É essencial que a empresa acompanhe os pagamentos dos clientes, pois esse monitoramento permite que se tenha total controle e ação em relação ao fluxo de caixa. Não importa se é feito diária, semanal ou mensalmente, o imprescindível é não deixar de acompanhar os pagamentos por períodos muito longos, já que toda empresa está sujeita à inadimplência.
Para ter um melhor controle dos pagamentos de seus clientes, pode-se investir em uma ferramenta de gestão de pagamentos, que oferece a autonomia necessária para a geração de boletos e carnês e o acompanhamento da evolução dos pagamentos em poucos minutos, produzindo relatórios altamente confiáveis.
Como esses diagnósticos são de crucial análise para o gestor, resolvemos detalhar aqui 5 relatórios essenciais para manter os pagamentos dos seus clientes sob total controle, otimizando suas atividades e seus recursos e evitando atrasos e possíveis inadimplências. Ficou curioso? Então confira agora mesmo nosso post:
A emissão de um boleto é o que dá início ao seu processo de cobrança, gerando obrigações tanto por parte do cliente quanto por parte da empresa. Ao se gerar um boleto, é preciso ter a certeza de que o cliente está ciente das condições de pagamento e de que a empresa tem todos os dados cadastrais do consumidor registrados no sistema.
O controle de emissões de boletos permite à empresa saber qual é a sua previsão de recebimentos a curto, médio e longo prazos, o que permite o tempo necessário para planejar seu fluxo de caixa e possíveis incrementos ao seu produto ou serviço, reinvestindo parte do lucro no próprio negócio.
Controlando as datas de vencimento de boletos e carnês, você confirma — ou não — as informações projetadas com a emissão dos boletos, e ainda pode acompanhar de perto o número de atrasos de pagamentos e a taxa de inadimplência, construindo uma política de negociação constante com os eventuais clientes devedores.
A taxa de atrasos de pagamentos é um tema recorrente nas empresas, que permite que a gestão esteja preparada para uma quebra nas entradas do seu fluxo de caixa, prevendo, assim, prejuízos temporários ou permanentes. O relatório de atrasos é uma ferramenta eficiente para que o seu setor de cobranças possa agir proativamente, enviando um e-mail ou um SMS para o cliente, lembrando sobre a fatura vencida.
Clientes inadimplentes podem ser recuperados se você fizer um bom trabalho de negociação. Portanto, sua empresa pode utilizar esse tipo de relatório para entrar em contato com os clientes devedores e, então, fazer uma proposta de negociação. Não se esqueça de que o papel do negociador é extremamente importante, sendo assim, contrate um colaborador capacitado para gerenciar conflitos.
Acompanhar os valores já recebidos permite que você foque também nos valores ainda não recebidos, nos atrasos ou nos clientes inadimplentes, reduzindo a carga de trabalho e direcionando os esforços para sanar problemas que podem acabar se virando contra a própria empresa. Os recebimentos são a base para o controle do seu fluxo de caixa, a emissão de pagamentos e a manutenção do seu negócio, portanto, devem estar sempre em dia.
Acompanhar a evolução dos recebimentos da sua empresa é antever problemas e se planejar para o futuro, mantendo a organização preparada para qualquer situação, seja ela positiva ou negativa.
Agora que você já está pronto para investir em uma ferramenta de gestão de pagamentos eficiente, comente aqui e nos conte como são feitos, atualmente, esses relatórios na sua empresa. Compartilhe suas experiências conosco! Participe!
Confira também nosso post > Inadimplência: veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto
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