Gestão e Marketing

Hora da contratação: o que buscar no funcionário ideal

Criado em 8 de set. de 2017

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Na hora de contratar um novo funcionário, delinear o perfil desejado para o cargo em aberto é uma forma de direcionar o processo de recrutamento. Dessa maneira é possível otimizar o tempo e realizar a contratação de forma mais precisa. Portanto, é possível uma redução de turnover significativa na empresa. É claro que cada empresa e cada cargo exigem competências específicas, mas algumas são essenciais a qualquer tipo de empresa e a qualquer posição no mercado de trabalho. Vamos conhecer essas características básicas então? Confira:

Formação

A formação acadêmica é o que traz a bagagem de conhecimento teórico sobre o campo de atuação em questão. Portanto é essa formação que dá suporte para a execução das atividades do funcionário. Na hora de contratar o funcionário ideal, verifique se ele tem a preparação teórica necessária para atender às demandas da empresa e do cargo a ser ocupado. A prática sempre pode ser aperfeiçoada. A base costuma já vir pronta.

Experiência

Sendo uma vaga de contratação imediata, o melhor é buscar um profissional que já possua certa experiência no mercado. Assim, ele possa começar contribuindo imediatamente para os objetivos da empresa. Verificar outras experiências profissionais do candidato e sua adequação à vaga pretendida faz com que você segmente seu banco de currículos e selecione os profissionais mais aptos a ocuparem a vaga.

Bom relacionamento interpessoal

Empresas são formadas por pessoas. Portanto, ter uma boa habilidade interpessoal impacta tanto no trabalho individual do profissional quanto nos resultados de toda a equipe. Essa competência é de extrema importância para que haja uma boa sinergia no ambiente de trabalho. Então permite que todos reúnam esforços para alcançar os objetivos da empresa.

Proatividade

A proatividade consiste na não espera para realizar determinada tarefa, assumindo-se a responsabilidade e fazendo as coisas acontecerem. Um funcionário que precisa ser instruído o tempo todo não produz o suficiente e ainda atrapalha o desempenho de quem precisa constantemente fiscalizar se o trabalho está sendo feito. O funcionário ideal deve ter perfil proativo, conhecendo bem suas atribuições e responsabilidades. Portanto ele deve ir colocando-as em prática sem necessitar do recebimento de ordens para tal.

Empreendedorismo

O empreendedorismo não é exclusivo de quem tem um negócio próprio. Ele pode — e deve — ser aplicado pelo funcionário dentro de uma empresa. Ao buscar o colaborador ideal para a sua empresa, verifique se ele tem perfil empreendedor. Observe se ele contribui com ideias novas para a equipe e agrega valor às atividades da empresa.

Resiliência

A pressão do ambiente corporativo pode ser bastante prejudicial para quem não possui um maior equilíbrio. Por isso, o funcionário ideal deve se mostrar resiliente diante de situações adversas, conseguindo controlar as emoções e lidar com problemas de uma maneira tranquila e profissional, superando quaisquer obstáculos sem maiores danos.

Flexibilidade

O mercado está em constante mudança e as empresas devem se adequar a novos contextos, assim como os profissionais que nelas trabalham. Na hora da contratação, verifique o grau de flexibilidade do candidato. Você pode expor, por exemplo, um contexto de mudança e pedir a opinião dele a respeito. Sua resposta e reação vão deixar claro seu posicionamento.

Liderança

A liderança é uma competência que pode ser positiva ou negativa, dependendo de seu uso. Existem os líderes natos, mas que utilizam essa capacidade para gerar conflitos internos e promover insurgências, acabando por interferir no clima organizacional do negócio. Em contrapartida, um líder que volta suas ações para o empreendedorismo e a proatividade gera ótimos resultados para a empresa. Saber identificar o tipo de liderança exercida pelo funcionário vai dizer se ele é ou não o perfil ideal para o cargo oferecido.

Foco em resultados

Todas as competências anteriores devem confluir para a obtenção de resultados por parte da empresa. Estabelece-se, assim, uma relação de ganhos recíprocos, em que o funcionário atinge seus objetivos pessoais e profissionais e a empresa atinge seus objetivos mercadológicos. Se o funcionário não é focado em resultados, é possível ensiná-lo a trabalhar essa competência. Portanto, pode trabalhar para ajudar a complementar o perfil do funcionário ideal.

Reunir todas essas competências em uma única pessoa é uma tarefa bem difícil. Contudo, você pode estabelecer níveis de importância para cada uma delas e fazer uma análise mais geral sobre o perfil dos candidatos. As habilidades que puderem ser ensinadas ao longo da trajetória do profissional e que não impactem diretamente nas atividades a serem desenvolvidas podem ter um nível de importância menor, contribuindo para o desenvolvimento do profissional ideal dentro da sua empresa.

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