O checkout, última etapa da compra virtual, faz toda a diferença na conclusão das vendas do seu e-commerce e até mesmo na fidelização dos clientes.
Neste artigo, você vai entender a importância do checkout e conhecer os tipos disponíveis, além de aprender como otimizá-lo e conferir estratégias para reduzir o abandono do carrinho.
Continue lendo e veja como melhorar suas vendas online!
No e-commerce, o checkout é a etapa final em que o consumidor finaliza o processo de compra, selecionando uma das formas de pagamento disponíveis, inserindo os dados e o endereço de entrega.
Por isso, contar uma boa plataforma de pagamento, como a do Efí Bank, é fundamental para garantir um checkout transparente, o que melhora a experiência do cliente e o aproxima da decisão de compra.
Integre já o Checkout Transparente no seu e-commerce
Um checkout eficiente é crucial para qualquer negócio online, pois melhora as taxas de conversão, reduz o abandono de carrinho e aumenta a satisfação do cliente.
Conforme a pesquisa “Abandono de carrinho” da Opinion Box, 78% dos entrevistados têm o hábito de abandonar o carrinho antes de fechar a compra, e um dos motivos é justamente o checkout complicado.
Portanto, é essencial garantir que o processo de pagamento seja fácil e rápido para evitar que os clientes abandonem o carrinho.
Atenção: caso você tenha integração com o Efí Bank e receba alguma mensagem de falha ao emitir uma cobrança, não se preocupe, a gente te ajuda! Confira o vídeo abaixo e descubra como resolver esse erro. Interpretando retorno de falhas com as APIs | Integrando com o Efí Bank |
Existem três diferentes tipos principais de checkout, e é muito importante conhecer cada um deles para escolher o que mais se adapta à sua gestão financeira e as necessidades dos seus clientes. Confira abaixo!
Neste modelo de checkout, o cliente é redirecionado para o site da plataforma de pagamento escolhida (fora do e-commerce ou marketplace) e tem que finalizar a compra por lá. Em seguida, ele é novamente redirecionado para a loja virtual onde estava. Isso pode fazer com que ele abandone a compra.
Normalmente, o checkout com redirecionamento é usado em cenários em que não há gateways de pagamento integrados ao site de e-commerce.
O checkout transparente é um recurso que permite que o cliente conclua o processo de compra dentro do ambiente do próprio e-commerce. Ou seja, ele não é redirecionado para outro site.
Essa opção melhora a experiência do cliente e traz muito mais segurança, aumentando as chances de conversão. Para isso, é preciso contar com um sistema de gestão de cobrança que centralize os recebimentos em uma única plataforma.
Integre já o Checkout Transparente no seu e-commerce
O checkout lightbox funciona por meio de uma interface do tipo pop-up. Ou seja, quando o cliente clica no botão para finalizar a compra, uma janela se abre na mesma página para que ele insira os dados de pagamento.
Por manter o cliente no mesmo ambiente, essa abordagem também aumenta as chances do consumidor não abandonar o carrinho e concluir a compra.
Sem dúvida alguma, um dos momentos mais decisivos do processo de compra em um e-commerce é o checkout.
Dependendo da facilidade ou dificuldade apresentada, o consumidor finaliza a compra ou abandona o carrinho. Por isso, a melhor opção é apostar no checkout transparente, que oferece muitas vantagens tanto para o consumidor quanto para o vendedor.
Dito isto, vamos apresentar algumas boas práticas para otimizar o checkout do seu negócio e evitar que o cliente desista da compra. Vamos lá?
Como já mencionado, um processo de checkout complicado é um dos principais motivos para o abandono do carrinho. Sendo assim, manter o checkout objetivo e intuitivo a fim de simplificar o processo de compra é fundamental.
Diante disso, aposte na simplicidade e em um processo que guie o cliente pelo caminho que deve ser percorrido, em poucas etapas. Um bom exemplo é a possibilidade de comprar com um único clique ou até mesmo usar um assistente de voz, como já é comum em outros países.
Facilitar o login do usuário também é uma boa estratégia para otimizar o checkout. Ofereça a opção de acessar a loja virtual usando contas das redes sociais, como LinkedIn, Facebook ou Google. Essa ação é ótima para os usuários, uma vez que eles não precisam criar uma nova conta.
Para otimizar o checkout garantindo a segurança dos dados do cliente, você pode implementar a verificação de pagamento em duas etapas, exigindo que o usuário forneça uma segunda forma de autenticação, como um código enviado por e-mail ou SMS, a fim de confirmar a sua identidade.
Outra boa opção é implantar o certificado SSL que criptografa os dados transmitidos entre a página de navegação e o servidor, protegendo as informações pessoais do cliente.
Ter um checkout responsivo, ou seja, que se adapte à tela dos dispositivos móveis tornou-se uma necessidade, o que melhora a experiência de compra do usuário e aumenta a taxa de conversão.
Ao ajustar automaticamente o layout e o design da página de pagamento de acordo com o tamanho da tela, o checkout responsivo faz que o cliente tenha uma visão positiva da marca e, consequentemente, uma maior satisfação de compra.
Oferecer opções de pagamento variadas, além dos tradicionais cartões de crédito, débito e boleto bancário, ajuda a otimizar o checkout e atende às preferências individuais dos clientes.
Têm clientes que preferem usar o Pix, outros preferem boleto ou cartão de crédito. Aliás, vale ressaltar que está chegando o Pix automático, que tem previsão para ser lançado em outubro de 2024, e será mais uma boa opção de pagamento.
Se você quer construir uma relação de confiança e credibilidade com o cliente, a transparência nos valores das compras, como preço dos produtos, frete, impostos e quaisquer descontos aplicados pode ajudar nesse sentido.
Essa forma de otimização do checkout diminui a possibilidade de surpresas desagradáveis na hora do pagamento e aumenta as chances da compra ser concluída.
A compra com um clique simplifica bastante o processo de checkout, permitindo que o cliente conclua o seu processo de compra com muita facilidade.
Essa funcionalidade elimina a necessidade de inserir muitos dados a cada compra feita, facilitando a vida do cliente. Essa funcionalidade é muito útil, especialmente para clientes que compram com frequência.
Veja também: 5 dicas rápidas para garantir o sucesso financeiro da sua empresa
Diminuir o abandono de carrinho é uma das grandes preocupações para o e-commerce. Sendo assim, vamos mostrar algumas estratégias que podem ajudar a diminuir essa prática. Veja a seguir!
Algumas técnicas de engajamento, como oferecimento de cupons de desconto, pop-ups de incentivo, frete grátis, garantias de segurança e a criação de um processo de checkout objetivo e intuitivo, podem ajudar a diminuir o abandono de carrinho e incentivar os clientes a concluírem suas compras.
Upsell e Cross-sell são estratégias de vendas muito comuns. E elas podem ser implementadas para diminuir o abandono de carrinho nos e-commerces, oferecendo aos clientes produtos complementares, que agregam valor à compra inicial.
Dessa forma, eles são incentivados a adicionar mais itens ao carrinho, o que aumenta o valor total de compra e diminui as chances de abandono.
Integre já o Checkout Transparente no seu e-commerce
Parta do princípio que um processo simplificado chamará a atenção do consumidor. Os e-commerces nasceram para serem objetivos e práticos no processo de vendas online. Sendo assim, veja o que deve ser considerado na hora de escolher o checkout de pagamento para o seu negócio.
Quando um consumidor prefere pagar sua compra por uma forma de pagamento, ele não pode sentir nenhuma diferença no processo quando, em uma futura compra, decidir pagar de outra maneira.
Caso isso aconteça, as chances das taxas de conversão do seu negócio serem impactadas de forma negativa são grandes.
As taxas cobradas no processo de checkout podem influenciar significativamente a escolha do cliente.
Se uma solução, por exemplo, oferece tarifas de processamento de pagamento menores ou não cobram pelo serviço, os clientes tendem a optar por ela, pois querem economizar na compra.
A segurança no processo de checkout é fundamental para manter os dados financeiros dos clientes protegidos contra qualquer tipo de fraude.
Para isso, é necessário buscar meios como a implantação do certificado SSL e o PCI DSS, que é o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão.
Nós, do Efí Bank, sabemos da importância de uma boa experiência de compra e como o checkout consegue impactar nesse processo.
Por isso, oferecemos soluções tecnológicas para garantir que os usuários que visitam seu e-commerce se sintam seguros para comprar, como o checkout transparente, que garante tudo isso no mesmo lugar.
Conte com o Efí Bank para otimizar o processo de checkout do seu negócio.
Abra já a sua conta digital, integre o Checkout Transparente e eleve seu e-commerce a outro patamar!
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