recursos online de segurança. Os firewalls avançados e sistema à prova de ameaças como trojans e worms são ótimos exemplos desses recursos. Dessa forma, problemas como a perda de dados podem ser evitados.
Os intermediadores de pagamentos asseguram a coleta dos dados do comprador e dos cartões de crédito, analisando os riscos do processo. Assim, a segurança torna-se ainda maior em operações financeiras pela web.
Do lado do comprador, a segurança também aumenta, uma vez que chargebacks podem ser feitos com a garantia do próprio intermediador de pagamentos. Esse é o procedimento padrão, realizado quando o cliente ou mesmo a plataforma identifica fraudes como possível cartão clonado ou produto de roubo.
Outra vantagem percebida é a possibilidade de estorno caso a mercadoria comprada não seja entregue. Desta forma, caso o comprador não receba o produto, pode solicitar o dinheiro que pagou.
Além das vantagens do intermediador de pagamentos para o consumidor, a implantação de um significa mais praticidade e rapidez na venda dos produtos para o empreendedor.
Com os intermediadores, os vendedores também contam com a vantagem de poder oferecer mais possibilidades de pagamento e maior flexibilidade de parcelamento das compras, atraindo mais clientes. O fator burocracia também se torna muito menor, uma vez que a loja virtual não precisa firmar contrato com bancos e operadoras de cartão.
Outra vantagem é a de que os vendedores podem efetuar a retirada do pagamento à vista, mesmo se o cliente pagar parcelado. Além disso, o processo para integração com a plataforma do e-commerce ou sistema de gestão é bastante simples.
Também é importante considerar a eliminação dos terríveis processos burocráticos envolvendo instituições financeiras. Quando um cliente efetua uma compra, a plataforma online cuida automaticamente da análise de crédito e da conferência dos dados fornecidos.
A decisão sobre a viabilidade da compra é instantânea. Isso acontece ao contrário do que seria se não houvesse a intermediação de uma ferramenta desenvolvida com essa finalidade. Menos preocupações com burocracia e conciliações significa mais tempo livre para cuidar de áreas mais estratégicas do negócio, portanto, mais significativas para o crescimento da empresa como um todo.
Deve-se destacar, ainda, a escalabilidade que o intermediador de pagamentos gera para o negócio. Quando uma atividade é escalável, significa que ela pode manter sua capacidade de atender a demandas crescentes sem perda de qualidade.
Essa propriedade é imprescindível para empresas que buscam crescer. Afinal, se a demanda aumenta, é em função da boa reputação conquistada. E ela não pode ser comprometida com uma temível perda de qualidade.
Com o intermediador, a empresa torna-se escalável pela automação dos processos de pagamentos. Eles podem aumentar em volume, sem prejuízo das atividades. Ou seja, a demanda pode aumentar, que o intermediador de pagamento “segura a onda”. Esse aspecto deixa o empresário muito mais tranquilo para se dedicar a outros pontos que exijam sua atenção.
Essa é uma questão muito importante para empresas que pensam em aumentar suas receitas mas têm dúvidas sobre os custos que isso gera. Afinal, como aumentar a lucratividade sem que os custos inerentes sejam impeditivos? Um intermediador é uma das formas de solucionar esse impasse.
Também é um ponto a se considerar quando, por exemplo, um MEI migra para outra categoria de empresa em função do aumento no faturamento. Nesse caso, será necessário variar nas formas de pagamento aceitas. E com um intermediador de pagamentos, as dores do processo de transição são minimizadas.
Para ter uma conta gratuita em um intermediador de pagamentos é muito simples. Para isso, basta seguir os passo a passo a seguir:
Então, agora que você conhece as vantagens do intermediador de pagamentos, que tal contratar um agora mesmo para seu negócio? Faça contato com a Efí, teremos prazer em conversar sobre soluções de pagamentos para a sua empresa!
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