Pix

Receber via Pix: veja como fazer e conheça os métodos disponíveis

Criado em 26 de jul. de 2021

(Atualizado em 14 de nov. de 2024)

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Ele permite transferências de dinheiro entre contas de diferentes instituições financeiras em questão de segundos, a qualquer hora do dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.

Para aproveitar a infinidade de opções que o Pix fornece, é necessário cadastrar uma chave Pix, que pode ser um CPF, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória. Quando for receber um pagamento, basta fornecer essa chave ao pagador e pronto! A quantia cai em questão de segundos na sua conta. Mas esta é apenas uma das formas de transferir dinheiro via Pix. 

Existem outras funcionalidades atreladas à tecnologia, como o Pix Recorrente, Pix Parcelado, Pix Saque e Troco, Pix Copia e Cola e, em breve, o Pix Automático. Tudo para deixar a sua relação com o dinheiro mais prática e eficiente. 

Abra já sua conta e receba por Pix via app ou API

5 formas de receber pagamentos via Pix

Existem diversas formas de receber via Pix. O sistema foi desenhado para atender às mais variadas demandas, sempre de um jeito seguro, rápido e tecnológico para fazer transferências e pagamentos. Conheça 5 dessas formas!

1. QR Code

A primeira e mais usual possibilidade para receber pelo Pix é por QR Code. Em resumo, o QR Code é uma espécie de código de barras de duas dimensões, capaz de armazenar dezenas de informações.

Pode ser lido por meio da câmera de qualquer smartphone, o que facilita as transações por qualquer pessoa.

Na prática, funciona assim: você abre o aplicativo da instituição financeira, acessa a área Pix e escolhe receber Pix pelo QR Code. O sistema irá gerar o código e, depois, é só mostrá-lo ao pagador, que fará a leitura pela câmera do celular. O aplicativo identifica a chave e, em seguida, o pagador finaliza preenchendo o valor, confirmando a transação e digitando a senha.

Também existe a possibilidade de realizar todo esse processo automaticamente, via API Pix, para e-commerce ou aplicativos que realizam vendas.

Ou seja, em vez de passar os dados bancários para receber um valor, é possível gerar o QR Code e compartilhá-lo diretamente com quem precisa pagá-lo.

Atualmente, existem dois tipos de QR Code. Veja quais são!

QR Code estático

Na prática, um QR Code estático é como uma etiqueta de preço único. Ele não muda e você, dono do negócio, pode usá-lo para cobrar o mesmo valor de várias pessoas.

Segundo o Banco Central, o QR Code estático pode ser usado em duas situações:

  1. quando o recebedor define um valor fixo para um produto. Ou seja, o cliente abre a página de transferência, aponta a câmera do celular para o QR Code e o valor da transferência já aparece automaticamente na tela;
  2. quando o pagador insere um valor a ser transferido. Ou seja, o cliente aponta a câmera e consegue inserir manualmente o valor que será pago diretamente para a conta do empresário.

Ainda segundo o BC, o QR Code estático é mais apropriado para pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços.

QR Code dinâmico

Diferentemente da versão estática, o QR Code dinâmico é único para cada transação. Isso significa que ele só pode ser usado uma vez. Portanto, para fazer uma segunda cobrança usando um QR Code dinâmico, é necessário gerar um novo.

Além disso, também é possível incluir outros dados e informações no QR Code, como a identificação do recebedor, data de vencimento, multas, juros ou descontos.

O QR Code dinâmico é indicado para quem possui:

  • e-commerce;
  • supermercados;
  • restaurantes e bares;
  • serviços de delivery;
  • profissionais liberais e;
  • outros estabelecimentos de varejo.

2. Chave Pix

A Chave Pix é uma maneira simples de identificar uma conta bancária e agilizar as transferências. Para usá-la, é preciso cadastrar um e-mail, CPF/CNPJ, número de celular ou uma chave aleatória. 

Já para receber pelo Pix, basta informar a chave cadastrada ao seu cliente. Depois, no aplicativo da instituição bancária, ele irá inseri-la no campo pedido. 

Dados conferidos, transação feita e dinheiro na conta! 

LEIA TAMBÉM: Manual do Pix para negócios.

3. Dados da conta

Se você ainda não configurou a Chave Pix e não gerou um QR Code, mas o cliente prefere esse meio de pagamento, também dá para receber pelo Pix usando os dados bancários da sua conta. 

É um caminho mais longo, mas basta o cliente inserir os dados manualmente, assim como faz em uma transferência TED.

Ou seja, o cliente precisará informar o banco, a agência, a conta, o dígito, o tipo de conta e outros dados importantes sobre o recebedor. 

Mas lembre-se: esta opção só é válida se o recebedor tiver conta em um banco ou instituição participante do Pix.

4. Copia e Cola

Além dos demais processos, existe o chamado “Pix Copia e Cola“. Ele é útil para usar com aqueles clientes que não conseguem (ou não querem) escanear o QR Code.

Resumidamente, essa função permite gerar um código a partir dos dados contidos no QR Code. 

O uso mais comum desse recurso é em compras em aplicativos de delivery e lojas virtuais, uma modalidade de negócio que tem crescido nos últimos tempos.

Funciona da seguinte forma: o código Pix Copia e Cola é gerado. Quem for pagar precisa copiar o código e acessar o aplicativo do banco. Na área Pix, é só selecionar a opção de pagamentos e colar o código na respectiva parte.

Depois, é só verificar o valor e os dados do recebedor e confirmar o pagamento. Qualquer Pessoa Física também pode gerar um código e compartilhá-lo para pagamento.

5. Maquininha

Para receber com Pix na maquininha de cartão, siga estes passos simples: certifique-se de que a sua maquininha está configurada para aceitar pagamentos via Pix. Muitos modelos mais novos já possuem essa funcionalidade.

No momento da venda, selecione a opção de pagamento por Pix na maquininha. Ela gerará um QR Code exclusivo para a transação. O cliente usa o aplicativo do banco para escanear o QR Code gerado. 

Após a leitura, ele faz a confirmação do pagamento no app do banco.

A maquininha gera um comprovante, confirmando que o valor foi transferido instantaneamente. 

Essa é uma alternativa muito comum em comércios e prestadores de serviços e, com ela, você pode receber pagamentos de forma rápida e segura.

6. Pix via Open Finance

Como bônus, trouxemos uma novidade, o Pix via Open Finance! A tecnologia deixa o processo de pagamento do seu cliente no seu e-commerce bem mais fácil. O recurso também é chamado de Click To Pay. 

Isso porque ela reduz a jornada de pagamento do seu cliente de 7 para apenas 3 etapas. São menos telas e muito mais segurança. 

Quer ver? 

Após o produto estar no carrinho, o consumidor faz os seguintes passos:

  1. seleciona o banco ou fintech;
  2. escolhe a opção “Pagar com o Pix via Open Finance”;
  3. autoriza ao pagamento e conclui a transação no próprio app de compra.

O recurso conecta a conta bancária do cliente à sua loja, de forma segura. Com autorização, a loja acessa os dados financeiros, gerando um pagamento instantâneo e seguro, sem precisar de intermediários. Muita tecnologia e segurança envolvida.

O Click To Pay pode funcionar também no seu e-commerce por meio do API Open Finance, do Efí Bank!

Aumente a conversão em vendas mobile com o Pix via Open Finance

— Conecte seu e-commerce aos bancos e deixe seu checkout 57% mais rápido

Como funcionam os recebimentos via Pix no Efí Bank?

Receber pagamentos via Pix no Efí Bank é simples e rápido. Você precisa ter a sua conta digital gratuita e, também, cadastrar a sua chave Pix na conta do Efí Bank que pode ser um e-mail, CPF, número de telefone ou uma chave aleatória.

No momento da venda, você tem várias opções, conforme o seu negócio. Desde o recebimento por maquininha, chave Pix e QR Code pelo aplicativo até as APIs Pix e Pix via Open Finance

Após a confirmação, o dinheiro é transferido instantaneamente para a sua conta do Efí Bank. É uma maneira prática de receber pagamentos, garantindo agilidade nas transações.

3 vantagens de receber pelo Pix no seu comércio

Para os comerciantes, existem 3 vantagens em relação ao recebimento de Pix:

1. Agilidade nas vendas

Com o Pix, o empresário consegue receber valores instantaneamente, direto na conta, e tem disponibilização imediata do valor transferido; além da redução das etapas no checkout. Tudo isso dá mais agilidade às vendas.

2. Redução de custos 

Os pagamentos instantâneos eliminaram, ainda, a necessidade de intermediários na negociação. Isso acabou por facilitar a comunicação entre a conta recebedora e a conta pagadora e, por isso, reduz custos em muitos casos. 

Em geral, eram essas interferências que tornavam as transações como TED e DOC mais caras — já que muitas vezes elas geravam tarifas, como no caso do cartão de crédito.

VEJA TAMBÉM: Como funciona o Pix? Tudo sobre o ecossistema de pagamentos instantâneos.

3. Eficiência no fluxo de caixa

A adesão ao Pix facilita o controle da entrada e saída de dinheiro do caixa, uma vez que tudo é registrado eletronicamente. 

Esse fator também facilita a gestão de estoque para e-commerces, por exemplo. Além disso, o pagamento instantâneo pode te ajudar a reduzir a necessidade de crédito. Afinal, o Pix possibilita o acesso ao dinheiro de forma imediata. 

Confira, aqui, outras vantagens do Pix para o varejo.

3 dicas para incentivar o pagamento por Pix no seu estabelecimento

Agora que você conhece as vantagens e sabe como receber pelo Pix, veja algumas dicas que selecionamos para fazer com que essa informação chegue ao seu cliente, sobretudo se a sua empresa funciona de maneira física.

Aceita Pix? Deixe o seu cliente saber

Se o seu estabelecimento aceita o Pix, é hora de avisar à clientela. Para isso, não poupe esforços. 

Insira a informação onde puder: em placas na calçada, avisos no balcão, no cardápio, entre outros. Tudo para mostrar que no seu estabelecimento é possível pagar usando apenas o smartphone.

A dica também vale para aqueles que operam exclusivamente online. É possível inserir banners que informam a disponibilidade do Pix. Por exemplo:

Imprima ou faça um totem com o QR Code Pix 

Outra dica, caso você use QR Code estatístico, imprima-o e disponibilize-o facilmente no caixa. Assim, na hora de fazer o pagamento, o cliente pode simplesmente apontar a câmera do celular para o totem e fazer a transferência em poucos segundos.

Ofereça descontos para pagamento por Pix 

A última dica é ter uma política diferenciada para pagamentos via Pix, tal como muitos estabelecimentos já têm em relação aos pagamentos em dinheiro ou débito.

Isso é possível uma vez que o Pix não tem intermediadores, como os cartões de crédito, que, em geral, cobram uma anuidade para o usuário e uma tarifa percentual em cima da compra para o fornecedor. 

Por isso, faça as contas e veja quanto é possível oferecer como forma de incentivar o Pix em seu estabelecimento.

O que fazer se receber um Pix que não reconheço?

Recebeu um Pix por engano? É importante saber como proceder corretamente. Isso pode acontecer devido a erros de digitação ou a confusão entre chaves Pix. Agir de forma ética e responsável é essencial para resolver a situação sem complicações. Veja algumas dicas de como proceder:

  • primeiro, verifique se o pagamento foi realmente um engano. Às vezes, pode ser um pagamento agendado para a sua empresa. Olhe no extrato algumas informações importantes da transação, incluindo o nome de quem enviou, alguns dígitos do CPF e o banco do remetente;
  • entre em contato com o remetente: se possível, informe o erro e combine a devolução do valor;
  • não conseguiu? Comunique o seu banco! A equipe pode ajudar a mediar a devolução;
  • recomendamos não usar o valor, pois você será responsável por devolvê-lo.

Precisa gerar muitos QR Codes? Integre a API Pix

Já ouviu falar na API Pix? Antes mesmo do lançamento do Pix, no fim de 2020, o Banco Central disponibilizou essa funcionalidade com o intuito de facilitar a emissão e a gestão de cobranças. 

Essa solução é pensada para e-commerces, médias e grandes empresas que têm um alto volume de requisições e precisam automatizar o processo.

A principal função da API é a geração de QR Code dinâmico que, como explicamos, possui informações mais detalhadas sobre a operação, facilitando, assim, a conciliação e a automação comercial. Além disso, a API Pix permite: 

  • receber de forma instantânea e automatizada;
  • enviar Pix diretamente da API;
  • emitir cobranças imediatas e com data de vencimento;
  • configurar uma interface de visualização da cobrança e compartilhar com seus clientes;
  • dividir e repassar automaticamente aos recebedores os valores de uma venda por Pix (no caso de um marketplace, por exemplo);
  • fazer a conciliação de pagamentos com rapidez e segurança

O Efí Bank, referência em recebimentos no Brasil, possui uma API Pix pronta, avaliada com nota máxima pelo Banco Central e disponível para integração com as soluções de qualquer negócio. Acompanhe o tópico a seguir!

Integre a API Pix com nota máxima no Bacen

Como a API Pix contribui para a eficiência do negócio?

Na hora de receber pagamentos via Pix, sua empresa pode agilizar e modernizar o processo. A API Pix oferece grandes benefícios para a eficiência financeira dos negócios, automatizando as cobranças e integrando o Pix diretamente aos seus sistemas. 

Isso permite recebimentos instantâneos, contínuos e em alta escala, aumentando a segurança das transações e facilitando a conciliação financeira, já que cada operação é rastreável e identificável.

No dia a dia, isso resulta em menos tempo gasto com burocracias e mais agilidade para focar no crescimento e desenvolvimento da empresa. Com a API Pix do Efí Bank, sua gestão pode centralizar cobranças e recebimentos em um único ambiente, tornando o processo ainda mais ágil e eficiente.

Ficou interessado? Abra a sua conta digital gratuita e faça parte de uma comunidade com mais de 480 mil clientes que confiam no Efí Bank!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.