Segurança para sua conta

Golpe do link falso: conheça os riscos e como se prevenir

Criado em 7 de abr. de 2025

(Atualizado em 7 de abr. de 2025)

O golpe do link falso, também conhecido como phishing, é uma das armadilhas digitais mais usadas atualmente — e o Brasil está no topo do ranking de países que mais sofrem com ataques cibernéticos no mundo.

Nesse tipo de golpe, criminosos enviam mensagens com links ou criam páginas que simulam sites confiáveis para enganar os usuários. Elas são quase idênticas a páginas de bancos, e-commerces, sistemas de pagamento ou empresas conhecidas.

Os links fraudulentos podem chegar por SMS, e-mail, redes sociais, WhatsApp ou até por anúncios patrocinados. Quando a vítima acessa o link e fornece informações, os dados são capturados e usados para aplicar golpes financeiros ou roubo de identidade.

Quais golpes com link falso são mais comuns?

Infelizmente existem diferentes tipos de engenharia social por trás desse golpe. Os mais comuns são:

  • Boleto falso: um link leva a um boleto adulterado, que, após o pagamento, envia o saldo para a conta do criminoso. 
  • Promoções falsas: ofertas “imperdíveis” que pedem cadastro ou pagamento imediato em sites que parecem legítimos. 
  • Atendimento falso: golpistas se passam pela central de atendimento de empresas conhecidas e enviam links de “suporte” para capturar dados sensíveis.
  • Clonagem de redes sociais: contas pessoais ou de empresas são clonadas e usadas para aplicar golpes com links falsos enviados para os contatos.
Lembre-se
Nós, do Efí Bank, nunca vamos pedir dados pessoais, senhas, dados do cartão ou códigos de transação por mensagem ou telefone. Também não enviamos links para atualização de app. Mantenha-se em segurança!

Quais são os riscos do golpe com uso de link falso?

Para o consumidor comum, o prejuízo pode ser grande. Além da perda financeira direta, com pagamento de boletos ou compras falsas que nunca terão retorno, o golpe pode resultar no roubo de identidade.

Com os dados em mãos, os criminosos podem solicitar empréstimos, abrir contas em bancos ou realizar compras em seu nome. Em casos mais graves, o acesso a e-mails ou aplicativos pode comprometer toda a vida digital da vítima.

Por isso, a atenção deve ser redobrada com qualquer link que peça informações pessoais, bancárias ou dados de autenticação. ⚠️

E para empresas, quais são os riscos?

As empresas também são alvos frequentes desse tipo de golpe. Quando um golpista clona uma página da empresa e começa a enviar links falsos para clientes, os danos à imagem da marca podem ser péssimos.

Também há riscos internos, como o phishing corporativo. Esse golpe acontece quando os colaboradores recebem e-mails com links disfarçados de sistemas internos e, ao inserir os dados, podem entregar acesso e dados empresariais aos criminosos sem nem perceber.

📣 Esse tipo de invasão pode ser muito perigoso: comprometer dados confidenciais, contratos, finanças e até informações de clientes. Esse vazamento de dados, em tempos de LGPD, ainda pode gerar multas e processos para a empresa.

Como se proteger do golpe do link falso? ⚠️

Detectar um link falso nem sempre é simples, já que muitos desses golpes são altamente sofisticados. De toda forma, existem alguns sinais que nos ajudam a identificar e se livrar de uma tentativa de fraude:

  • primeiramente, sempre desconfie de links com URLs confusas, com erros de digitação ou domínios incomuns. Por vezes, os golpistas usam uma variação sutil da marca, trocando letras ou inserindo caracteres extras na URL (ex: seiaefi.com.br ou sejaefi.xyz);
  • confira se o remetente do e-mail, SMS ou mensagem vieram realmente dos canais oficiais da empresa ou instituição;
  • e sempre que possível, digite o endereço do site no navegador em vez de clicar em links encurtados ou suspeitos;
  • confira se o site tem a camada de segurança, ou seja, se o site começa com “https://”;
  • desconfie de sites ou mensagens que solicitam dados sigilosos, como senhas ou outros dados de acesso à sua conta ou cartão;
  • além disso, desconfie sempre de mensagens com senso de urgência como “última chance”, “promoção válida por 1 hora” ou “troque a senha para evitar o bloqueio da sua conta”. As chances de ser um golpe são altíssimas!

Se você tem uma empresa, confira mais algumas dicas para se prevenir:

  • invista em educação digital para os colaboradores e em boas práticas de segurança;
  • tenha um domínio oficial e use e-mails verificados;
  • adote a autenticação em duas etapas em softwares e canais internos.

Além disso, lembre-se: é fundamental manter canais oficiais de comunicação claros e alertar os clientes sobre possíveis golpes usando o nome da empresa.

+ Veja todos os mecanismos avançados de segurança do Efí Bank

Aconteceu com você? Veja o que fazer se cair no golpe

Se você, sua empresa ou algum cliente for vítima de um link malicioso, é importante seguir os passos abaixo:

  1. a primeira medida é interromper qualquer ação. Feche o site e desconecte os dispositivos;
  2. se os dados foram fornecidos, troque todas as senhas imediatamente;
  3. comunique o banco, instituição financeira ou empresa envolvida;
  4. registre um boletim de ocorrência;
  5. e monitore seu CPF ou CNPJ para identificar movimentações suspeitas nos dias seguintes.

DICA: Acesse a página do Registrato para consultar, gratuitamente, empréstimos, chaves Pix cadastradas, bem como os bancos em há uma conta em seu nome.

Como denunciar sites falsos e links maliciosos?

Se algum fraudador está se passando pela sua marca com sites falsos, é possível solicitar a remoção do conteúdo junto às plataformas ou registrar a ocorrência nos canais do CERT.br e Procon. Você pode denunciar golpes digitais em:

  • Google Safe Browsing: para sites perigosos
  • CERT.br: canal oficial para incidentes de segurança
  • Procon, polícia civil ou delegacia de crimes digitais 
  • Empresas envolvidas (como bancos ou e-commerces), que costumam ter canais de denúncia de fraude 

Encontrou ou recebeu um link falso se passando pelo Efí Bank? Nos avise por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.

Viu? Apesar de ser uma ameaça silenciosa, basta ter um olhar crítico e atenção para se livrar de grandes problemas. Fique atento, compartilhe este conteúdo e ajude mais pessoas a se protegerem no digital!

Compartilhe nas redes: