Como se preparar para a Black Friday? Como planejar as ofertas, o estoque e as entregas? E qual o melhor meio de pagamento para oferecer?
Podemos te ajudar! Além de separar dicas valiosas para o seu e-commerce, convidamos dois especialistas que sabem como inovar na Black Friday para nos apoiar nessa missão.
Vem ler as nossas dicas e ouça (sim, estamos falando do Podcast Efícientes!) essas duas feras: Marcos Caringi, gerente de Growth da Globo, e Luana Delorme, gerente de Marketing de Produto na Efí Bank, ambos com experiências em uma das maiores redes de varejo do Brasil.
O feijão com arroz é essencial. Vamos começar por ele? 😉
Ter uma estratégia “feijão com arroz” é garantir o planejamento básico. Então, não adianta querer sair na frente com super promoções sem um planejamento de estoque e atendimento, certo? Inclusive, antes de saber como inovar na Black Friday, é preciso contar com uma boa base.
Já estamos em novembro. Como se planejar para a Black Friday “em cima da hora”?
Primeiramente, o mais importante é levar em conta alguns fatores, como:
Para ficar mais fácil, você já pode começar a entender dados das vendas do ano passado na sua loja. Pense nisso!
Depois disso, vem saber como se preparar para a Black Friday de verdade com os nossos especialistas convidados! Separamos os melhores momentos do podcast Efícientes para você.
Só não esquece de assistir ao episódio completo pelo nosso YouTube ou pelas principais plataformas de música: Spotify, Deezer ou Amazon Music, combinado? Guardamos mais dicas valiosas para uma Black Friday de milhões. 🪙
Em uma casa, os pilares interagem entre si. Isso porque a distribuição de cada carga depende da disposição e da resistência de cada um.
E se você quer saber como se preparar para a Black Friday com essa solidez, saiba que “existem 3 pilares da boa organização: precificação, o estoque e a entrega”, alerta Luana.
“Por exemplo, você não pode botar um preço muito abaixo porque pode quebrar sua margem. Muito acima, tem a concorrência ali. E o preço de banana pode te desvalorizar.”
Luana Delorme
As pessoas não querem esperar. De acordo com o Google, o ideal é que seu site demore até 3 segundos para aparecer ao público. Caso contrário, você pode perder visitantes e clientes em potencial.
“Já fez esse teste de quanto tempo demora para o seu site carregar? A cada segundo você pode perder clientes. Então, garante o básico para depois sair inovando.”
Marcos Caringi
🌟Uma forma de entender a qualidade do seu site é usar o Google PageSpeed Insights. Basta entrar na página, digitar seu domínio e clicar em “analisar”. Em segundos, você verá o resultado da análise.
Ter uma boa equipe é importante para uma loja durante a maior liquidação do e-commerce? Sim, sem dúvida. Num momento intenso, o engajamento faz toda a diferença para resolução de problemas.
“É bom manter essa energia e manter todo mundo focado para entregar uma boa Black Friday, tanto internamente como para os clientes.”
Marcos Caringi
Já que falamos de planejamento a estoque, agora chegamos num ponto importante: a experiência de pagamento. Não tem como se preparar para a Black Friday sem pensar em processos rápidos, seguros e convenientes.
“Tem que ter diversos meios de pagamento, porque o brasileiro gosta de poder escolher e você enquanto negocio pode ser um diferencial seu.”
Luana Delorme
💡 Aproveite e leia também: Black Friday 2023: quais meios de pagamento dominarão as vendas no e-commerce?
Uma comunicação personalizada é essencial para encantar o cliente e oferecer experiências incríveis. Para isso, estude bem o seu público.
“Formatos, fotos, toda a construção está chegando num nível que é de mim para você. Ter essa base bem fundamentada vai ser importante para uma comunicação personalizada.”
Marcos Caringi
💡 Quer saber como inovar na Black Friday? Aproveite para ler também: Checklist: 5 passos para vender mais na Black Friday 2023
Já resumimos bem as dicas de como se preparar para a Black Friday, mas isso é apenas uma amostra do que preparamos para você no episódio especial do podcast Efícientes.
Dessa vez, fomos para a nossa sede em São Paulo e conversamos sobre dados de clientes, pegadinhas polêmicas e muito mais sobre os bastidores de uma Black Friday de sucesso.
Vem ouvir com a gente? É só dar o play no episódio Como inovar na Black Friday!
Gostou das dicas? Compartilhe com quem ainda não começou a se planejar para a data mais importante do e-commerce. Ainda dá tempo, hein? 🤑
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