Nos últimos anos, a tecnologia trouxe inúmeras facilidades para o mundo financeiro, como o Pix, as APIs de pagamento e uma infinidade de serviços digitais. No entanto, com todas essas facilidades, surgiram também novos riscos, como golpes financeiros que se aproveitam de distrações e brechas de segurança.
Pensando nisso, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), com o apoio de várias instituições financeiras, incluindo o Efí Bank, lançou a campanha “Tem Cara de Golpe”.
Se você já foi vítima de uma tentativa de golpe, ou conseguiu escapar de uma, essa campanha é para você! Neste post, vamos te contar como identificar os golpes mais comuns, como se proteger e participar da campanha “Tem Cara de Golpe“.
A Associação Brasileira de Bancos, ABBC, é uma entidade que representa instituições financeiras de diferentes portes e modelos de negócios no Brasil. Sua missão é promover o fortalecimento do setor bancário, desenvolver melhores práticas e criar um ambiente financeiro seguro e eficiente.
A campanha “Tem Cara de Golpe” é uma das iniciativas da ABBC para alertar o público sobre os golpes financeiros mais comuns e sobre como evitá-los.
Os golpes financeiros não são novidade, mas o mundo digital trouxe uma nova onda de fraudes que são cada vez mais sofisticadas. Os criminosos estão sempre desenvolvendo novas táticas para enganar vítimas, sejam elas pessoas físicas ou empresas.
E esses golpes são mais comuns do que você imagina. Segundo o Panorama Mobile Time – Identificação e Autenticação Digitais no Brasi, 65% dos brasileiros com smartphone já receberam telefonemas fraudulentos se passando por centrais telefônicas de bancos, um dos golpes mais recorrentes e perigosos no país.
Esse dado alarmante reforça a importância da campanha de prevenção a fraudes da ABBC, que visa alertar e conscientizar a população sobre os riscos das fraudes financeiras e ensinar a identificar os sinais de um golpe.
Tem cara de golpe, mas será que realmente é? Uma das melhores maneiras de se proteger contra golpes financeiros é estar atento aos sinais de alerta.
Por isso, vamos te dar uma ajuda para identificar esses golpes, se proteger, e também refletir se você já passou por alguma dessas situações. Assim, você pode contar sua história na campanha de prevenção a fraudes da ABBC e ajudar outras pessoas.
Confira os golpes mais comuns abaixo!
Se você receber uma mensagem, e-mail ou ligação solicitando um pagamento imediato, desconfie! Criminosos frequentemente usam esse senso de urgência para que você não tenha tempo de analisar a situação com clareza.
Nesse caso, é sempre importante verificar a autenticidade da solicitação diretamente com a instituição ou empresa, através de canais oficiais. Além disso, nunca realize pagamentos sem antes confirmar se o pedido é legítimo.
Fique atento a links enviados por e-mails, mensagens ou até mesmo por anúncios em sites de busca como o Google. Criminosos são capazes de criar sites falsos que parecem idênticos aos verdadeiros, com o objetivo de roubar suas informações pessoais e bancárias.
Por isso, sempre desconfie de links suspeitos e, em caso de dúvida, acesse diretamente o site oficial do serviço, evitando clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens.
Golpistas costumam atrair vítimas com promessas de prêmios, benefícios ou descontos inacreditáveis. Essas ofertas exageradas são pensadas para gerar entusiasmo e fazer com que você aja sem pensar.
Pensando nisso, sempre desconfie: se a oferta parece boa demais para ser verdade, é muito provável que seja um golpe. Antes de tomar qualquer ação, tenha certeza que a oferta é legítima. É aquele ditado, né: “quando a esmola é demais, o santo desconfia.”
Um dos golpes mais comuns, atualmente, é o golpe da falsa central de atendimento. Nesse tipo de golpe, fraudadores se passam por atendentes usando técnicas de engenharia social para manipular e induzir o usuário a fazer uma série de procedimentos.
Nenhuma instituição financeira legítima solicitará senhas ou códigos de segurança por telefone, e-mail ou mensagens. Se alguém pedir esse tipo de informação, não forneça e entre em contato diretamente com o banco.
Se você já identificou e evitou um golpe financeiro, agora é a sua chance de compartilhar essa história e ajudar outras pessoas a se protegerem. A campanha #TemCaraDeGolpe foi lançada pela Associação Brasileira de Bancos, para premiar as melhores histórias de pessoas e empresas que conseguiram escapar de uma fraude.
Para participar, é muito simples:
Além de conscientizar o público sobre os riscos e precauções contra fraudes, a campanha #TemCaraDeGolpe oferece prêmios incríveis. As melhores histórias serão premiadas com:
A segurança financeira é uma responsabilidade compartilhada. Dessa forma, com a campanha #TemCaraDeGolpe, você tem a chance de contribuir para a conscientização, ajudar outras pessoas a evitar fraudes e ainda concorrer a prêmios incríveis.
Se você conseguiu identificar um golpe com a ajuda das dicas e ferramentas do Efí Bank, não deixe de nos contar! Nosso compromisso com a segurança é prioridade, e é importante para nós saber que nossas soluções ajudam a proteger suas finanças.
Participe, compartilhe sua história e mostre que, com atenção e conhecimento, é possível identificar golpes e proteger suas finanças.
Confira o regulamento e participe pelo site oficial da campanha!
Escrito por
Maria AndradeJornalista que encontrou no marketing uma nova maneira de criar conexões. Entre um texto e outro, adoro testar receitas que deixam cada momento na cozinha ainda mais especial.
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