Quem gerencia um negócio sabe que a taxa de inadimplência é um grande obstáculo para a saúde financeira. Afinal, o adiamento ou a falta do pagamento, por parte dos clientes, quando acontece de maneira elevada, compromete o lucro, o fluxo de caixa e, até mesmo, a retenção de clientes.
Esse era o principal problema enfrentado pela Lucimara Mendonça, na escola de cursos profissionalizantes, Superar Centro Profissionalizante. Nessa história de sucesso, a gente conta como a Lucimara reestruturou o processo de cobrança da escola e conseguiu reduzir – e muito – a taxa de inadimplência com a ajuda da Efí.
Lucimara Mendonça é administradora, coach e mentora de negócios. Em 2013, assumiu a gestão da Superar Centro Profissionalizante, escola franqueada de cursos profissionalizantes na cidade de Ouro Preto – MG.
A Superar Centro Profissionalizante já estava estabelecida ali há mais de 10 anos. Possuía, na época, cerca de 100 alunos. A instituição foi vendida e, hoje, possui Victória Arcebispo como sua nova gestora.
Porém, a história da Lucimara com a Efí ainda vale a pena ser contada. Até porque não parou por aqui – o relacionamento se estreitou e a mentora levou as soluções da Efí para seus outros negócios.
Ao assumir a Superar Centro Profissionalizante, Lucimara percebeu que um dos problemas do negócio era a forma de pagamento que eles utilizavam na época. Isso porque o sistema de pagamento era feito de forma manual, pessoal (direto na instituição) e flexível – não havia cobrança de juros pelo atraso do pagamento, por exemplo.
No processo de reestruturação da empresa, Lucimara contou com a ajuda de uma consultora de finanças, que diagnosticou que o gargalo do negócio era a taxa de inadimplência. Nos meses anteriores à consultoria, esse “buraco” havia sido de, aproximadamente, 40% do faturamento.
“A saúde financeira da empresa era caótica por causa desse furo [inadimplência]”, diz Lucimara Mendonça.
Inicialmente, a empresa buscou por sistemas de pagamento para ajudar a solucionar o problema. O primeiro contato foi com um banco tradicional, do qual Lucimara já era cliente.
“Eu fui buscar o gerente do banco, fiz alguns orçamentos e ele me explicou todo o sistema. Mas era uma loucura as tarifas que envolviam a operação. Tinha tarifa para pagar, para debitar, para emitir, para cancelar. Tudo que você fazia, tinha tarifa envolvida. Aí, quando eu fui fazer as contas, percebi que o banco ia consumir 15% do valor da mensalidade de cada aluno”, conta Lucimara.
Um colaborador da Superar Centro Profissionalizante, que era cliente da Efí, foi quem indicou a nossa solução para Lucimara. A mentora, então, começou a pesquisar e a entrar em contato com a Efí. “Ali eu vi que era a melhor solução de pagamentos que tinha disponível no mercado”, diz Lucimara.
“Depois de mais ou menos um ano de gestão, com esse processo de inadimplência, eu aderi o sistema de pagamento da Efí e ali minha vida mudou. É aquela história bem clichê, mas foi realmente assim que funcionou”, completa a administradora.
Primeiramente, a solução utilizada pela Lucimara na Superar Centro Profissionalizante foi, justamente, o boleto da Efí – para substituir o processo manual de cobrança.
Como a inadimplência era um problema, a escola desenvolveu um programa de incentivo, que dava descontos na mensalidade pelo pagamento antecipado. Eles utilizam, então, o espaço “Observações” no corpo de cada boleto para escrever, a mão, essa instrução. Com o tempo, esse processo ficou totalmente inviável.
“Para a gente, o boleto foi melhor do que o papelzinho, o carnê que usávamos. Conseguimos reduzir a taxa de inadimplência, mas ainda dava um certo trabalho para o administrativo. É aí que mora minha admiração pela Efí: a gente começou a ligar para o suporte e solicitar uma personalização na nossa emissão de boleto. Nessa época, a gente já estava dobrando o faturamento da empresa, então também estávamos emitindo mais boletos. Hoje a plataforma faz exatamente isso! Na época, o Suporte ligou, avisou e deu todo a assistência para usarmos uma ferramenta que nós mesmos pedimos”, conta Lucimara.
A Efí possui a opção de configurar descontos, juros e multas direto na tela de emissão de boletos e carnês. Assim, é possível definir valores de desconto para pagamentos antecipados e multas por atraso.
Essas informações são inseridas em cada boleto, tornando o processo de pagamento mais simples e prático. Inclusive, é aceitável em qualquer lotérica, caixa eletrônico ou apps e internet banking.
Com a estruturação do sistema de pagamento e utilizando os boletos e carnês da Efí, os resultados logo apareceram. Em 6 meses, a Superar Centro Profissionalizante passou de 40% de taxa de inadimplência para 10%, que é uma taxa excelente para o mercado, segundo a própria Lucimara. Ou seja, houve uma redução de 75%.
Além disso, a escola de cursos profissionalizantes também conseguiu equilibrar os custos da gestão financeira, uma vez que, na Efí, só há cobrança de tarifas pelos boletos pagos. Ou seja, não existe custo para emissão, baixa ou cancelamento.
“Eu saí de uma cotação de 15% do meu faturamento envolvido nisso, para 3%.”, afirma a mentora.
“Todo custo que eu tinha com os boletos bancários, pela Efí, acabava sendo custeado pelos pequenos juros que os clientes pagavam ao atrasar o pagamento da mensalidade. Então, eu, praticamente, não tinha custos com os boletos”, conclui.
Após se desligar da Superar Centro Profissionalizante, Lucimara Mendonça voltou seus esforços para o mundo da mentoria de negócios, focando em lançamentos digitais. Além disso, possui, em parceria com outras empreendedoras da região, uma plataforma online, chamada Mulheres de Vena, para fomentar negócios entre empresárias ouro-pretanas.
Em ambos os negócios, a Efí continua sendo uma empresa parceira. Na plataforma online, a solução mais usada é a Assinatura – que possibilita cobranças automáticas, via boleto ou cartão de crédito, mensalmente, semestralmente ou na periodicidade desejada.
“Dentro da nossa plataforma, tem um sistema de assinaturas. A gente está usando o serviço de pagamento recorrente da Efí. Começamos agora e estamos super gostando. É muito prático!”
Por fim, Lucimara conclui contando sobre a experiência de 7 anos de parceria com a Efí:
“Tenho um conjunto de boas experiências com a Efí. Primeiro, porque a solução é mais barata, comparada com o mercado. Depois, a plataforma é muito prática e intuitiva – os outros sistemas eram muito complicados e cheio de botões. A terceira coisa é o atendimento do Suporte e a disponibilidade de adaptar a plataforma conforme a necessidade do usuário. Então, acho que é por isso que eu sou tão apaixonada assim. Principalmente pelo Suporte, pela atenção e respeito que a gente recebe toda vez que fazemos uma pontuação”.
Então, o que achou da história de sucesso da Lucimara e da Superar Centro Profissionalizante com a Efí? Você também pode ter resultados similares com as nossas soluções. Abra sua conta PJ, de forma gratuita, e comece já usar.
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