Checkout Transparente

Checkout de pagamento: estratégias para maximizar conversões

Criado em 4 de jul. de 2024

(Atualizado em 29 de ago. de 2024)

É comum que negócios digitais apostem em estratégias de marketing para aumentar as conversões em vendas. Durante este trabalho, no entanto, é preciso ter em mente que este não será um resultado exclusivo dos esforços de aquisição de novos clientes: é necessário também olhar com atenção para o checkout de pagamento

Essa ferramenta é extremamente necessária e influencia diretamente na jornada de compra do seu cliente. Para saber mais sobre ela, continue a leitura!

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O que é e qual é a importância do checkout eficaz?

Checkout de pagamento é a página final da jornada de compra em um negócio digital. Trata-se de uma etapa estratégica, uma vez que consolida a venda no mesmo local do carrinho de compras e tem, dessa forma, impacto direto na experiência e na satisfação do cliente. 

Por isso, dizemos que há uma significativa implicação na conversão em venda, pois afetará esse índice tanto positiva quanto negativamente.

Dificuldades comuns no checkout

Pode parecer simples criar uma boa página de checkout, mas não é. Muitas dificuldades podem se apresentar para o cliente neste momento. Por isso, elas precisam ser mitigadas, uma vez que a etapa é crucial para fechar a venda e proporcionar uma boa experiência de compra, a fim de criar uma fidelização. 

Confira, a seguir, alguns problemas que podem fazer o cliente não finalizar a compra ou não voltar a comprar no seu e-commerce! 

Processo lento

É frustrante, para o comprador, quando o processo de compra no site demora muito para ser finalizado. Além de dar a impressão de que o sistema não conseguiu completar a transação, há a insegurança com relação ao tratamento dos dados durante o pagamento, porque a demora pode remeter à ideia de erro.

Excesso de complexidade 

Às vezes é (inexplicavelmente) difícil comprar em alguns sites. Isso é um ponto crítico para qualquer negócio, já que é muito fácil que o cliente desista de uma compra, dependendo do quão complexa se torna essa tarefa, como cadastros longos, formulários que expiram, pedidos que não são claros, páginas mal desenhadas, etc.

Dificuldade de visualização

Várias pesquisas comprovam que as compras por aplicativos estão mais populares do que nunca. Desta forma, é necessário lançar mão de checkout com design responsivo, para que facilite a visualização em qualquer dispositivo, principalmente smartphones e tablets.

Problemas de segurança evidentes

Imagine que é a primeira compra que um determinado usuário faz na sua loja virtual e o cartão dele é clonado, logo em seguida. Isso é algo muito comum de acontecer, principalmente em negócios digitais que não dão a devida importância à segurança dos dados durante o checkout. 

Assim, é fundamental que esta página utilize ferramentas antifraudes, com criptografia de dados e certificados de segurança em transações financeiras.

Falta de flexibilidade nas opções de pagamento

De acordo com o levantamento Retail Reimagined, feito em 2019, 70% dos brasileiros dizem já ter abandonado o carrinho em algum site de compras em função da não disponibilidade de determinado método de pagamento. 

Dessa forma, é necessário pensar no seguinte: se há, hoje, tantos meios de pagamento disponíveis no mercado brasileiro, a fim de dar mais comodidade ao cliente, então, por que não oferecer todos eles?

Otimizando o processo de checkout para aumentar conversões

Se a página de checkout pode trazer muitos desafios, o contrário também é verdade: é possível obter mais conversão em vendas apenas melhorando esta etapa da jornada de compra. 

Aqui, faça do tempo seu aliado: apostar em facilidade e simplicidade com segurança é a equação certa para um checkout estratégico. Veja!

Simplificação do processo

Preparamos um plano de ação para mitigar possíveis problemas no checkout e proporcionar a melhor experiência para o comprador, até porque o ideal é fidelizá-lo. 

Então, vamos lá? 

Percorra a jornada de compra

Simule uma compra e estude o passo a passo em sua loja. Pergunte-se quais etapas podem ser melhoradas para que tudo seja mais simples. Apertou o mesmo botão mais de uma vez? Quantas páginas você está percorrendo? Esses são exemplos de perguntas válidas para entender o quanto o seu checkout pode ser simplificado.

Invista em preenchimento automático de dados

O autofill de dados é uma excelente alternativa para economizar tempo. O recurso permite que o navegador dê sugestões de qual resposta fornecer para cada campo em branco do formulário do checkout. Isso evita que o cliente tenha que digitar informações simples, como seu nome e endereço, e que, muitas vezes, estão armazenadas.

Aposte na redução do número de páginas

Pedir todas as informações na mesma página passa uma impressão de praticidade. Desta forma, será importante que você concentre todos os formulários e pedidos de informações na mesma página, de modo a encurtar o checkout.

Minimize a repetição de pedidos

Avalie se é possível condensar o volume de informações pedidas e reaproveite ao máximo todos os dados já fornecidos pelo cliente, seja por autofill ou outros recursos disponíveis. Aqui, o objetivo é fazer com que ele não tenha que fornecer os mesmos dados mais de uma vez.

Aposte em soluções de checkout ágeis

Não adianta você executar todas as otimizações possíveis e não buscar alternativas para agilizar o carregamento da página e a transmissão de informações de pagamento. Por isso, é importante buscar soluções de checkout que se proponham a atender a esta necessidade, sem abrir mão da segurança e dos recursos de criptografia para informações financeiras do cliente. 

Segurança e confiança

Aliás, falando em informações financeiras, a Revista Exame divulgou, em junho de 2023, uma pesquisa feita pela empresa SAS, de inteligência artificial e análise de dados. O estudo mostrou que 94% dos brasileiros têm medo de sofrer golpes pela internet. Além disso, 98% deles afirmam que as instituições de pagamentos são as responsáveis por proporcionar mais segurança aos consumidores na internet. 

Para manter a confiança do pagador, é importante que a sua página de checkout mantenha visíveis os símbolos de segurança em recebimentos, como o ícone de certificados SSL, com o propósito de assegurar a criptografia de dados durante a transferência do pagamento. 

Diversidade de métodos de pagamento

Como falamos, é importante diversificar os meios de pagamento, para que todos os compradores sejam contemplados em suas necessidades financeiras. Essa é uma importante iniciativa para aumentar a conversão em vendas e reduzir o abandono de carrinho. 

As opções disponíveis, hoje, nos negócios digitais brasileiros, são cartões de crédito, Pix, e boleto bancário. Busque por uma solução de checkout que possibilita integração com APIs para recebimento via todos os meios de pagamento.

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Inovações e tendências em checkout

Os negócios digitais estão em constante transformação. Desta forma, há muitos recursos disponíveis para inovar na etapa do checkout. Conheça algumas funcionalidades já presentes no mercado, que estão se popularizando em lojas online e que conferem mais praticidade ao comprador!

Checkout One-Click

Disponibilizada por alguns sites, este método de checkout permite que o cliente compre com apenas 1 clique. Isso é possível quando ele já tem cadastro prévio naquele site e está logado em sua conta, com algumas informações salvas, tais como: 

  • endereço de entrega; 
  • principal meio de pagamento. 

Esse recurso ajuda a fidelizar o comprador pela facilidade de comprar o item desejado sem perder tempo. 

Uso de Inteligência Artificial

A IA está sendo amplamente utilizada no negócio digital, principalmente no checkout. Ela ajuda a personalizar ainda mais a experiência do cliente, sugerindo alguns produtos que ele já tenha comprado antes (mas que podem estar acabando) com desconto exclusivo ou que ele possa ter interesse, de acordo com o seu perfil de compra.

Além disso, ela também pode ser empregada nas soluções de chatbot, para facilitar a resolução das dúvidas dos compradores durante o checkout e acelerar o processo. 

Pix via Open Finance

O Pix via Open Finance é uma solução de pagamento que se conecta aos bancos para iniciar pagamentos dentro do próprio site, reduzindo, assim, as etapas do checkout no celular e diminuindo o abandono de carrinho.

Implementando um checkout transparente

Para implementar o checkout transparente no seu negócio digital, você deve recorrer a uma solução que ofereça o serviço. Com a tecnologia da Efí Pay, por exemplo, você integra as nossas APIs de pagamento, às quais têm documentação aberta e estão prontas para integração nas principais linguagens de programação. 

Além disso, nosso time técnico apoia durante todo o processo. Conheça mais alguns benefícios dessa alternativa!

Benefícios do checkout transparente

  • mais praticidade e agilidade;
  • menor taxa de abandono do carrinho;
  • melhor experiência do usuário;
  • mais segurança para informações financeiras.

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Medindo o sucesso do seu checkout

Confira algumas métricas essenciais para você monitorar o checkout do seu negócio digital e identificar oportunidades de melhoria!

KPIs cruciais para monitorar

Há alguns indicadores que garantem que o seu checkout está saudável. É importante monitorá-los para entender o exato momento de efetuar algum ajuste nesta etapa da jornada de compra. Quais são eles? 

  • Tempo médio da sessão: é o tempo que o cliente leva para finalizar a compra, entre preencher o formulário e fechar o pedido. Um tempo muito longo pode indicar que existem otimizações a serem feitas para reduzi-lo;
  • Taxa de conversão: trata-se do cálculo que aponta qual a porcentagem, dentre todos os visitantes da página de checkout, que efetuou uma compra. Uma baixa taxa de conversão pode demandar revisões e ajustes na apresentação da página, no design, no volume de informações pedidas e nos métodos de pagamento disponíveis;
  • Taxa de abandono de carrinho: trata-se do cálculo que aponta qual é a porcentagem, dentre todos os visitantes da página, que desistiram da compra antes de finalizá-la. Uma taxa alta de abandono de carrinho pode indicar falta de praticidade ao fechar o pedido. 

Ferramentas e softwares de análise

Além das métricas de acompanhamento do checkout, existem algumas ferramentas e softwares de análise que podem te ajudar no monitoramento, sendo:

  • ferramentas de feedback do cliente, no qual ele faz uma avaliação da sua jornada de compra e você consegue ter um mapa de calor para entender como foi o comportamento dele nesse processo;
  • ferramentas de monitoramento de desempenho, em que ele traz uma análise do tempo de carregamento da página, da infraestrutura e do funcionamento de botões, como o de “fechar pedido”;
  • ferramentas de análise do funil de conversão em vendas, onde é verificado os eventos que podem influenciar na finalização de uma compra e também o comportamento do usuário.

Conheça o checkout de pagamento da Efí Bank

Agora que você já sabe tudo sobre checkout de pagamento, que tal trazer essa ferramenta para o seu negócio? 

Busque uma solução de checkout transparente, como a da Efí, que ajuda você a otimizar a experiência de compra dos clientes em sua loja virtual. Com sistema antifraude, criptografia de dados e design responsivo — que se adapta a acessos a partir de qualquer dispositivo com internet — você reduz o abandono de carrinho e acelera o crescimento do seu negócio digital com tecnologia de ponta. 

Proporcione uma experiência prática, fluida e segura para o seu cliente com a nossa solução de checkout transparente. Seja Efí!

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