A taxa de abandono de carrinhos de compra no mercado e-commerce fica praticamente empatada com a taxa de compras efetivadas. E esse é um sinal de que existe algo que precisa rapidamente ser melhorado. Segundo a Baymard Institute, que realizou uma pesquisa para descobrir as principais causas de abandono do carrinho nos EUA, descobriu que ele se dá por uma série de fatores. Alguns deles, segundo a pesquisa, é o preço elevado do frete, a necessidade de cadastro no site, o processo de checkout longo e complexo, erros durante a operação, falta de confiança no site, etc.
Esse diagnóstico permite saber com maior precisão os motivos das desistências, para poder assim agir proativamente na recuperação desses clientes. E uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso é através de um simples e eficiente e-mail.
De acordo com a SeeWhy, 54% das vendas são recuperadas nas primeiras horas, logo após a desistência. Em até 48% das vezes é possível chegar a mais 10% de aproveitamento. E, em sete dias, o e-commerce pode recuperar até 82% das vendas. Impressionante, não é mesmo? Mas, afinal, como conseguir isso? Confira agora:
Automatizar o processo de recuperação do carrinho de compras é a melhor maneira de agir prontamente quando seu cliente abandonar a negociação por algum motivo. Ao enviar imediatamente um e-mail para o consumidor, lembrando-o dos itens selecionados e da promoção que logo se esgotará, as chances de ele retornar aumentam consideravelmente.
Em vez de disparar um único e-mail para várias pessoas, personalize cada mensagem. Dessa forma você garante que seu cliente se sinta único, especial. Enviar, a imagem do carrinho de compras com os produtos selecionados e lembrá-lo que logo a oportunidade se expirará é uma boa tática. Assim, o consumidor será fisgado, fazendo com que ele retome a compra.
Criar uma estratégia para resgatar seu cliente em até 7 dias pode trazer ótimos resultados para seu e-commerce. Envie um e-mail assim que ele abandonar o carrinho de compras e, caso a negociação ainda não se efetive, relembre-o em 24 horas. Passadas essas 24 horas e nada do seu cliente fechar a compra, faça uma nova tentativa em uma semana. Mas ofereça alguma vantagem extra para que ele se sinta realmente motivado a voltar e fechar o negócio pendente.
Existem basicamente três possibilidades no processo de recuperação do seu carrinho de compras:
Para cada um desses momentos é preciso enviar um tipo diferente de mensagem, para tornar a tomada de decisão do cliente mais fácil. É claro que o cliente que se encontra no primeiro momento de recuperação de carrinho é mais difícil de ser atraído, mas não desista! Você ainda terá outras chances para convencê-lo.
Por mais que o valor do seu frete seja maior e que o prazo de entrega seja superior ao da concorrência, mostre ao cliente por que ele deve escolher sua loja: destaque os requisitos de segurança do seu e-commerce, as vantagens em ser um cliente fiel, a seriedade que a sua empresa tem e, se for possível, dê algum bônus para uma nova compra — afinal, estimular a fidelização do seu cliente nunca é demais!
E então, pronto para resgatar essa grande fatia de compras pendentes? Você já é adepto de alguma política de recuperação de carrinho? Quais são suas táticas? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe conosco suas impressões e experiências Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!
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