Pesquise na internet opiniões a respeito do e-commerce. Veja se há reclamações, o que as pessoas têm falado ao fecharem negócios com ele.
Aproveite a popularidade das redes sociais e pergunte às pessoas que já compraram naquela loja virtual utilizando o cartão de crédito ou outro tipo de pagamento.
Buscar recomendações é uma boa maneira de se garantir. Assim, você se certifica que terá seu produto sem dores de cabeça.
Consumidores insatisfeitos com suas relações de compra com e-commerces geralmente fazem reclamações formais, seja no Procon ou no Reclame Aqui.
Essas duas fontes são boas fornecedoras de panoramas, positivos ou negativos para você se decidir por comprar ou não em determinada loja virtual.
Lembre-se também de verificar os direitos do consumidor online para se manter bem informado.
Os certificados de segurança são a garantia de que a plataforma de e-commerce foi devidamente verificada por uma auditoria. Assim, comprova que é segura o suficiente para estar em pleno funcionamento.
Verifique, ainda, se o e-commerce possui criptografia de dados, observando se, na barra de navegação, ao chegar no momento do pagamento, o endereço passa de http para https, porque esse ‘s’ a mais significa que a conexão é segura.
As compras realizadas com cartão pela internet pedem três informações básicas: o nome do titular do cartão, o número do cartão e o código de segurança, aquela sequência de três números do verso.
As senhas nunca são solicitadas por lojas virtuais sérias, portanto, fique atento a esse detalhe!
As versões gratuitas dos antivírus nem sempre mantêm seu computador plenamente seguro, por isso, se você quer começar a comprar virtualmente, deve, primeiro, investir em um antivírus confiável, com recursos que vão além da proteção básica. Além disso, manter o antivírus sempre atualizado é essencial para não ser pego de surpresa!
Muitos e-commerces utilizam plataformas de pagamento para evitar fraudes nas compras online. Verifique a empresa que está por trás desse processo, pois é aí que seu cartão pode ser clonado.
Contar com uma empresa confiável para fazer a intermediação de suas transações na internet é uma ótima alternativa para quem não quer se arriscar com os dados de seu cartão na rede.
Gostou do assunto? Leia também: Qual cartão escolher? Entenda a diferença entre pré-pago, crédito e débito
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.