Finanças e Gestão

Como a modernização da cobrança vai otimizar sua experiência com boletos? 

Criado em 11 de jul. de 2023

(Atualizado em 17 de jul. de 2023)

Embora o Pix tenha trazido mais agilidade para os pagamentos, os boletos não deixaram de ser a preferência de muitos brasileiros. Pelo contrário: só em 2022, foram emitidos 7,7 bilhões de boletos, representando um aumento de 10% em relação aos números registrados há dois anos.

De olho nisso, a Núclea, em parceria com a Febraban e o Banco Central, criou o projeto “Modernização da Cobrança”, que tem o objetivo de modernizar o atual modelo de cobranças utilizado por bancos e instituições financeiras do país. 

Agendada para finalizar em outubro deste ano, a modernização promete aceleração da confirmação de pagamento, liquidação em D+0 e redução de erros operacionais e de duplicidade.

Vem conhecer melhor! 😉

O que é o projeto “Modernização da Cobrança”?

Já em andamento, o projeto idealizado pela Núclea em parceria com a Febraban e o Banco Central, vai modernizar os processos por trás dos boletos e carnês em todo o país.

Todo banco, instituição ou fintech brasileira deve implementar o novo sistema de compensação e liquidação de boletos bancários.

As melhorias mais perceptíveis que você experimentará incluem uma redução significativa no tempo necessário para a liquidação e confirmação das cobranças, além da diminuição nos erros operacionais e de duplicidade.

💡Você sabia?

  • Núclea: é responsável pelo registro e liquidação dos boletos no país.
  • Febraban: é a instituição que representa os bancos do país.
  • Banco Central: é responsável pela supervisão e regulação do sistema financeiro do país.

O que vai mudar nos boletos com esse projeto?

Permanecer relevante em tempos de Pix é um desafio para qualquer meio de pagamento. 

Mas o boleto tem um grande diferencial: é muito acessível. Pode ser usado por pessoas que não possuem conta bancária ou que não estão familiarizadas com as transações eletrônicas. Também pode ser pago em qualquer agência bancária ou lotérica.

Então, nada mais justo que os boletos também participarem da agenda de inovações do sistema financeiro, concorda? 

Abaixo, veja algumas ações propostas pelo projeto “Modernização da Cobrança”.

Redução no tempo de confirmação

Haverá uma flexibilidade de horários para que as confirmações sejam feitas em um período de tempo maior do dia. Isso vai permitir que você receba com mais agilidade!

Como funciona hoje? Os bancos têm horários fixos e limitados para realizar essa confirmação. 

Liquidação dos boletos em D+0

Os boletos e carnês pagos até o fim da tarde serão processados no mesmo dia. As transações feitas no fim do dia serão concluídas no próximo dia útil. Essa melhoria vai dar a você mais velocidade nos pagamentos!

Como funciona hoje? A liquidação de um boleto acontece em até 1 dia útil. Ou seja, os pagamentos feitos na sexta-feira só são concluídos na segunda.

Redução de erros operacionais e de duplicidade

Com a baixa única e irrevogável, não será mais possível desfazer a confirmação ou devolver o pagamento, gerando mais previsibilidade ao emissor. 

Essa mudança é crucial para evitar erros comuns, como acreditar que uma cobrança foi paga quando, na verdade, não foi, ou realizar o pagamento de uma cobrança duas vezes por engano.

Como funciona hoje? Existem duas baixas no sistema, a baixa operacional e a baixa efetiva. Assim que o cliente realiza o pagamento, o banco recebe a primeira baixa. Só na liquidação do pagamento, o banco recebe a segunda baixa. Nesse intervalo, podem acontecer erros operacionais e de duplicidade.

Criação de padrões para a adoção de boleto com Pix

A inclusão do QR Code Pix nos boletos e carnês é outra ideia que está sendo estudada no projeto “Modernização da Cobrança”. 

Além de padronizar as cobranças brasileiras, essa melhoria pode diminuir os custos com conciliação, uma vez que o Pix estará integrado no boleto.

Como funciona hoje? A grande maioria dos boletos apresentam apenas o código de barras tradicional.

Lembrando que essas melhorias vão acontecer em nível estrutural! Ou seja, você não vai notar grandes diferenças no documento, apenas no funcionamento do boleto.

Na Efí Bank, o boleto com Pix já é uma realidade!

Bolix (boleto com Pix da Efí Bank)

Antecipando tendências, a Efí Bank já incluiu em seus boletos e carnês a opção de pagamento via Pix, com ativação em apenas um clique — sem qualquer integração.

Isso quer dizer que, no momento do pagamento, é possível escolher entre pagar via código de barras ou QR Code Pix.

Desenhamos o Bolix para ser um produto inteligente! Então, quando um cliente escolhe um dos códigos para te pagar, o outro é automaticamente cancelado. Assim, evitamos pagamentos duplicados.

Experimente agora mesmo!


Quer emitir boletos grátis?

Abra sua conta gratuita na modalidade Efí Pro (conta para negócios sem CNPJ) ou Efí Empresas (conta para negócios com CNPJ).

Na Efí Bank, você emite quantos boletos e carnês quiser e só paga ao receber dos seus clientes. Veja quantas vantagens:

  • sem tarifas de emissão, baixa ou cancelamento;
  • configuração de juros, multas e descontos;
  • registrados e aceitos mesmo após o vencimento;
  • personalizáveis com a cor e logo da sua marca;
  • régua de cobranças para controle de inadimplência.

Quero emitir boletos grátis


Gera muitas cobranças por dia? 

Nós também temos a solução! Converse com nosso time de especialistas para automatizar a emissão de cobranças do seu negócio e garantir escalabilidade, segurança e agilidade para os seus recebimentos. Temos APIs robustas, completas e fáceis de integrar!

Animado para a modernização da cobrança? Sem dúvidas, esse projeto vai dar mais velocidade e segurança ao pagamentos e maior controle e transparência para quem recebe. 😉

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.