Meios de Pagamento

Pagamento no cartão de crédito cai na hora? Saiba como funciona!

Criado em 21 de jun. de 2024

(Atualizado em 16 de jul. de 2024)

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas atualmente. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), foram realizadas mais de 42 bilhões de transações financeiras utilizando o cartão em 2023, sendo que a maior parte foi feita com o crédito.

A popularidade dessa opção está relacionada a uma série de vantagens, principalmente à possibilidade de parcelar as compras. Mas e para o fluxo de caixa da empresa, o pagamento no cartão de crédito cai na hora?

Continue a leitura e entenda como esse meio de pagamento funciona e quais são os benefícios para o seu negócio!

Como funciona o processamento do pagamento no cartão de crédito?

Quando um cliente realiza uma compra com um cartão de crédito, o pagamento passa por um processo de validação das informações para que a transação seja realizada com segurança e eficiência.

Esse processamento do pagamento acontece tanto de forma presencial quanto digital, e envolve várias etapas, como:

  • leitura dos dados do cartão na maquininha, para compras feitas presencialmente;
  • validação dos dados do cartão, como número, data de validade e código de segurança;
  • autorização do emissor do cartão, caso o cliente tenha limite suficiente para a compra;
  • após a aprovação da compra, é feita a transferência dos valores para a conta do dono do negócio.

Segurança no recebimento e proteção de dados

Como o processamento do pagamento com cartão envolve a validação de dados, é importante escolher um processador confiável para proteger as informações da transação.

Um exemplo de como garantir que esse processo seja feito com segurança é o PCI DSS, que vem do inglês “Payment Card Industry Data Security Standard” (“Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão”), e é um dos principais certificados de segurança para compras com cartão.

Ele é composto por uma série de requerimentos e procedimentos de segurança que protegem as informações pessoais dos titulares de cartão, garantindo segurança nas transações com esse meio de pagamento.

As APIs da Efí, por exemplo, contam com todas as exigências desse certificado, o que possibilita que os seus clientes realizem seus pagamentos com segurança, além de também proteger os dados da sua empresa.

Qual a diferença entre o recebimento do pagamento no crédito e no débito?

No geral, o processo de recebimento dos pagamentos feitos com crédito e débito é o mesmo. Ou seja, os dados são validados e, só depois disso, o valor é liberado para a conta do negócio.

No entanto, o prazo para receber o valor da compra pode variar. Quando a compra é feita no crédito, o empresário pode levar até um mês para receber o valor das vendas. Já no caso de compras no débito, esse tempo é bem menor.

Pagamento no cartão de crédito cai na hora?

Como visto, no geral, o pagamento feito com cartão de crédito não cai na hora. Assim, depois que a validação dos dados é feita e a compra é aprovada pela instituição financeira responsável pelo cartão, é preciso esperar mais um tempo para que o valor fique disponível na conta do negócio.

Em média, quanto tempo depois do pagamento no crédito é possível receber o dinheiro?

Esse prazo pode variar de acordo com a solução que você contratou para receber pagamentos com cartão, como uma maquininha ou por meio de links de pagamento, por exemplo.

Ele também pode mudar conforme a modalidade do pagamento, como explicamos abaixo.

Pagamento no crédito à vista

No geral, o período padrão para receber um pagamento no cartão de crédito à vista, ou seja, sem parcelamento, é de cerca de 30 dias, dependendo da solução de pagamentos utilizada.

Pagamento no crédito parcelado

No caso de pagamentos no crédito parcelado, o valor é depositado mensalmente, de acordo com a quantidade de parcelas.

Vale lembrar que esses prazos para recebimento de pagamento no cartão de crédito podem variar, de acordo com seu sistema de pagamento online.

Quais são os benefícios do recebimento do pagamento no cartão de crédito?

Tanto para lojas físicas quanto para empresas que atuam no comércio online, as vendas por cartão de crédito são sinônimo de comodidade e praticidade para os seus clientes, já que esse é um meio de pagamento muito popular entre os brasileiros.

Além disso, os benefícios do recebimento do pagamento no cartão de crédito incluem ter segurança no processo, para você e para os dados dos seus clientes, fora a rápida confirmação da transação após a validação dos dados.

Outra vantagem interessante é que o recebimento com cartão diminui o risco de inadimplência dos clientes, se comparado com outras formas de pagamento, como o boleto bancário.

Receba os pagamentos dos seus clientes com praticidade e segurança

Viu como o cartão de crédito é uma modalidade interessante para qualquer negócio? Apesar de o valor não cair exatamente na hora, essa forma de pagamento traz uma série de benefícios para a sua empresa.

Por isso, não perca tempo e conheça a Efí Pay, uma solução completa para receber pagamentos no cartão de crédito com segurança e praticidade! Conte com a gente para facilitar as suas cobranças!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.