Gestão e Marketing

Tudo o que você precisa saber sobre cashback em um só lugar!

Criado em 12 de dez. de 2018

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

A popularização do e-commerce tem aumentado a concorrência nos mercados. Assim, a busca por um diferencial tornou-se um fator cada vez mais decisivo nas empresas, o que resulta em inovações que vão desde melhorias nos processos produtivos até a disponibilização de diferentes formas de pagamento — boletos de cobrança, moedas virtuais, carnê digital etc. — ou a criação de programas de recompensa, como o cashback.

Esses últimos são programas amplamente conhecidos nos Estados Unidos desde 1998 e também são populares em outros países. No Brasil, no entanto, eles surgiram apenas em 2011, com a iniciativa da Méliuz. Apesar da existência de várias empresas concorrentes no mercado, esses serviços ainda são pouco conhecidos por grande parte da população.

Devido à sua baixa popularidade no país e à sua importância como estratégia de fidelização de clientes, preparamos este post para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas sobre o cashback.

A seguir, você vai conhecer o conceito, a sua importância para as empresas e o seu funcionamento, além de mostrar quais são os seus benefícios e as principais ferramentas que existem no mercado. Por fim, você também vai conferir algumas dicas para que a sua empresa se destaque diante da concorrência. Então boa leitura!

O que é cashback?

O cashback em tradução livre significa “dinheiro de volta”. Ele é um sistema em que o usuário pode receber uma determinada parcela do valor da compra — que varia de acordo com a empresa ou com o aplicativo no qual o consumidor tem cadastro —, na forma de bônus ou de dinheiro depositado na sua conta-corrente.

Seu funcionamento é muito semelhante ao dos programas de pontuação oferecidos por muitas lojas. Mas, nesse caso, o cliente recebe dinheiro em vez de acumular pontos. Assim, o cashback não atua como um intermediador de pagamentos. Ele funciona como um serviço oferecido tanto por empresas independentes quanto por aquelas ofertantes de cartões de crédito.

Dessa maneira, por meio dos programas de cashback, os consumidores podem fazer boas economias em supermercados, postos de gasolina, restaurantes e lojas em geral.

Qual é a sua importância para as empresas?

Os programas de milhagem ou de acúmulo de pontos são amplamente conhecidos ao redor do mundo. Entretanto, a sua recompensa não é imediata, já que, em geral, o cliente precisa acumular uma pontuação bastante elevada para que possa realizar qualquer troca. Além disso, o consumidor é limitado a fazer a troca apenas em determinadas lojas ou por produtos e serviços específicos, o que reduz o seu nível de satisfação.

Com o recebimento de parte do valor da compra por meio do cashback, esse problema é resolvido. Nesse caso, o risco de frustração por parte do consumidor torna-se praticamente nulo, já que ele pode usar seu bônus da maneira que preferir.

Por isso, o cashback — aliado à maior popularização de sistemas de pagamento online — tem se apresentado como uma nova tendência de consumo. Ele também é considerado como uma estratégia promissora de fidelização de clientes para o seu negócio.

Como o cashback funciona?

Como o cashback funciona?

O cashback pode ser adotado tanto em lojas físicas quanto virtuais de diversos nichos de mercado. A seguir, apresentamos como é o seu funcionamento em cada um desses segmentos.

Lojas virtuais

O consumidor deve adotar os seguintes passos para resgatar os seus benefícios:

  • fazer o cadastro em um site de cashback;
  • procurar, na plataforma, a loja em que tem interesse de fazer a compra;
  • escolher a loja para que os descontos disponíveis sejam apresentados;
  • realizar a compra.

Ao efetivar a transação, o crédito estará à disposição do cliente. Entretanto, as lojas costumam demorar um certo tempo para aprovar a compra para a empresa de cashback. Somente após essa aprovação é que se tem a liberação do crédito.

Lojas físicas

Nessas lojas, o procedimento ocorre da seguinte forma:

  • o varejista deve ter a máquina específica do programa de cashback;
  • quando o consumidor passa o cartão para efetuar a compra, o crédito é recebido de forma automática na conta cadastrada no sistema.

Mas, apesar do dinheiro ser depositado automaticamente na conta cadastrada, também é necessária a confirmação para que o crédito seja liberado para o consumidor.

Quais são os benefícios do cashback?

São várias as vantagens que os programas de cashback podem oferecer para as empresas parceiras. Então conheça, a seguir, as principais.

Aumento da fidelização dos clientes

A devolução de parte do valor da compra tende a aumentar o nível de satisfação dos consumidores. Com isso, as chances de recompra e de fidelização na loja aumentem.

Devido a forte concorrência existente no mercado, os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes. A partir daí, os diferenciais oferecidos por cada empresa se tornam decisivos no momento da compra.

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Ganho de visibilidade da marca

Esse benefício está bastante relacionado com o anterior. Quando um cliente fica satisfeito, ele tende a indicar a loja, impulsionando o marketing boca a boca. Vale destacar que essa é uma das estratégias de divulgação mais eficientes que existem.

Além disso, ao oferecer promoções ou adotar períodos em que o valor do cashback é mais elevado, a marca pode ganhar visibilidade no mercado. Assim, ela atrai um número cada vez maior de consumidores.

Acesso facilitado aos dados dos usuários

Os dados fornecidos pelos usuários produzem informações muito valiosas para as empresas. A partir do conhecimento do perfil do seu público, as lojas podem tomar decisões de maneira mais eficiente. Além disso, podem definir estratégias e adotar ações mais direcionadas.

Assim, com a análise das informações fornecidas pelos consumidores, as lojas podem direcionar produtos ou serviços específicos que atendam aos interesses e necessidades dos diversos clientes. Isso pode aumentar as vendas e, consequentemente, dos lucros das empresas.

Redução da frustração dos consumidores

Conforme exposto anteriormente, os programas de milhagem ou de acúmulo de pontos têm a desvantagem de limitar os consumidores a trocar a pontuação acumulada apenas em determinadas lojas ou por produtos e serviços específicos, que nem sempre atendem aos seus interesses.

Com isso, o nível de satisfação dos clientes é reduzido, o que faz com que esses programas não sejam tão atrativos ou que nem sempre se configurem como um diferencial para a fidelização dos consumidores.

Com o cashback, o cliente pode direcionar o dinheiro recebido para a compra de algum produto ou serviço desejado. Dessa forma, a frustração é reduzida.

Atração de um número maior de clientes

A ampla concorrência existente no mercado faz com que os consumidores tenham à sua disposição uma enorme quantidade de empresas que oferecem o produto ou serviço do seu interesse.

Com isso, esses clientes tendem a dar maior preferência para aquelas que apresentam algum diferencial. Assim, melhores formas de pagamento, checkout transparente, menores prazos de entrega do produto, possibilidade de fazer transferência programada, existência de programas de recompensa mais satisfatórios, são alguns deles.

Quais cuidados devem ser tomados para receber o dinheiro de volta?

Quais cuidados devem ser tomados?

Para que os programas de cashback não ocasionem qualquer transtorno tanto para as empresas quanto para os consumidores, alguns cuidados devem ser tomados.

Verificar a credibilidade da empresa

Antes de realizar o cadastro nos sites de empresas de cashback ou de efetuar qualquer compra, é importante que o consumidor analise a sua credibilidade no mercado para evitar ser vítima de golpes ou de roubo de informações.

Para isso, é importante que o consumidor verifique a opinião de clientes ou ex-clientes, avalie a reputação da empresa em sites especializados e busque todas as informações que julgar relevantes.

Analisar as regras

Todos os programas de cashback têm suas próprias regras, que são estabelecidas previamente em contrato. Por isso, é importante que o consumidor observe aspectos como:

  • valor mínimo de resgate;
  • forma de reembolso;
  • quantidade de lojas parceiras;
  • porcentagem média de resgate;
  • existência ou não de prazo de expiração dos valores reembolsados.

Evitar a compra por impulso

Esse cuidado é essencial, já que o consumidor pode se sentir incentivado a realizar compras desnecessárias apenas pelo fato de receber parte do valor gasto de volta.

Por isso, é importante que o consumidor avalie a necessidade de cada compra para que o cashback não se torne um fator de endividamento e, pelo contrário, traga boas economias ao seu orçamento.

Avaliar as ofertas “tentadoras”

Muitas empresas fazem ofertas e oferecem descontos constantemente para atrair a atenção dos clientes e, por consequência, aumentar as suas vendas. Por isso, é importante que o consumidor esteja atento a essas oportunidades e avalie a real vantagem de adquirir esses produtos ou serviços.

Quais são as ferramentas de cashback existentes no mercado?

No Brasil, existem alguns sites e aplicativos que fazem a devolução de uma parcela do valor da compra realizada pelo cliente. Para que esse reembolso seja efetuado, o consumidor precisa fazer o cadastro nos sites de cashback. Assim, a seguir, apresentamos algumas das principais empresas de cashback que atuam no mercado brasileiro.

Méliuz

A Méliuz é uma empresa brasileira criada em 2011 que disponibiliza na sua plataforma alguns cupons de desconto em lojas virtuais e oferece a opção do cashback. A seguir, conheça algumas das suas principais características:

  • lojas parceiras: 1.600 lojas online e 2.500 lojas físicas, situadas em São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília;
  • exemplos de empresas parceiras: Anacapri, Avast, Americanas, Boticário, Brastemp, Cultura Inglesa, Dudalina, Estácio, Fiat, Hotel Urbano, Ibis Hotel, Kipling, Livraria Cultura, Nescafé Dolce Gusto, Óticas Ultrafarma, Porto Seguro, Ricardo Eletro, Ponto dos Concursos, Três Corações, entre outras;
  • valor do reembolso: o mínimo é equivalente a 0,75% do preço do produto ou serviço. O máximo chega a 150%, em determinadas campanhas;
  • valor mínimo de resgate: R$ 20;
  • forma de devolução: direto na conta bancária do consumidor.

Mooba

A Mooba é uma startup do Reclame Aqui — site brasileiro que contém reclamações de clientes contra as empresas — que reúne apenas parceiras que têm boa reputação nessa plataforma. Confira a seguir algumas das suas características:

  • lojas parceiras: 300 lojas virtuais;
  • exemplos de empresas parceiras: Nike, Sephora, Amazon, Rede Natura, Eudora, Polishop, Americanas, Submarino, Ricardo Eletro, Netshoes, Walmart, Clinique, Marisa, Extra, Salinas, Vans, Vivara, Livraria Cultura, Motorola, Renner, Pandora, Reserva, Mac, entre outras;
  • valor do reembolso: o mínimo é de 0,5% do preço do produto ou serviço e o máximo chega a 7%;
  • valor mínimo de resgate: R$ 30;
  • forma de devolução: direto na conta bancária do consumidor.

Beblue

O Beblue é uma startup brasileira em que o usuário pode baixar o aplicativo, fazer o cadastro e receber parte do valor das suas compras de volta. Então veja as suas principais características:

  • lojas parceiras: 5 mil lojas físicas situadas em Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal;
  • exemplos de empresas parceiras: Art’s Cabeleireiros, Multi Óptica, Farma Total, Posto Tropical JK, Pizzaria Maceno, entre outras;
  • valor do reembolso: o mínimo é de 2% do valor do produto ou serviço e o máximo chega a 200%, em determinadas campanhas;
  • valor mínimo de resgate: não permite o saque do dinheiro reembolsado, mas os valores ficam como crédito na plataforma;
  • forma de devolução: bônus em reais para compras futuras.

Ganhe de Volta

O Ganhe de Volta é um site brasileiro que também oferece o programa de cashback. Para ter acesso a esse serviço, basta que o usuário realize o cadastro no site. Algumas das principais características desse programa são:

  • lojas parceiras: 983 lojas virtuais, entre nacionais e estrangeiras;
  • exemplos de empresas parceiras: Americanas, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Extra, Submarino, Netshoes, Walmart, Ebay, Shoptime, Sephora, MaxMilhas, Anna Pegova, Trip Advisor, Natura, Decolar.com, Mac, AliExpress, Livraria Saraiva, Livraria Cultura, Mercado Livre, Drogaria São Paulo, entre outras;
  • valor do reembolso: o mínimo é de 0,8% do preço do produto ou serviço. Já o máximo, chega a 100% em determinadas campanhas;
  • valor mínimo de resgate: R$ 20 ou US$ 5.
  • forma de devolução: direto na conta bancária do consumidor ou por meio do PayPal.

Cashola

O Cashola é um site brasileiro que oferece cupons de desconto, promoções-relâmpago e a opção do cashback para os seus usuários. A seguir, apresentamos algumas das suas principais características:

  • lojas parceiras: 200 lojas online;
  • exemplos de empresas parceiras: Americanas, Amazon, Animale, Avianca, Avon, Boticário, Brastemp, Carrefour, Casa & Vídeo, Clinique, CVC, Decolar.com, Drogarias Pacheco, Eudora, Extra, Fast, Havan, Imaginarium, Livraria Cultura, Lenovo, Marisa, Monte Carlo, Mac, Natura, entre outras;
  • valor do reembolso: o mínimo é de 0,5% do valor do produto ou serviço e o máximo é de 18%;
  • valor mínimo de resgate: R$ 15;
  • forma de devolução: direto na conta bancária do consumidor ou por meio do PayPal.

In Mais

O In Mais é um programa de fidelidade em que não existe prazo para a expiração dos pontos acumulados e que permite a devolução de parte do valor da compra de volta. Suas principais características são:

  • lojas parceiras: 40 lojas virtuais;
  • exemplos de empresas parceiras: Casas Bahia, Centauro, Extra, Fast, Petz, Tramontina, Ponto Frio, Shoptime, Philips, Hotéis.com, Ikesaki, Arno, Livraria Saraiva, Submarino, Compra Certa, Passarela, Giuliana Flores, Puket, Mobly, Privalia, By Samia, eÓtica, entre outras;
  • valor do reembolso: o mínimo é de 1% do valor do produto ou serviço e o máximo é de 25%;
  • valor mínimo de resgate: o usuário deve ter pontos suficientes para resgatar o valor solicitado, adicionado à taxa de crédito que é informada no momento da solicitação do reembolso;
  • forma de devolução: direto na conta bancária do consumidor ou no cartão pré-pago.

Poup

Por fim, apresentamos a Poup, uma startup da Digio — plataforma online de meios de pagamento do Banco CBSS. Ela oferece o benefício do cashback, além de cupons de desconto e outras ofertas. Dessa maneira, veja a seguir algumas das suas principais características:

  • lojas parceiras: 300 lojas virtuais;
  • exemplos de empresas parceiras: AliExpress, Amazon, Americanas, Avianca, Carrefour, Centauro, CVC, Fnac, Natura, Netshoes, Sephora, Shoptime, Submarino, Walmart, Casas Bahia, Casa & Vídeo, Extra, Polishop, Ponto Frio, Livraria Cultura, entre outras;
  • valor do reembolso: o mínimo é de 0,5% do valor do produto ou serviço e o máximo é de 20%;
  • valor mínimo de resgate: R$ 30;
  • forma de devolução: direto na conta bancária do consumidor, por meio do PayPal ou Bitcoin.

Como fazer parceria com uma empresa de cashback?

Se você se interessou por esse programa de recompensa e entendeu que essa é uma boa oportunidade para a fidelização de clientes na sua loja, é importante saber como proceder para fazer a sua implementação. A seguir, veja o passo a passo que deve ser seguido.

Pesquisar como as plataformas funcionam

Conforme você viu, existem várias empresas de cashback. Portanto, é importante que avaliar o funcionamento dessas plataformas, para evitar qualquer eventualidade no futuro.

Analisar os requisitos de cada uma

Assim como você deve analisar o funcionamento da plataforma, é importante avaliar quais são os pré-requisitos de cada empresa. Portanto, verifique se o seu modelo de negócio está em sintonia com o que é oferecido pela empresa de cashback.

Examinar quais são os valores de reembolso oferecidos

Essa análise é muito importante, pois pode impactar diretamente o seu negócio. Por isso, você deve avaliar quais são as taxas cobradas. Dessa maneira, compare e opte pela melhor plataforma para a sua loja.

Fazer o registro na plataforma

Depois de fazer a análise dos fatores listados acima, você estará apto para escolher as empresas de cashback que mais atendem aos interesses do seu negócio. Assim, ao realizar a escolha, faça o registro na plataforma e tenha acesso aos serviços contratados.

Como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo?

Como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo?

Agora que você já entendeu o que é o cashback e quais são os benefícios para o seu negócio, conheça algumas dicas que também podem ser adotadas para que a sua empresa se destaque diante da concorrência.

Fazer uma boa gestão

Parece óbvio, mas muitos gestores ou donos de empresas negligenciam a gestão do seu negócio. Portanto, esse fator faz com que tenham grandes prejuízos financeiros. Com isso, não adianta buscar a inovação por meio de parcerias com empresas de cashback, se a sua loja tem sérios problemas administrativos ou financeiros, por exemplo.

Oferecer um excelente atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente tem um forte potencial de atrair ou de repelir os consumidores. Portanto, se você tem uma loja física, invista no treinamento dos seus funcionários. Já se a sua loja for virtual, ofereça uma plataforma amigável e de fácil navegação para os usuários.

Disponibilizar diferentes meios de pagamento

É essencial oferecer várias opções de pagamento para os consumidores. Esse é um fator decisivo no momento de fechar a compra. Portanto, invista em diversas soluções, como boletos bancários, cartões de crédito ou débito, criptomoedas etc. Além disso, não deixe de oferecer parcelamentos que atendam aos interesses de ambas as partes.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Investir em tecnologia

Quando se fala em adotar novas tecnologias nas empresas, muitas vezes o empresário tende a pensar logo na inovação do produto ou serviço final. No entanto, é possível inovar por meio da introdução de novas tecnologias de atendimento ao cliente ou pela adoção de novos meios de pagamento, por exemplo.

Assim, como você pôde perceber neste artigo, o cashback é um serviço que pode agregar um grande valor à sua marca. Portanto, não deixe de fazer uma pesquisa antes de optar por uma empresa. Dessa maneira você garante o melhor desempenho para o seu negócio.

E então, gostou deste post? Achou relevante entender o que é e quais são os benefícios do cashback para a sua empresa? Dessa forma, se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos, assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Então até a próxima!

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