O Pix já se tornou um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros — o sistema já é usado por 71% da população. Não é à toa que, de tempos em tempos, o Pix bate novos recordes em números de transações.
Isso tem muito a ver com a nossa nova dinâmica de compra, que foi muito impulsionada pela pandemia. Estudos mostram uma grande expansão dos pagamentos digitais em toda a América Latina nesse período.
Entre os pagamentos digitais, o QR Code é um dos meios mais utilizados — e é o assunto hoje. Trouxemos, aqui, as principais possibilidades de uso desse recurso para receber pagamentos dos clientes em seu negócio. Vem com a gente!
O QR Code Pix é uma das maneiras de pagar e receber pagamentos instantâneos. É uma representação gráfica que funciona como um atalho para a conta bancária,sem que seja necessário digitar qualquer dado.
É só abrir a câmera do smartphone, apontar para o QR Code Pix, confirmar a transação e, em questão de segundos, o dinheiro vai para a conta do recebedor.
Além disso, você precisa entender que existem 2 tipos de QR Code Pix — e que eles atendem necessidades diferentes.
VEJA TAMBÉM: Como a RedeSoft utilizou a API Pix da Efí em seu sistema PDV para levar o Pix a +70 postos de combustíveis
“Os pagamentos por QR Code inspiram a confiança de 82% dos brasileiros, contra 65% da média dos outros países ouvidos na amostra.” — Serasa Experian
Até aqui deu para entender o que é o QR Code e o potencial que esse meio de pagamento possui. Mas, e na prática, como receber por QR Code Pix? Como usar esse recurso para fechar vendas e receber em tempo real?
Existem algumas maneiras de fazer isso. Vamos listar, aqui, as principais. Acompanhe!
Essa é uma opção prática para pessoas físicas e MEIs receberem por QR Code Pix. Afinal, se você tem conta em um banco ou fintech que oferece o Pix, você já está pronto.
É simples!
A título de exemplo, vou usar o app da Efí para te ensinar como receber por QR Code Pix:
Pronto! Com isso, em questão de segundos, o dinheiro da venda estará em sua conta.
? Ah, vale lembrar: é possível receber pelo QR Code Pix gerado pelo app de forma presencial ou à distância. Aqui, na Conta Digital Efí, por exemplo, você pode compartilhar o QR Code pelas redes sociais ou copiar o código para seus clientes que estão longe usarem o recurso “Pix Copia e Cola”.
Ainda não tem uma conta digital? Abra a sua na Efí!
Quando falamos de loja física, o tamanho do seu negócio vai determinar quais recursos usar para receber por QR Code Pix. Vamos a 2 exemplos:
Estabelecimentos que possuem pouca movimentação, podem utilizar o QR Code Pix impresso no caixa, por exemplo.
Dessa forma, o pagador precisa apenas apontar a câmera do celular para o totem, informar o valor da compra e fazer a transferência em poucos segundos.
Como fazer isso?
É fácil! Você pode abrir o aplicativo da Efí e gerar um QR Code estático. Depois é só seguir com a parte gráfica da forma que considerar mais atraente para seus consumidores.
Estabelecimentos que processam um número alto de transações — e que necessitam de conciliação, integração de sistemas e automatização de processos — precisam integrar a API Pix.
Com essa solução, que é pensada para e-commerces, médias e grandes empresas, inclusive redes varejistas, é possível receber por QR Code dinâmico de forma rápida a cada venda.
Quando o operador fecha a venda, um QR Code Pix aparece no monitor do caixa já com o valor da venda. O cliente, então, precisa apenas fazer a leitura da imagem para realizar a transação.
Além disso, a API Pix permite:
E como ter acesso a tudo isso?
Integrando suas operações com a API Pix da Efí! Nós disponibilizamos uma API aberta, moderna e robusta, com SDKs disponíveis em todas as linguagens de programação.
Se preferir, fale com nossos especialistas para entender como a API Pix pode ser útil para o seu modelo de negócio.
Além disso, estabelecimentos que já utilizam a solução SiTef, da Software Express, para receber pagamentos, já podem utilizar o Pix da Efí nos terminais POS, mobile, PDVs com Pin Pad ou autoatendimento.
Assista ao vídeo abaixo para entender como todo esse processo funciona na prática:
Um levantamento da consultoria Gmattos com os maiores e-commerces, que representam 85% das vendas online, em dezembro de 2021, mostrou a aceitação do Pix em 56% dos sites e com tendência de alta.
Ainda segundo o estudo, o Pix ocupa a terceira posição entre as formas de pagamento mais relevantes no setor de e-commerce.
Isso é ótimo! Mas, como receber por QR Code Pix no e-commerce? Simples. Utilizando a API Pix da Efí!
Integrando as suas soluções à nossa API:
E mais do que isso: todo o processo de venda acontece muito mais rápido!
Afinal, você tem o retorno rápido do pagamento e pode agilizar todo o restante para oferecer uma experiência mais rica aos seus clientes.
? Vale se atentar: o Open Finance, juntamente com o Pix, vai revolucionar a experiência de compra em negócios digitais, como e-commerces e aplicativos.
Com a jornada de pagamento encurtada de 7 para 3 etapas, a operação é mais fluida, com menos telas e com alto nível de segurança. Para o seu negócio, isso significa redução do abandono de carrinho e aumento da conversão e das vendas.
Guia Completo | Open Finance para Negócios Digitais
Sabia que também tem como receber por QR Code Pix na maquininha de cartão?
As Maquininhas Mini e Pro da Efí, além de aceitar as principais bandeiras de cartão do mercado, já vêm equipadas com o Pix, para que você gere QR Codes e receba os valores com praticidade e agilidade.
Para fazer esse tipo de pagamento, pegue sua maquininha e siga os passos abaixo:
Viu só como o QR Code Pix é um recurso versátil e poderoso para tornar as suas vendas mais ágeis e melhores?
Independente do tamanho do seu negócio, o Pix e a Efí podem ser os aliados que você precisa para vender mais e simplificar sua gestão financeira.
Abra agora sua conta ou converse com nossos especialistas para entender como podemos te ajudar! ?
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.