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Boleto falso: saiba como identificar a autenticidade do boleto recebido

Criado em 24 de abr. de 2020

(Atualizado em 8 de out. de 2024)

O boleto é um tipo de cobrança bastante popular no Brasil. Afinal, é seguro, simples de emitir e de pagar. No entanto, essa popularidade acaba chamando a atenção de golpistas. O boleto falso é uma cobrança feita de forma indevida em nome de uma empresa. 

Por este motivo, é importante conhecer os campos do boleto para saber identificar uma tentativa de golpe. Em uma análise rápida das informações é possível descobrir! Vamos aprender?

Como saber se um boleto é falso?

Passo 1: verifique a origem da cobrança

O primeiro passo primordial para realizar o pagamento de um boleto é se certificar da procedência da cobrança. Quando você recebe uma cobrança por e-mail, por exemplo, é importante conferir se o endereço corresponde à loja na qual você realizou uma compra.

Muitas vezes, cibercriminosos utilizam e-mails semelhantes aos de grandes lojas para aplicar golpes utilizando boletos falsos.

Nesse tipo de prática, o endereço do correio eletrônico pode apresentar inconsistências com o oficial. Então, fique atento!

Confira se o e-mail do remetente apresenta letras a mais, números, símbolos ou qualquer outro indício de que não é o endereço legítimo da empresa na qual você comprou um produto ou contratou um serviço.

Passo 2: procure erros ortográficos ou informações falsas

É preciso ter muito cuidado antes de efetuar o pagamento de uma fatura. Muitos dos indícios de uma tentativa de fraude estão presentes no próprio documento, mas são sutis.

O nome do pagador/sacado são os dados de quem irá realizar o pagamento. Portanto, caso você tenha emitido a cobrança, seu nome precisa constar no campo.

Além disso, o boleto falso pode apresentar erros gramaticais simples e informações inconsistentes, como o logo de um banco e o número de emissão pertencente a outro.

Ainda, é importante conferir o layout da cobrança, que, em caso de fraude, pode ser similar, mas não idêntico ao original.

Passo 3: verifique o código de barras

Você já parou para pensar no que são aqueles números apresentados no código de barras do boleto? Pois então, todos os número presentes no campo possuem um significado, que vamos falar a seguir!

Campos dos boletos: boleto verdadeiro

  • Os três primeiros algarismos se referem ao código do banco emissor da cobrança.
  • O quarto dígito é referente à moeda que será utilizada para o pagamento. Geralmente, as cobranças apresentam o número 9, que significa que devem ser pagas em reais.
  • Os 25 números que sucedem são definidos pela instituição emissora. Eles podem ser a identificação do boleto, número da agência ou da empresa cobradora.
  • O 30º número fica isolado no campo e é o dígito verificador. Para gerá-lo, são considerados os algarismos anteriores. É um mecanismo para atestar que eles estão corretos.
  • Os quatro números após o dígito verificador são referentes à data de vencimento da cobrança. Eles indicam o número de dias corridos que faltam para a cobrança vencer. Caso o número seja 0000, ele não possui uma data de vencimento definida.
  • Já os últimos 10 dígitos se referem ao valor do boleto. Se a cobrança for de 257,89, os últimos dígitos serão 0000025789.

É importante sempre conferir se os números apresentados na parte superior correspondem aos que aparecem na parte inferior, pois eles são iguais. Essa é uma das etapas mais importantes para se proteger e não cair em golpes com boletos falsos.

Vale lembrar que os três primeiros números que são apresentados na sequência são iguais aos do banco emissor, mesmo quando a cobrança é emitida por uma instituição de pagamentos. Cada banco possui um código de identificação na cobrança, que pode ser encontrado no site do Banco Central do Brasil (Bacen).

No boletos emitidos no Efí Bank, os três primeiros números vão ser sempre 364 — nosso código bancário.

Passo 4: analise os demais campos

Há outros campos que precisam de atenção para identificar um boleto falso.

No campo de cedente/beneficiário é indicado quem recebe o valor da cobrança, que pode ser o emissor ou a instituição de pagamento. Já o sacado/pagador, como o nome indica, é a pessoa que vai efetuar o pagamento do documento.

Também é possível verificar as informações do beneficiário presentes no boleto, como o CNPJ. Com base nele, você pode pesquisar em qual cidade e estado está localizada a empresa e, dessa maneira, ver se os dados são compatíveis aos apresentados na cobrança.

Leia também: Como gerar boleto de forma simples e fácil? Entenda aqui!

O boleto registrado aumentou a segurança nos pagamentos

A Nova Plataforma de Cobranças, implementada em 2018 pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban), trouxe mais segurança para realizar pagamentos por meio do boleto.

A solução foi uma saída encontrada para mitigar golpes comuns realizados com boleto falso. O registro é realizado em um sistema unificado em todos os bancos e correspondentes bancários.

No entanto, mesmo com todas as medidas de segurança adotadas, ainda é comum a tentativa de fraude nessa modalidade de cobrança. Por isso é importante ressaltar: sempre confira a veracidade de uma cobrança junto à instituição emissora, antes de efetuar o pagamento. Dessa maneira, você corre menos riscos de cair em golpes e ser lesado.

Todo boleto registrado possui um código em que é possível rastreá-lo. Portanto, não se consegue realizar o pagamento da fatura mais de uma vez e tanto o sacado (pagador) quanto o cedente (beneficiário) podem consultar o registro do boleto junto à instituição emissora.

Com o boleto registrado, não é preciso emitir segunda via em caso de atraso. Para realizar o pagamento, basta ir ao banco, correspondentes bancários ou pagar pelo internet banking. As configurações de multa e juros já são definidas pelo emissor da cobrança e são acrescentadas ao valor automaticamente.

O papel do Efí Bank

O Efí Bank é um banco digital regulado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen). As modalidades de conta Efí Pro (para negócios sem CNPJ) e Efí Empresas (para negócios com CNPJ) facilitam transações, pagamentos, movimentação de recursos e gestão de cobranças de empreendedores, independente do vínculo com instituições bancárias ou financeiras.

No entanto, o Efí Bank não se responsabiliza pela entrega de produtos ou disponibilização de serviços. Como banco digital, a responsabilidade da empresa é referente à emissão da cobrança.

Por isso, sempre orientamos que, em caso de dúvidas sobre a procedência da cobrança, nos envie o boleto por meio dos nossos canais oficiais de atendimento. Além disso, é necessário sempre conferir a reputação da empresa nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui.

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