Independentemente da área de atuação da sua empresa, fato é que novos clientes são sempre bem-vindos. Atrair os consumidores, no entanto, pode não ser uma tarefa fácil em um mercado que está cada vez mais competitivo. Então não perca mais tempo e confira agora 4 dicas campeãs que vão ajudá-lo nessa empreitada:
Pode parecer meio óbvio, mas muitas empresas não se preocupam em conhecer o cliente com quem querem negociar. Para atrair mais consumidores para sua base, é preciso, primeiro, saber com quem você está lidando. Para isso, é possível usar recursos como uma ferramenta de Customer Relationship Management — o popular CRM —, que possibilita que você conheça não só os dados pessoais básicos do seu cliente, como outras informações relevantes, como hábitos de compra, forma de comunicação preferida — e-mail, SMS ou telefone, por exemplo. Mesmo que você não possua no momento recursos para investir em uma ferramenta mais sofisticada, é possível conhecer melhor seus clientes usando uma simples planilha de Excel. Basta inserir os dados pessoais do consumidor — como nome, telefone, endereço e data de aniversário —, assim como o seu histórico de compras. Lembre-se de manter o documento sempre atualizado, assim saberá quais foram suas últimas negociações com a sua empresa e quais são os itens pelos quais ele mais se interessa. De posse dessas informações, você pode passar a oferecer um atendimento altamente personalizado e melhorar ainda mais o relacionamento entre vocês.
Não tem nada pior do que ser atendido por um vendedor com ar de superioridade ou que simplesmente não retorna seus e-mails ou suas ligações. Para atrair mais clientes, invista em pontos que tornem sua empresa cada vez mais acessível para o cliente. Incentive o teste de produtos e serviços, por exemplo. Faça com que o consumidor se sinta cada vez mais à vontade com a sua marca.
Investir em programas de fidelidade é uma ótima forma de atrair mais clientes para sua empresa. Inicialmente, aposte em um modelo mais simples — como, por exemplo, a oferta de um brinde ou um cupom de desconto a cada 10 compras do cliente. Dessa forma, o cliente é incentivado a voltar a interagir com a sua empresa, o que pode levar, inclusive, a uma compra que ultrapasse o valor oferecido no cupom ganho. Isso tudo sem contar na propaganda boca a boca que esses clientes farão a respeito dos ótimos serviços oferecidos pela sua empresa. Manter os consumidores habituais é também uma excelente forma de conquistar nova clientela!
Seja por meio de parcerias com outras empresas ou de uma expansão feita internamente, pensar em novos canais de venda é uma forma de atrair cada vez mais clientes para a empresa. Você comercializa seus produtos ou serviços exclusivamente em escritórios ou lojas físicas? Por que não avaliar a possibilidade de criar um braço on-line, que facilitaria — e muito — a vida de quem não tem tempo para se deslocar até suas bases? Dependendo do tipo de produto ou serviço fornecido por sua empresa, investir em vales-presentes pode ser uma boa alternativa para alcançar um maior volume de vendas e atingir mais clientes sem ter que necessariamente fazer um investimento adicional.
Para atrair novos clientes para sua empresa, é preciso inovar e pensar sempre em estratégias diferenciadas. E então, como anda sua criatividade? Tem alguma sugestão para enriquecer nossa lista? Comente aqui e compartilhe suas ideias conosco!
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