E-commerce e negócios digitais

Quer receber pelo marketplace? Conheça as opções!

Criado em 4 de dez. de 2018

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Nos últimos anos, vimos uma grande mudança nas necessidades dos consumidores. Especialmente no Brasil, o mercado tem passado por uma personalização para atender os seus clientes. Devido à maior atividade econômica e mais conhecimento sobre os desejos de consumo, os clientes gostam de ter vários serviços disponíveis em um único lugar e foi assim que o marketplace floresceu. E, assim, começam a surgir muitas dúvidas sobre como receber pelo marketplace.

No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem parte da relação do marketplace com o comércio, sobretudo quando se trata da prestação de serviços. A pouca especialização dos vendedores pode ser um dos motivos desse desconhecimento, inclusive das opções de recebimento.

Pensando nisso, vamos esclarecer questões importantes sobre essa funcionalidade. Então confira neste artigo!

Como lucrar vendendo em um marketplace

O que é o marketplace?

O marketplace é um modelo de negócios que funciona como um “shopping center” para o consumidor. Ele reúne diversos serviços em um único lugar facilitando a busca não só pela melhor opção, mas também pelo melhor preço.

Imagine uma empresa de eventos. Ela reúne vários serviços como buffets, cerimonialistas, locações, entre outros. Nesse caso, a empresa de eventos é o marketplace e os outros são os prestadores de serviços.

Quais as vantagens da metodologia?

O marketplace de pagamentos oferece uma série de benefícios para os empreendedores que o adotam. Confira alguns deles a seguir!

Divisão dos recebimentos

A divisão dos recebimentos é uma das principais vantagens do marketplace de pagamentos. Isso porque a ferramenta conta com um split de pagamento. Esse split divide o dinheiro entre todos os envolvidos na prestação de serviços.

Ainda no exemplo dos buffets, suponhamos que uma pessoa contrate os seus serviços de buffet por meio de uma empresa de eventos, com locação, floristas, som etc. Se o seu negócio está presente no marketplace, ele receberá o valor correspondente ao serviço prestado.

A solução de pagamento realiza então a divisão de valores. A divisão entre as partes envolvidas na transação acontece de maneira customizada, de acordo com a configuração.

Maior transparência

Com uma solução de pagamento para marketplace, todos os prestadores de serviços contam com um painel que inclui informações sobre a transação e o valor correspondente à sua parte. Consequentemente, você tem conhecimento sobre o quanto de taxa incidirá sobre o seu recebimento.

Dessa forma, você dispõe de mais transparência nas transações financeiras, evitando que as divisões sejam feitas incorretamente e garantindo maior segurança a todos os prestadores de serviços.

Redução de burocracia

Tanto o vendedor quanto o comprador saem ganhando com o marketplace de pagamentos. O sistema foi programado para que não haja burocracia excessiva, facilitando a transação financeira. Isso significa que o prestador de serviços, por exemplo, não terá o trabalho de fazer a divisão dos valores e os cálculos relativos à taxa paga pelo serviço.

Como tudo funciona de maneira automática, as vendas são realizadas de forma mais ágil e prática. Por consequência, a gestão financeira se torna mais simples.

Sem erros nos lançamentos

Imagine que a empresa de eventos conte com uma série de prestadores de serviços em um projeto. Agora, suponha que ela precise fazer lançamentos de cada um dos fornecedores. Daria um trabalho enorme, além de abrir espaço para erros.

Com uma solução de marketplace de pagamentos não é necessário se preocupar, pois assim que o lançamento é feito, o cálculo da divisão é realizado pelo próprio sistema, reduzindo os riscos de falhas e evitando o atraso na transferência do dinheiro para o prestador de serviços.

Quais as opções de receber pelo marketplace?

O fluxo de recebimento em um marketplace se divide em duas opções: o recebimento por uma conta e por subcontas. A Efí, por exemplo, oferece a primeira opção.

Explicaremos ambos os métodos a seguir, bem como as suas vantagens e desvantagens!

Transação por meio de conta mestre

Após o pedido ou compra do serviço, o sistema da empresa intermediadora faz o faturamento por meio da API de marketplace. Logo, o pagamento é processado e, assim, os valores são repassados para os vendedores.

O repasse com os montantes correspondentes é efetuado tanto para você quanto para os outros vendedores se eles tiverem realizado vendas de algum serviço. O procedimento se dá de acordo com a pré-configuração na API de integração.

No caso do marketplace da Efí, cada vendedor ganha uma conta correspondente. Através dessa conta é possível gerenciar o seu saldo e também transferí-lo para o banco de sua preferência.

Entre as vantagens do modelo está o fato do comprador poder realizar os pagamentos em até 12 vezes. Mesmo em compras parceladas, o repasse é imediato e em única parcela para o vendedor.

Além disso, há diversas formas de pagamento e a tarifa é proporcional ao valor do serviço escolhido pelo cliente. Ou seja, cada participante do marketplace paga a tarifa da transação de acordo com a porcentagem do valor que recebeu. Por exemplo, se você fica com 50% do valor pago pelo cliente final, você paga 50% da tarifa de transação. Esta cobrança é feita de forma automática, evitando retrabalhos.

Transação por meio de subcontas

No caso da transação por meio de uma subconta, o pagamento é realizado para o vendedor e o percentual de comissão ou a taxa da intermediação já é descontado da conta dele. Assim, logo após o prazo estabelecido, o saldo ficará disponível e o vendedor poderá solicitar a transferência para a conta bancária desejada.

O vínculo com os fornecedores é menor nesse modelo. A vantagem disso é que eles podem estabelecer suas próprias regras quanto à administração dos ativos.

Entretanto, também há desvantagens. Sendo esse o modelo usado por quem não quer um intermediador de serviços financeiros, uma operação mais simples é feita, porém há mais riscos e restrições em relação às facilidades.

Uma dessas restrições é que o vendedor não poderá, por exemplo, antecipar os recebimentos. Sendo asism, ele terá que se submeter ao número de parcelas escolhido pelo comprador.

Para ficar mais claro, voltemos ao exemplo do início do artigo. Suponhamos que você tem um buffet e que ele oferece a opção de dividir em 10 vezes. Se a pessoa optar por dividir o serviço em mais parcelas, você receberá o valor total dividido também, ou seja, a cada mês receberá o montante correspondente à parcela.

Como você viu, as duas formas de transações ditam as regras de recebimento em marketplaces, cada qual com as suas vantagens e desvantagens. Contudo, podemos destacar que apostar em um marketplace de pagamentos contribui para a otimização dos recebimentos e, consequentemente, melhor organização financeira.

Quer saber mais sobre a solução de recebimentos que oferecemos na Efí para marketplaces? Entre em contato conosco!

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